• #1 1 pt(s)

    A alternativa que não apresenta uma característica da Ditadura Militar no Brasil é:

  • #2 1 pt(s)

    "O ponto de partida foi a renúncia do presidente Jânio Quadros, em 25/08/1961. O Congresso Nacional empossou temporariamente o presidente da Câmara, o deputado Ranieri Mazzili, pois o vice-presidente encontrava-se em viagem à China." Este ponto de partida foi um veto à posse de Jango, que foi impedido, pois violava a Constituição. Depois, diante da ameaça de guerra civil, os ministros militares fizeram a proposta da Emenda Constitucional nº 4. O que esta Emenda propôs?

  • #3 1 pt(s)

    "O Ato Institucional Número Dois (AI-2) foi baixado pelo regime militar, em 27/10/1965, como resposta aos resultados das eleições que ocorreram no início daquele mês." O AI-2 foi promulgado no governo de Castelo Branco. O que ele sustentava?

  • #4 1 pt(s)

    "No dia 15/03/1967, assumiu o poder o general Artur da Costa e Silva, ligado aos radicais. A nova Constituição de 1967 já havia sido aprovada pelo Congresso Nacional. Apesar de toda repressão, o novo presidente enfrentou dificuldades. Formou-se a ___________ para fazer oposição ao governo, tendo como líderes o jornalista Carlos Lacerda e o ex-presidente Juscelino Kubitschek." O que completa a lacuna, de maneira correta, é:

  • #5 1 pt(s)

    (Uff) "Brasil, ame-o ou deixe-o" foi um dos célebres 'slogans' do regime militar, em torno de 1970, época em que o Governo Médici divulgava a imagem do "Brasil Grande" e proclamava o "Milagre Econômico" que faria do país uma grande potência. Assinale a opção que melhor caracteriza a política econômica correspondente ao chamado "Milagre".

  • #6 1 pt(s)

    (Mackenzie) O ano de 1968 foi crucial. O movimento estudantil se espalhou por todo o país, sofrendo violenta repressão do governo. Diante das pressões da sociedade, o governo militar reagiu, decretando o quê?

  • #7 1 pt(s)

    Marque a alternativa que melhor completa a lacuna. (Fuvest) A vitória do Brasil na Copa do Mundo de 1970 _____________.

  • #8 1 pt(s)

    (IBMEC RJ) A administração João Figueiredo (1979-1985) caracterizou-se por iniciar o processo de transição do país à democracia. São acontecimentos que ilustram esse processo, exceto:

  • #9 1 pt(s)

    O(s) presidente(s) cujo governo foi conhecido como "linha-dura" e "anos de chumbo" foi, respectivamente:

  • #10 1 pt(s)

    (Fgv) O Movimento "Diretas Já", que promoveu em 1984 uma intensa mobilização popular a favor da eleição direta para Presidente da República, teve como resultado imediato:

  • #11 1 pt(s)

    O presidente que governa o Brasil de 21/04/1985 a 15/03/1990, reiniciando o período democrático no Brasil depois de termos passados por uma ditadura militar, foi:

  • #12 1 pt(s)

    (CEFET - Modificado) Em meados da década de oitenta do século XX, no Brasil, políticos de oposição, artistas, jogadores de futebol e milhões de brasileiros participaram do movimento das “Diretas Já”, por causa de uma emenda constitucional que tinha o objetivo de instaurar eleições diretas para Presidente da República. Apesar de todo alarido popular, o resultado foi: emenda rejeitada. Como este fato ficou conhecido?

  • #13 1 pt(s)

    Quanto tempo durou a ditadura militar no Brasil, em anos?

    Sua resposta:

    Dica: Dois dígitos

Você deve responder o Quiz antes de conferir o resultado
Quiz criado por Gabriel Muniz em 09/12/2018 e atualizado em 28/01/2020. Esse quiz foi resolvido 1488 vezes.
5

Racha Cuca+