História do Anarquismo - I

Quiz sobre a história do movimento anarquista de sua gênesis no século XVIII ao seu ápice na primeira metade do século XX.

Quiz enviado por: Michel Felipe

  1. Em sua obra mais famosa, "Deus e o estado", Mikhail Bakunin fala de três elementos fundamentais que constituem, ao longo da história, todo desenvolvimento humano, são eles:

  2. Assim como grande parte dos anarquistas do século XIX, Bakunin era materialista. A construção de sua filosofia política se baseava no:

  3. Sabe-se que a primeira corrente anarquista surgiu durante a Conspiração dos iguais, durante a revolução francesa. Tal corrente passou a ser chamada de "anarquismo utópico", constituindo uma fase embrionária desse movimento social que viria a ser um dos mais fortes na Europa do século XIX e primeira metade do século XIX. Sobre o anarquismo utópico, responda:

  4. Até o século XIX, grande parte dos Darwinistas acreditavam que seria a competição entre seres de uma mesma espécie o principal fator que permitia a sobrevivência da mesma, pois, graças a ela, apenas sobreviveriam os indivíduos mais evoluídos. Em 1902, no entanto, Kropotkin escreveu "Ajuda Mútua", em que, através de suas observações feitas na Sibéria, construiu uma consistente análise que demonstrava que:

  5. Entre a segunda metade do século XIX e a primeira metade do século XX, o anarquismo representou uma grande força de oposição aos governos e hierarquias, sendo dividido em três grandes escolas, são elas:

  6. Marque a alternativa que apresenta corretamente experiências anarquistas e em qual das escolas elas se situavam:

  7. Dentre as alternativas a seguir, marque a que contém apenas autores que pertencem a corrente do comunismo libertário.

  8. Em seu livro "A conquista do Pão", Piotr Kropotkin tece críticas a teoria econômica do também escritor anarquista:

    (Também é Russo.)
  9. Élisée Reclus é o grande nome no tocante a geografia anarquista, criador da geografia crítica e totalmente contrário a geografia racionalista, ele revolucionou a forma de se abordar a geografia em seus livros, contrapondo-se a todo pensamento geográfico de sua época. Marque a alternativa que contém uma obra escrita por Reclus no que diz respeito a seu pensamento geográfico.

  10. O anarco-comunismo foi a vertente mais radical dentro da doutrina anarquista, opôs se a propriedade privada, ao capital, ao governo, a religião, e até mesmo a hierarquia familiar. Fazendo criticas ferrenhas a toda forma de opressão e governo, o comunismo libertário tornou-se rapidamente a teoria anarquista com maior número de seguidores nos séculos XIX e XX. Marque a alternativa que contenha, corretamente, 3 ideias que foram adotadas por essa doutrina.

Confira também

  • Problemas de Lógica

    Problemas de lógica para rachar a cuca e passar o tempo.

  • Teste de Einstein

    Faz parte dos 2% da população mundial que consegue resolver?

  • + divertido Anagramas

    Use as letras disponíveis para formar o maior número possível de palavras.

  • Trivias

    Divirta-se e desafie seus conhecimentos sobre diversos temas.

 
Quiz Antigo Regime e Revolução Inglesa
 
Quiz Independência dos Estados Unidos - I