• #1 1 pt(s)

    Um garoto observou que, ao pentear seus cabelos, o pente adquiria a propriedade de atrair pedacinhos de papel. Tentando descobrir o que ocorria, perguntou ao professor, que lhe deu a seguinte explicação: ao atritar o pente no cabelo, elétrons passam do cabelo para o pente ou do pente para o cabelo, ficando, por isso, o pente eletricamente carregado. Supondo que o mesmo fica positivamente carregado, ele:

  • #2 1 pt(s)

    Duas esferas idênticas, uma eletrizada negativamente e outra neutra são colocadas primeiramente em contato e logo após afastadas. Sabendo-se, que não há troca de cargas elétricas com o meio exterior, a carga que ambas irão adquirir após o contato serão:

  • #3 1 pt(s)

    Considere um ferro elétrico com potência de 750 W, sendo utilizado 4 horas por dia durante 5 dias do mês. Neste período mensal, a energia elétrica consumida pelo ferro elétrico, em kWh, é:

  • #4 1 pt(s)

    Em automóveis de passeios foi instalada uma bateria de 12 V. Sabendo-se que o proprietário deseja instalar uma aparelhagem de som 420 W de potência. Qual o valor nominal, aproximado, do fusível de proteção desse aparelho na unidade em ampères (A) para que funcione perfeitamente?

  • #5 1 pt(s)

    Uma lâmpada de filamento de tungstênio, ligada a uma tomada de 120 V, é percorrida por uma corrente contínua de 4,0 A. O valor da resistência elétrica nesse filamento é em ohms:

  • #6 1 pt(s)

    Um chuveiro elétrico funciona a uma potência de 3600 W. Qual o consumo mensal de energia, em kWh, se ele é usado durante 15 minutos diariamente? (considere o mês com 30 dias)

  • #7 1 pt(s)

    Um corpo possui o número total de prótons maior que o número total de elétrons. Este corpo está:

  • #8 1 pt(s)

    Uma lâmpada ligada aos polos de uma bateria de 15 V, cuja resistência é de 5 ohms, terá percorrimento de corrente elétrica em seu filamento igual a:

  • #9 1 pt(s)

    Uma lâmpada, cuja resistência é de 4 ohms, está ligada a uma pilha que lhe aplica uma voltagem, sendo que a intensidade da corrente elétrica que atravessa o seu filamento é de 2 ampères. Então podemos afirmar que o valor da voltagem que a pilha aplica sobre a lâmpada é de:

  • #10 1 pt(s)

    Para a iluminação do navio são utilizadas 4.000 lâmpadas de 60 W e 600 lâmpadas de 200 W, todas submetidas a uma tensão eficaz de 120 V, que ficam acesas, em média, 12 horas por dia. O custo aproximado, em reais, da energia por elas por elas consumida em uma viagem de 10 dias, sabendo-se que o custo do kWh é R$ 0,40 é de:

Você deve responder o Quiz antes de conferir o resultado
Quiz criado por Roni Júnior Simplício Marques em 12/01/2012 e atualizado em 13/01/2012. Esse quiz foi resolvido 155 vezes.
5

Racha Cuca+