Racha Cuca
  • #1 1 pt(s)

    Um astronauta, em sua nave espacial, está em repouso em relação a uma estrela que emite luz com uma determinada frequência natural. Subitamente, o astronauta acelera a sua nave em direção à estrela até alcançar uma velocidade suficientemente alta para que a luz emitida pela estrela e observada pelo astronauta tenha uma nova frequência, ligeiramente diferente da sua frequência natural. Qual é o nome do fenômeno descrito anteriormente?

  • #2 1 pt(s)

    Qual das alternativas a seguir não corresponde a um dos postulados de Bohr?

  • #3 1 pt(s)

    Uma régua de 15 centímetros está presa horizontalmente no interior de um vagão que se move com 60% da velocidade da luz no vácuo em relação ao solo. Qual é o comprimento dessa mesma régua para um observador fixo no solo que observa o movimento do vagão?

  • #4 1 pt(s)

    Qual era o objetivo da famosa experiência de Michelson e Morley?

  • #5 1 pt(s)

    O que acontece com o comprimento de onda de de Broglie de um elétron se a sua velocidade dobrar?

  • #6 1 pt(s)

    Dois amigos resolvem fazer uma experiência. Um deles entra em uma nave espacial e acelera até alcançar uma velocidade próxima da velocidade da luz no vácuo, enquanto o outro permanece em repouso em relação à Terra, local de onde parte a nave. Os dois amigos possuem, cada um, um relógio em mãos, de forma que os dois relógios estão perfeitamente sincronizados no momento da partida da nave. Após o retorno da nave ao planeta, considerando-se que os relógios contabilizam a passagem dos dias, como estará o relógio de quem estava nela, em relação ao relógio de quem estava na Terra?

  • #7 1 pt(s)

    Qual das alternativas a seguir apresenta um invariante relativístico?

  • #8 1 pt(s)

    Sabendo-se que a velocidade da luz no vácuo é de 300 milhões de metros por segundo, se um corpo, com massa de repouso de 10 kg, inicialmente em repouso sobre uma superfície plana e sem atrito, for acelerado e adquirir movimento retilíneo até alcançar uma velocidade correspondente a 80% da velocidade da luz no vácuo, qual será o valor da energia cinética adquirida por esse corpo?

  • #9 1 pt(s)

    Sabendo-se que uma determinada placa metálica possui função trabalho de 5 eV, e considerando-se o valor da constante de Planck como sendo 4 feV, ao se incidir sobre essa placa uma luz monocromática com frequência de 600 THz, qual será o valor da energia cinética máxima atingida pelos elétrons ejetados da placa?

  • #10 1 pt(s)

    Qual das alternativas abaixo apresenta o fenômeno estudado por Albert Einstein que lhe rendeu o Prêmio Nobel de Física?

Você deve responder o Quiz antes de conferir o resultado
Quiz criado por Anônimo em 10/06/2017 e atualizado em 20/02/2019. Esse quiz foi resolvido 44 vezes.