Exercícios sobre Tecido Muscular - I

Teste com 11 exercícios sobre tecido muscular de nível fácil.

Quiz enviado por: jonatha oliveira

  1. Os folhetos embrionários são conjuntos de células encontrados durante o desenvolvimento embrionário que darão origem aos tecidos do nosso corpo. O tecido muscular tem origem a partir de qual folheto embrionário?

  2. (UFOP) - Sobre as células do tecido muscular esquelético, indique a alternativa incorreta.

  3. UPE) - Com respeito ao tecido muscular analise as afirmativas abaixo: I. Fibras fusiformes. II. Contração lenta e involuntária. III. Fibras cilíndricas. IV. Núcleos periféricos. V. Núcleos centrais. VI. Contração rápida e involuntária. VII. Discos intercalares. São características do tecido muscular liso:

  4. Paulo não é vegetariano, mas recusa-se a comer carne vermelha. Do frango, come apenas o peito e recusa a coxa, que alega ser carne vermelha. Para fundamentar ainda mais sua opção, Paulo procurou saber no que difere a carne do peito da carne da coxa do frango. Verificou que a carne do peito.

  5. Em relação ao tecido muscular, é correto: (01) Os discos intercalares são encontrados no tecido muscular estriado cardíaco. (02) O estômago, o intestino e os vasos sanguíneos são exemplos de órgãos que apresentam tecido muscular do tipo liso. (04) As células que formam o músculo estriado esquelético são mononucleadas. (08) O músculo liso apresenta movimentos voluntários e rápidos. (16) O perimísio e o epimísio,envolvem as fibras musculares estriadas e os feixes musculares, respectivamente. (32) O músculo liso apresenta capacidade regenerativa, por meio de mitoses de suas fibras musculares.

  6. "Só uma pessoa com bom condicionamento cardiovascular terá energia suficiente para suportar uma carga de exercícios de musculação", diz o professor Ney Pereira. I- O oxigênio que o organismo recebe durante a realização de atividade física é distribuído pelo sangue através do plasma sangüíneo. II- A contração do músculo estriado cardíaco é importante para que o sangue circule no interior dos vasos. III- O músculo estriado esquelético, muito trabalhado nas academias para a obtenção de um melhor resultado estético, depende do sistema nervoso para se contrair. Estão corretas:

  7. (Unicamp 2014 - 1ª Fase) - O tecido muscular cardíaco apresenta fibras.

  8. (UFC-2006) - A liberação dos íons cálcio e magnésio no processo de contração de uma fibra muscular estriada esquelética envolve diversos componentes celulares, exceto o:

  9. (UFC-2002) - O alimento passa do esôfago para o estômago como resultado de uma onda peristáltica. Assinale a alternativa que mostra o tecido responsável pela peristalse do sistema digestório.

  10. (FUABC-SP) - Considere as seguintes características: I. controle voluntário; II. controle involuntário; III. ações rápidas e de curta duração; IV. ações lentas e de longa duração; V. auto-estimulação e ritmo espontâneo. Segundo essas características, o músculo não-estriado difere do músculo cardíaco por apresentar:

  11. Os músculos envolvidos no deslocamento do corpo e nos movimentos do sistema digestório são, respectivamente, dos tipos:

Confira também

  • + divertido Anagramas

    Use as letras disponíveis para formar o maior número possível de palavras.

  • Teste de Einstein

    Faz parte dos 2% da população mundial que consegue resolver?

  • Problemas de Lógica

    Problemas de lógica para rachar a cuca e passar o tempo.

  • Trivias

    Divirta-se e desafie seus conhecimentos sobre diversos temas.

 
Quiz Sistema Circulatório - IV
 
Quiz Sistema Sensorial - II