• #1 1 pt(s)

    Em sua obra mais famosa, "Deus e o estado", Mikhail Bakunin fala de três elementos fundamentais que constituem, ao longo da história, todo desenvolvimento humano, são eles:

  • #2 1 pt(s)

    Assim como grande parte dos anarquistas do século XIX, Bakunin era materialista. A construção de sua filosofia política se baseava no:

  • #3 1 pt(s)

    Sabe-se que a primeira corrente anarquista surgiu durante a Conspiração dos iguais, durante a revolução francesa. Tal corrente passou a ser chamada de "anarquismo utópico", constituindo uma fase embrionária desse movimento social que viria a ser um dos mais fortes na Europa do século XIX e primeira metade do século XIX. Sobre o anarquismo utópico, responda:

  • #4 1 pt(s)

    Até o século XIX, grande parte dos Darwinistas acreditavam que seria a competição entre seres de uma mesma espécie o principal fator que permitia a sobrevivência da mesma, pois, graças a ela, apenas sobreviveriam os indivíduos mais evoluídos. Em 1902, no entanto, Kropotkin escreveu "Ajuda Mútua", em que, através de suas observações feitas na Sibéria, construiu uma consistente análise que demonstrava que:

  • #5 1 pt(s)

    Entre a segunda metade do século XIX e a primeira metade do século XX, o anarquismo representou uma grande força de oposição aos governos e hierarquias, sendo dividido em três grandes escolas, são elas:

  • #6 1 pt(s)

    Marque a alternativa que apresenta corretamente experiências anarquistas e em qual das escolas elas se situavam:

  • #7 1 pt(s)

    Dentre as alternativas a seguir, marque a que contém apenas autores que pertencem a corrente do comunismo libertário.

  • #8 1 pt(s)

    Em seu livro "A conquista do Pão", Piotr Kropotkin tece críticas a teoria econômica do também escritor anarquista:

    Sua resposta:

    Dica: Também é Russo.

  • #9 1 pt(s)

    Élisée Reclus é o grande nome no tocante a geografia anarquista, criador da geografia crítica e totalmente contrário a geografia racionalista, ele revolucionou a forma de se abordar a geografia em seus livros, contrapondo-se a todo pensamento geográfico de sua época. Marque a alternativa que contém uma obra escrita por Reclus no que diz respeito a seu pensamento geográfico.

  • #10 1 pt(s)

    O anarco-comunismo foi a vertente mais radical dentro da doutrina anarquista, opôs se a propriedade privada, ao capital, ao governo, a religião, e até mesmo a hierarquia familiar. Fazendo criticas ferrenhas a toda forma de opressão e governo, o comunismo libertário tornou-se rapidamente a teoria anarquista com maior número de seguidores nos séculos XIX e XX. Marque a alternativa que contenha, corretamente, 3 ideias que foram adotadas por essa doutrina.

Você deve responder o Quiz antes de conferir o resultado
Quiz criado por Michel Felipe em 05/05/2018 e atualizado em 07/01/2020. Esse quiz foi resolvido 121 vezes.
5

Racha Cuca+