Dinâmica - I

Os princípios e as leis fundamentais da Dinâmica, que trata do estudo do movimento.

Quiz enviado por: Roni Júnior Simplício Marques

  1. Uma pessoa possui, na superfície da Terra, ao nível do mar, uma massa de 48 kg. Sabendo-se que a aceleração da gravidade na superfície da Lua é cerca de seis vezes menor que na superfície da Terra, ao nível do mar, podemos afirmar, com relação a essa pessoa, que:

  2. Uma partícula de massa igual a 10 kg é submetida a duas forças perpendiculares entre si, cujos módulos são 3,0N e 4,0N. Pode-se afirmar que o módulo de sua aceleração é em m/s ao quadrado:

  3. Um menino pesa 400 N na superfície da Terra, onde se adota g = 10 m/s2. Se o menino fosse transportado para uma nave, onde a aceleração da gravidade é quatro vezes menor, a sua massa e seu peso seriam, respectivamente:

  4. Um bloco exige uma força F1 para ser posto em movimento, vencendo a força de atrito estático. Corta-se o bloco ao meio, colocando uma metade sobre a outra. Se agora F2 a força necessária para pôr o conjunto em moimento. Sobre a relação F2/F1, pode-se afirmar que:

  5. Um corpo de massa igual a 10 kg desliza, em Movimento Uniforme Uniforme, sobre uma mesa horizontal, sob a ação de uma força horizontal de módulo 10 N. Considere a aceleração gravitacional com módulo g = 10 m/s2, o coeficiente de atrito entre o corpo e a mesa é:

  6. Numa alavanca, Fr = 300N, Br = 1m, Bp = 2m. Sabendo que a alavanca está em equilíbrio e que o peso da barra é desprezível determine a Fp. (considere: Fr = força resistente, Br = braço da força resistente, Fp = força potente, Bp = braço da força potente)

  7. Uma roldana móvel Rm, está presa a uma roldana fixa Rf e o sistema está em repouso. Considere as massas das cordas, das roldanas e das forças de atrito desprezíveis. Se na roldana móvel coloca-se um bloco de massa m1 e na roldana fixa coloca-se um bloco idêntico de massa m2, a relação entre as massas dos blocos m1 e m2 é:

  8. A força resultante que age sobre uma partícula de massa m = 6 kg vale 12 N. Se a partícula está inicialmente em repouso, qual será a sua velocidade após 5s de ação da força em m/s?

    (apenas números )
  9. Qual é a intensidade da força de atração gravitacional, em Newtons, entre um corpo de massa igual a 5,0 kg e a Terra, em um local onde a aceleração da gravidade é de 9,8 m/s2?

    (apenas números)
  10. Quando estamos viajando de ônibus e o mesmo freia bruscamente, nossos corpos são arremessados para frente. Esta situação se explica pela 1ª Lei de Newton que é:

Confira também

  • Teste de Einstein

    Faz parte dos 2% da população mundial que consegue resolver?

  • Problemas de Lógica

    Problemas de lógica para rachar a cuca e passar o tempo.

  • + divertido Anagramas

    Use as letras disponíveis para formar o maior número possível de palavras.

  • Jogo da Forca

    Descubra quais são as palavras ocultas sem deixar o bonequinho enforcado.

 
Quiz Cinemática - I
 
Quiz Escalas Termométricas - I