Biologia - Conhecimentos Gerais - III

Perguntas de assuntos diversos relacionados a biologia.

Quiz enviado por: Roni Júnior Simplício Marques

  1. Receita de Jean Baptista von Helmont, século XVII: "Colocar uma camisa suja de suor e um pouco de germe de trigo em um canto escuro e sossegado. O suor funciona como o princípio e dentro de 21 dias nascerão vários camundongos a partir da camisa." O texto acima exemplifica a:

  2. Os princípios a seguir relacionados referem-se à teoria da evolução das espécies: I. Adaptação ao meio; II. Seleção natural; III. Mutação; IV. Lei do uso e desuso; V. Herança dos caracteres adquiridos; Lamarck, em sua teoria, considerou:

  3. No fim da telófase, em células animais e de alguns protozoários, tem início um processo de estrangulamento na região mediana, que termina por dividir a célula em duas. Esse tipo de divisão citoplasmática é chamado de:

  4. Considerando o conhecimento sobre vírus assinale a alternativa CORRETA:

  5. Com relação aos Artrópodes, grupo de animais invertebrados, marque a alternativa CORRETA:

  6. Quando um vegetal é transportado de um lugar para outro, é necessário ter muito cuidado com a preservação de suas raízes, principalmente com as zonas LISA e PILÍFERA. Essas regiões das raízes das plantas são importantes, pois, respectivamente:

  7. Plantas suculentas são tolerantes à seca por apresentarem células que acumulam água, a ser mobilizada e usada para manutenção dos processos vitais essenciais, tais como manutenção de meristemas e sobrevivência de outras células vegetativas nos períodos de seca. Esse acúmulo de água ocorre geralmente no tecido denominado:

  8. Estruturas encontradas entre as células dos tecidos epiteliais e no músculo cardíaco, são regiões ricas em substâncias adesivas e fios de queratina. Essas estruturas ajudam na sustentação das células e na adesão entre elas, sendo importantes em tecidos submetidos à tração, como o epitelial. A definição descrita refere-se:

  9. Na porção terminal do axônio, o impulso nervoso proporciona a liberação de vesículas, contendo mediadores químicos, denominados neurotransmissores. Os neurotransmissores mais conhecidos são:

  10. Uma pessoa foi ao hospital por estar sentindo fortes dores de cabeça, tendo convulsões e desmaios. Após vários exames, o neurologista detectou uma neurocisticercose, isto é, a presença de cisticercos de TAENIA SOLIUM no tecido nervoso. A forma como esse paciente pode ter contraído esta doença está na alternativa:

  11. Assinale a opção em que há correspondência entre o ser e aquilo que se afirma sobre ele:

  12. Uma pessoa hemofílica, cujo tipo sanguíneo é O, necessitando de uma transfusão de sangue, é encaminhada a um posto hospitalar que só possui bolsas de sangue tipos A e B. Diante da situação apresentada, é CORRETO afirmar que a transfusão:

  13. Uma maneira de se obter um clone de ovelha é transferir o núcleo de uma célula somática de uma ovelha adulta A para um óvulo de uma outra ovelha B do qual foi previamente eliminado o núcleo. O embrião resultante é implantado no útero de uma terceira ovelha C, onde origina um novo indivíduo. Acerca do material genético desse novo indivíduo, PODE-SE afirmar que:

  14. A relação ecológica existente entre certas espécies de algas e determinados fungos, formando os líquens, é do mesmo tipo da que ocorre entre:

  15. Nas cadeias alimentares que ocorrem em ecossistemas aquáticos, o nível trófico dos produtores é ocupado por:

Leia mais sobre...

  • Núcleo Celular

    O núcleo contém as informações heriditárias da célula e o DNA. Além disso, controla a síntese de proteínas e as divisões celulares.

  • DNA e RNA

    Basicamente, o DNA possui as informações genéticas necessárias para os seres vivos (incluindo alguns vírus) se desenvolverem. Já o RNA é usado para sintetizar as proteínas de uma célula.

  • Meiose

    A Meiose é tipo de divisão celular que produz gametas ou esporos, necessários para a reprodução sexuada nos eucariontes.

  • Síntese de Proteínas

    A síntese de proteínas, também denomidado tradução, é um processo que ocorre nas células com a utilização do DNA, de três tipos de RNA e dos ribossomos.

  • Mitose

    Mitose é o processo no qual uma célula mãe divide-se em duas células filhas geneticamente idênticas.

Confira também

  • Teste de Einstein

    Faz parte dos 2% da população mundial que consegue resolver?

  • + divertido Anagramas

    Use as letras disponíveis para formar o maior número possível de palavras.

  • Jogo da Forca

    Descubra quais são as palavras ocultas sem deixar o bonequinho enforcado.

  • Trivias

    Divirta-se e desafie seus conhecimentos sobre diversos temas.

 
Quiz Nomes Científicos das Árvores - I
 
Quiz Embriologia - I