Brasil no Século XIX - I

Quiz sobre a história do Brasil por volta do século XIX.

Quiz enviado por: Nathan Peres

  1. Entre 1887 e 1930, na transição do império para a República, em torno de 3,8 milhões de estrangeiros se estabeleceram no Brasil. Eram principalmente:

  2. Os lucros do café, além de serem reinvestidos em novos cafezais e instalações necessárias à produção, também passaram a ser aplicados na atividade industrial. A relação entre a lavoura cafeeira e indústria explica por que as principais regiões produtoras de café, especialmente...e..., também lideraram a expansão industrial.

  3. Os imigrantes tiveram papel importante na formação dos primeiros sindicatos do Brasil, na criação de imprensa operária e na organização de greves. A mais poderosa mobilização operária do período ocorreu na cidade de São Paulo e ficou conhecida como:

  4. A instalação de novas indústrias, estabelecimentos comerciais e habitações operárias impulsionou a construção civil e abriu espaço para a contratação de pedreiros, carpinteiros, marceneiros, serventes de obras, etc. Qual foi a base da nossa nascente indústria?

  5. Em 1902, Rodrigues Alves assumiu a presidência da república propondo a reforma e a modernização do porto do Rio de Janeiro, ponto de partida para uma renovação urbana radical. Nomeado diretamente pelo presidente, o engenheiro Francisco Pereira Passos tomou posse como prefeito do Distrito Federal no final de dezembro do mesmo ano, recebendo amplos poderes. Pereira Passos passou a remodelar a estrutura material da cidade com o plano popularmente conhecido como:

  6. A política de remodelamento da capital federal se somava à realização de campanhas pela higienização da cidade e erradicação da febre amarela, da varíola e da peste bubônica. No ano seguinte o Congresso aprovou a lei que tornava obrigatória a vacinação contra a varíola. O desconhecimento sobre os efeitos da vacina, a falta de orientação da população sobre essas decisões e os métodos violentos empregados pelos batalhões da Saúde Pública em parceria com a polícia fizeram explodir uma rebelião popular na cidade do Rio De Janeiro, que ficou conhecida como:

  7. Durante a Primeira República, o ingresso nas Forças Armadas podia ser voluntário, representado para os negros um caminho de inserção social e um meio de sobrevivência; ou involuntário, órfãos ou criminosos que eram obrigados a se alistarem no serviço militar. Os marinheiros vinham de famílias pobres e muitos deles ex-escravos. Em 23 de novembro de 1910 após um marinheiro ser castigado com 250 chibatadas na frente de seus colegas de trabalho, os marinheiros se amotinaram e exigiram o fim dos castigos físicos na marinha brasileira, especificamente as chibatadas. Essa Revolta ficou conhecida:

  8. A resistência negra, desde o período imperial, não se manifestava apenas nas fugas e na formação de quilombos. Em várias províncias do Brasil, setores letrados da população negra produziram os primeiros jornais destinados à valorização dos afrodescendentes e à defesa dos ideais de liberdade e igualdade dos revolucionários franceses. Alguns intelectuais negros também se destacaram. É o caso dos jornalistas ___ e ___ que canalizaram seu talento literário para a defesa da causa abolicionista.

  9. Com a riqueza gerada pelo café, surgiu uma nova elite social, política econômica, que desejava também conquistar a hegemonia no campo das ideias e da cultura. Essa burguesia rivalizava com a antiga elite do país, que só se interessava pela cultura europeia tradicional. Essa cultura das elites estava apartada do samba, da capoeira, das tradições indígenas e de outras expressões populares da época. Foi nesse contexto que o Modernismo no Brasil. O que os intelectuais e artistas desse movimento queriam criar?

  10. A Semana de 1922, reuniu intelectuais, pintores, escritores, escultores e compositores. O evento foi programado para comemorar o primeiro centenário da independência do Brasil, porém a intenção dos organizadores era:

Confira também

  • 2048

    Use o raciocínio para somar os blocos iguais até formar 2048.

  • Jogo da Forca

    Descubra quais são as palavras ocultas sem deixar o bonequinho enforcado.

  • Problemas de Lógica

    Problemas de lógica para rachar a cuca e passar o tempo.

  • + divertido Anagramas

    Use as letras disponíveis para formar o maior número possível de palavras.

 
Quiz História do Brasil - VI
 
Quiz Exercícios sobre Brasil Império - I