Exercícios de Atomística - I

Quiz com 20 exercícios para testar e aperfeiçoar seus conhecimentos sobre os modelos atômicos, tipos de átomos, e operações correspondente aos átomos.

Quiz enviado por: Gabriel Muniz

  1. Desde a antiguidade, a humanidade tenta entender do que a matéria é feita. O primeiro a pensar sobre isso foi um filósofo grego, em 450 anos antes de Cristo. Qual o nome desse filósofo?

  2. Segundo o filósofo citado anteriormente, deveria existir a menor porção da matéria, que não poderia ser dividida. A essa porção ele deu o nome de átomo. O que significa "átomo" e por que sua ideia não foi aceita e ficou esquecida por mais de 20 séculos, respectivamente?

  3. Os modelos comparados a um pudim de passas, a uma bola de bilhar e ao Sistema Solar foram elaborados, respectivamente, por quais cientistas?

  4. Assinale a alternativa incorreta correspondente aos modelos atômicos.

  5. Thomson idealizou seu modelo atômico em 1897. Várias conclusões foram tiradas a partir dessas experiências. Qual alternativa apresenta uma informação correta a respeito dessas conclusões?

  6. Observe as sentenças que relatam sobre o modelo de Dalton: I. O átomo é indivisível; II. Dalton provou a existência do átomo por meio de experimentos experimentos químicos; III. Ele afirma que átomos iguais possuem massas iguais; IV. Átomos apenas se transformam, não desaparecendo. V. Eles (os átomos) interagem entre si, em proporções constantes. Quantas sentenças estão erradas?

  7. Qual foi o físico que com base em experimentos radioativos provou a existência do Próton?

  8. Rutherford dizia que o átomo é formado por duas regiões: o núcleo, muito pequeno e denso com carga positiva (os prótons), e a eletrosfera, um grande espaço vazio onde os elétrons circulam o núcleo. Porém, o modelo de Rutherford apresentava dois erros os quais não conseguiram ser explicados por ele. Quais foram esses dois erros?

  9. A respeito das partículas fundamentais, marque a alternativa incorreta.

  10. Depois do modelo atômico de Rutherford, um outro modelo é criado em 1913 pelo cientista Niels Bohr, o qual ficou conhecido como Modelo Rutherfor-Bohr. Qual alternativa apresenta as introduções que Bohr fez ao modelo de Rutherford, explicando os seus erros?

  11. Um átomo apresenta: A=37 e Z=19. Qual é o valor da terça parte do dobro do número de nêutrons?

  12. Um cátion (+) bivalente Y apresenta 40 como número de massa e 28 como número de elétrons. Qual o número atômico do átomo Y?

  13. O átomo X tem z=20 e a=52. O átomo Y tem z=14 e a=52. O átomo Z tem z=20 e a=58. Marque a alternativa incorreta em relação a esses átomos.

  14. O ânion Enxofre 4- (representado por S), tem número de massa igual a 32 e número atômico igual a 16. Qual é o número de elétrons e prótons, respectivamente?

  15. O Cálcio (A = 40) possui isóbaros de número atômico igual a 22, 25 e 34. Os isóbaros do cálcio possuem números de nêutrons, respectivamente, igual a quanto?

  16. O átomo Hidrogênio (H), o elemento mais abundante de todo o universo, sendo o combustível de milhares de estrelas, como o sol, e o quarto elemento mais abundante no planeta Terra, tem 1 de massa e 1 de número atômico. O mesmo átomo apresenta qual composição nuclear?

  17. Um íon de carga 1+ possui 26 elétrons. O seu número de nêutrons é cinco unidades menor que o número de prótons. Qual é o seu número de massa?

  18. O átomo X é isótono do Ouro (representado por Au). O elemento químico "Ouro" tem número de massa igual a 196 e tem número atômico igual a 79. Sabendo que o elemento X tem 57 prótons, qual é a sua massa?

  19. Rutherford determinou, pela primeira vez, com base em experimentos com materiais radioativos, a que a matéria é descontínua. Qual é uma das contribuições reconhecidas de Rutherford ao real modelo do átomo?

  20. O átomo A tem 20 prótons e 12 nêutrons. O ânion bivalente B tem 10 prótons e 22 nêutrons. O cátion bivalente C tem 22 prótons e 10 nêutrons. O ânion -1 D tem 12 prótons e 20 nêutrons. Sabendo que todos os átomos possuem 32 de massa, quais átomos são isoeletrônicos, isto é, possuem o mesmo número de elétrons? (Dica: faça a representação dos átomos A, B, C e D para que fique mais fácil a contagem)

Confira também

  • 2048

    Use o raciocínio para somar os blocos iguais até formar 2048.

  • Problemas de Lógica

    Problemas de lógica para rachar a cuca e passar o tempo.

  • + divertido Anagramas

    Use as letras disponíveis para formar o maior número possível de palavras.

  • Trivias

    Divirta-se e desafie seus conhecimentos sobre diversos temas.

 
Quiz Carbono - I
 
Quiz Conceitos da Química