• #1 1 pt(s)

    Um dos fatores da I Grande Guerra foi a rivalidade industrial entre a Alemanha e a Inglaterra, porque:

  • #2 1 pt(s)

    "Foi um movimento político e sociocultural do século XIX, que buscava a união de todos entre os sérvios, eslovacos, crosãs, cheiros, eslovenos, polácos, desenvolvendo neles o sentimento de nacionalidade única e de irmandade." O texto descreve um movimento nacionalista que gerava conflito na Europa no início do século XX. Era apoiado pela Rússia e aumentava as rivalidades entre as nações. Qual movimento o texto se refere?

  • #3 1 pt(s)

    . (Enem-2014) Três décadas — de 1884 a 1914 — separam o século XIX — que terminou com a corrida dos países europeus para a África e com o surgimento dos movimentos de unificação nacional na Europa — do século XX, que começou com a Primeira Guerra Mundial. É o período do Imperialismo, da quietude estagnante na Europa e dos acontecimentos empolgantes na Ásia e na África. ARENDT, H. As origens do totalitarismo. São Paulo: Cia. das Letras, 2012. O processo histórico citado contribuiu para a eclosão da Primeira Grande Guerra na medida em que

  • #4 1 pt(s)

    (Enem-2009) A primeira metade do século XX foi marcada por conflitos e processos que a inscreveram como um dos mais violentos períodos da história humana. Entre os principais fatores que estiveram na origem dos conflitos ocorridos durante a primeira metade do século XX estão:

  • #5 1 pt(s)

    1914, ano em que começou a Primeira Grande Guerra, em meio a flores e bandeiras, três potências (França, Rússia e Inglaterra) celebram sua aliança, além de homenagearem a Bélgica, pequeno país que havia sido invadido. Considerando a política internacional da época, assinale a alternativa correta:

  • #6 1 pt(s)

    Certa noite, Jacques, durante uma patrulha, viu enormes ratos saindo debaixo de seus casacos desbotados. Estavam gordos da carne humana de que se alimentavam. Com o coração batendo, ele se aproximou rastejando de um morto. O morto ostentava uma careta na face desprovida de carne; o crânio pelado, os olhos comidos.HASTINGS, Max. Catástrofe: 1914 - a Europa vai à guerra. Trad. Berilo Vargas. Rio de Janeiro: Intrínseca, 2014.). A descrição que o historiador Max Hastings trouxe é de um soldado da Primeira Guerra Mundial.A partir dela, podemos perceber que o ambiente das trrincheiras

  • #7 1 pt(s)

    A Primeira Guerra Mundial teve duração de quatro anos (1914-1918) e, para uma melhor compreensão, é dividida em três fases, sendo uma delas conhecida como Guerra de Trincheiras, considerada a fase mais cruel do conflito. Marque a opção abaixo que apresenta o motivo dessa fase ter sido conhecida dessa forma.

  • #8 1 pt(s)

    A Grande Guerra, nome dado para a Primeira Guerra Mundial, não foi um conflito isolado, pois resultou de uma série de acontecimentos, manobras políticas e acordos militares. Dentre essas manobras, estava a paz armada, que significou;

  • #9 1 pt(s)

    No dia 6 de abril de 1917, os Estados Unidos declararam guerra contra os alemães e seus aliados. Um grande volume de soldados, tanques, navios e aviões de guerra foram utilizados para que a vitória da Entente fosse assegurada. Em pouco tempo, as tropas alemãs e austríacas foram derrotadas.Entre os motivos que levaram os EUA a entrar na I Guerra Mundial:

  • #10 1 pt(s)

    Sobre o fim da Primeira Guerra Mundial é correto afirmar que:

  • #11 1 pt(s)

    Ao término da Primeira Grande Guerra, as potências vencedoras responsabilizaram a Alemanha pela guerra e foi-lhe imposto um tratado punitivo, o Tratado de Versalhes, que teve como consequências:

  • #12 1 pt(s)

    Nos anos 1920, os Estados Unidos da América viveram um período de grande prosperidade econômica, em que boa parte da população tinha grande poder de compra e tinham como padrão o consumo excessivo e o luxo. Assinale a alternativa que traz esse crescimento econômico com a Primeira Guerra Mundial.

  • #13 1 pt(s)

    ntre os anos de 1925 e 1929, o valor das ações da bolsa de valores de Nova York cresceram consideravelmente. Muitos corriam para comprar ações com a esperança de enriquecimento rápido, porém, em outubro de 1929, teve início uma das piores crises, que atingiram tanto o crescimento da economia americana, quanto de outros países pelo mundo. Sobre a crise de 1929, identifique a opção incorreta.

  • #14 1 pt(s)

    Para conter os efeitos da depressão que ocorreu após a Crise de 1929, o governo dos Estados Unidos lançou o programa intitulado:

  • #15 1 pt(s)

    No início dos anos 30 a produção industrial estava, aproximadamente, 38% menor do que anteriormente a 1929. Os EUA, para responder a essa crise mundial do capitalismo, implementaram internamente a política do "New Deal", que consistia em:

Você deve responder o Quiz antes de conferir o resultado
Quiz criado por Talita Almeida em 07/04/2019 e atualizado em 29/01/2020. Esse quiz foi resolvido 1661 vezes.
5

Racha Cuca+