• #1 1 pt(s)

    Considere as seguintes transformações que ocorrem em uma vela acesa: I. Solidificação da parafina que escorre da vela. II. Queima da parafina. III. Vaporização da parafina. Dessas transformações, APENAS:

  • #2 1 pt(s)

    Reação exotérmica é aquela na qual: 1 - há liberação de calor. 2 - há diminuição de energia. 3 - a entalpia dos reagentes é maior que a dos produtos. 4 - a variação de entalpia é negativa. Estão corretos os seguintes complementos:

  • #3 1 pt(s)

    Em um texto, a seguinte frase é encontrada: “Quando a água sofre fusão, ocorre uma reação química exotérmica”. Na frase há:

  • #4 1 pt(s)

    Considere as afirmações abaixo, segundo a lei de Hess. I. O calor de reação depende apenas dos estados inicial e final do processo. II. As equações termoquímicas podem ser somadas como se fossem equações matemáticas. III. Podemos inverter uma equação termoquímica desde que inverta o valor da variação de entalpia. IV. Se o estado final do processo for alcançado por vários caminhos, o valor da variação de entalpia depende dos estados intermediários através dos quais o sistema pode passar. Conclui-se que:

  • #5 1 pt(s)

    Nos motores de explosão existentes hoje em dia utiliza-se uma mistura de gasolina e etanol. A substituição de parte da gasolina pelo etanol foi possível porque ambos os líquidos:

  • #6 1 pt(s)

    No processo exotérmico, o calor é cedida ao meio ambiente, enquanto no processo endotérmico o calor é absorvido do ambiente. Quando um atleta sofre uma contusão, é necessário resfriar, imediatamente, o local com emprego de éter; quando o gelo é exposto à temperatura ambiente, liquefaz-se. A evaporação do éter e a fusão do gelo são, respectivamente, processos:

  • #7 1 pt(s)

    Em casas de artigos esportivos é comercializado saco plástico contendo uma mistura de limalha de ferro, sal, carvão ativado e serragem de madeira úmida, que ao serem ativados produzem calor. Esse produto é utilizado em acampamento e alpinismo para aquecer as mãos ou fazer compressas quentes numa contusão. O calor obtido provém de uma reação:

  • #8 1 pt(s)

    A “cal extinta” [Ca(OH)2] pode ser obtida pela reação entre óxido de cálcio (CaO) e a água, com conseqüente liberação de energia. O óxido de cálcio, ou “cal viva”, por sua vez, é obtido por forte aquecimento de carbonato de cálcio (CaCO3). As equações referentes às reações são: I. CaO + H2O --> Ca(OH)2 + calor II. CaCO3 + calor --> CaO + CO2 Identifique a afirmativa incorreta:

  • #9 1 pt(s)

    Analise as proposições abaixo em relação a termodinâmica nas reações químicas e assinale a afirmativa verdadeira.

  • #10 1 pt(s)

    Ao se sair molhado em local aberto, mesmo em dias quentes, sente-se uma sensação de frio. Esse fenômeno está relacionado com a evaporação da água que, no caso, está em contato com o corpo humano. Essa sensação de frio explica-se CORRETAMENTE pelo fato de que a evaporação da água

Você deve responder o Quiz antes de conferir o resultado
Quiz criado por TAKÁ em 23/05/2018 e atualizado em 07/01/2020. Esse quiz foi resolvido 4885 vezes.
5

Racha Cuca+