• #1 1 pt(s)

    Os lipídios são compostos químicos orgânicos com estruturas muito variadas e que exercem distintas funções biológicas. Podendo servir de isolantes térmicos para animais homeotérmicos, reserva de energia, composição de membranas celulares, auxiliar a fotossíntese, e a iniciação de hormônios. Seus principais grupos são:

  • #2 1 pt(s)

    “Essa substância química é um pigmento que se expressa na cor alaranjada, é precursora da vitamina A, sendo importante para a prevensão de doenças oftalmológicas como a xeroftalmina, combate os radicais livres, aumenta a imunidade, confere elasticidade à pele, entre muitas outras funções biológicas.” A substância sitada no texto é:

  • #3 1 pt(s)

    Dentro do grupo dos glicerídeos há um subgrupo constituído por substâncias compostas por três ácidos graxos unidos ao glicerol (álcool). Estamos falando dos:

    Sua resposta:

    Dica: T...

  • #4 1 pt(s)

    Com relação aos triglicerídeos, indique qual das gorduras (saturada e insaturda) corresponde a seguinte descrição: os carbonos de seus ácidos graxos fazem ligações simples, o que lhe confere a forma sólida, ou seja, de gordura. A proximidade entre esses carbonos possibilita a formação de placas de gordura. Seu consumo em excesso pode provocar doenças cardiovasculares como a aterosclerose.

    Sua resposta:

  • #5 1 pt(s)

    Com relação aos triglicerídeos, indique qual das gorduras (saturada e insaturda) corresponde a seguinte descrição: os átomos de carbono de seus ácidos graxos fazem ligação dupla, e por isso quando encontrados em temperatura ambiente se apresentam na forma líquida, isto é, na forma de óleo.

    Sua resposta:

  • #6 1 pt(s)

    “Os triglicerídeos correspondem a maneira mais eficiente de reserva de energia nos animais”. Essa afirmativa é:

  • #7 1 pt(s)

    Cite o grupo de lipídios sobre o qual o texto apresentado se baseia: esse grupo de lipídios é constituído por dois ácidos graxos unido ao glicerol (álcool) mais um grupo fosfato. Graças a polarização do grupo fosfato esse lipídio apresenta uma disposição molecular (cabeça hidrofílica e cauda hidrofóbica) que favorece a formação de membranas.

    Sua resposta:

  • #8 1 pt(s)

    Analise as seguintes características de um grupo de lipídios, em seguida busque indicar corretamente o grupo que melhor se adéqua a essas características: Cadeia carbônica com 4 anéis fusionados, uma de suas substâncias é precursora para a formação de hormônios e é metabolizada no fígado.

    Sua resposta:

  • #9 1 pt(s)

    O esteróide mais abundante no corpo humano é o colesterol, este é metabolizado no fígado e participa da composição química de membranas celulares, além de ser precursor para a formação de hormônios. No sangue humano o colesterol pode ser associado a lipoproteínas, que podem ser de baixa ou de alta densidade. Com relação ao LDL e ao HDL, assinale a sentença que melhor descreve esses dois tipos de colesterol:

  • #10 1 pt(s)

    “Reserva de energia dos fitoplânctons, proteção contra ressecamento e impermeabilização.” As funções biológicas acima apresentadas pertencem a qual grupo de lipídios?

    Sua resposta:

    Dica: C...

Você deve responder o Quiz antes de conferir o resultado
Quiz criado por Fernanda em 14/07/2018 e atualizado em 08/01/2020. Esse quiz foi resolvido 626 vezes.
5

Racha Cuca+