História Geral e Brasileira - I

Fatos e acontecimentos históricos que mudaram o Brasil e o mundo.

Quiz enviado por: Roni Júnior Simplício Marques

  1. A Constituição brasileira de 1891:

  2. A expansão colonialista européia do século XIX foi um dos fatores que levaram:

  3. Em abril de 1917 o líder bolchevique Lênin, exilado em Zurique (Suíça), voltou à Rússia lançando as Teses de Abril. Nesse programa político Lênin propunha:

  4. A crise de 1929 foi um forte abalo que o mundo sofreu tendo seu iniciante, os Estados Unidos da América, uma superprodução de bens e a falta de um mercado consumidor ativo. Frente disso, o presidente Roosevelt adotou uma política de intervenção estatal na economia. Essa política ficou conhecida como:

  5. O governo republicano apoiaria os grupos dominantes nos Estados, enquanto estes, em troca, apoiariam a política do presidente. Esse arranjo, concebido por Campos Sales, ficou conhecido como:

  6. A política social, implementada durante a Era Vargas (1930 - 1945), legou-nos o ditado "Getúlio, pai dos pobres". Assim é CORRETO afirmar que:

  7. O nacionalismo, o unitarismo, o controle estatal da imprensa, teatro, cinema, rádio e muitos outros setores da produção e do comércio, a economia dirigida, visando à guerras e o fim do desemprego, o militarismo e o espaço vital são características do Estado:

  8. Durante a Segunda Guerra Mundial havia, dentro do governo de Getúlio Vargas, ministros e funcionários que eram favoráveis ao alinhamento do Brasil com a Alemanha e aos países do Eixo. Outros defendiam uma aliança com os Estados Unidos e seus aliados. A declaração de guerra do Brasil ao Eixo e sua opção de se aliar aos Estados Unidos estão relacionadas com:

  9. A década de 1960 foi marcada em todo mundo por movimentos que expressaram insatisfação da sociedade do pós-Segunda Guerra Mundial com os padrões de comportamento e costumes que deram a este período um caráter explosivo de revolução social. Todas as alternativas expressam fatos desse processo, EXCETO:

  10. Os governos militares (1964-1985) adotaram algumas diretrizes politicas e econômicas responsáveis pela(o):

Leia mais sobre...

  • Segunda Guerra Mundial

    As principais causas da Segunda Guerra Mundial (1939-1945) foram a Crise de 1929, o Tratado de Versalhes e a ascensão do Fascismo e do Nazismo. Um das consequências do conflito foi o enriquecimento dos Estados Unidos e da União Soviética.

  • Crise de 1929

    A crise de 1929 (Grande Depressão) inicia-se com a quebra da bolsa de valores de Nova York. O governo dos Estados Unidos cria o New Deal, um plano para recuperar a economia do país.

  • Estado Novo

    O Estado Novo (1937-1945) foi um período no qual Getúlio Vargas esteve no poder e foi caracterizado pelo autoritarismo, nacionalismo e pela centralização do poder.

  • Regime Militar

    O Regime Militar (Ditadura Militar) no Brasil começou em 1964, através de um golpe, e terminou em 1985 quando o governo foi derubado. Os presidentes do governo militar foram Castello Branco, Costa e Silva, Médici, Geisel e Figueiredo.

  • Golpe Militar de 1964

    Entenda como ocorreu o Golpe Militar de 1964, que derrubou o governo de João Goulart e instaurou uma ditadura militar no Brasil.

Confira também

  • + divertido Anagramas

    Use as letras disponíveis para formar o maior número possível de palavras.

  • Jogo da Forca

    Descubra quais são as palavras ocultas sem deixar o bonequinho enforcado.

  • Trivias

    Divirta-se e desafie seus conhecimentos sobre diversos temas.

  • Teste de Einstein

    Faz parte dos 2% da população mundial que consegue resolver?

 
Quiz Atentados de 11 de Setembro - I
 
Quiz As Revoluções Inglesas do século XVII