• #1 1 pt(s)

    A respeito do início da colonização, período abordado pelo texto, pode-se afirmar que a primeira forma de exploração econômica exercida pelos colonizadores, e a dominação cultural e religiosa difundida pelo território brasileiro são, respectivamente,

  • #2 1 pt(s)

    Enquanto os portugueses escutavam a missa com muito "prazer e devoção", a praia encheu-se de nativos. Eles sentavam-se lá surpresos com a complexidade do ritual que observavam ao longe. Quando D. Henrique acabou a pregação, os indígenas se ergueram e começaram a soprar conchas e buzinas, saltando e dançando (...) Este contato amistoso entre brancos e índios preservado:

  • #3 1 pt(s)

    Dentre as características gerais do período pré-colonizador destaca-se.

  • #4 1 pt(s)

    Sobre os povos dos sambaquis, é incorreto afirmar que:

  • #5 1 pt(s)

    Os portugueses chegaram ao território, depois denominado Brasil, em 1500, mas a administração da terra só foi organizada em 1549. Isso ocorreu porque, até então,

  • #6 1 pt(s)

    E então, por cerca de trinta anos, aquele vasto território seria virtualmente abandonado pela Coroa portuguesa, sendo arrendado para a iniciativa Privada e se tornando uma imensa fazenda extrativista de pau-brasil. Iriam se iniciar, então, as três décadas menos documentadas e mais desconhecidas da História do Brasil. Náufragos, Traficantes e Degredados - As Primeiras Expedições do Brasil Assinale o período histórico analisado pelo texto acima e suas características.

  • #7 1 pt(s)

    Responder à questão sobre o período pré-colonial brasileiro, com base no texto a seguir: "... Da primeira vez que viestes aqui, vós o fizestes somente para traficar. (...) Não recusáveis tomar nossas filhas e nós nos julgávamos felizes quando elas tinham filhos. Nessa época, não faláveis em aqui vos fixar. Apenas vos contentáveis com visitar-nos uma vez por ano, permanecendo, entre nós, somente durante quatro ou cinco luas [meses]. Regressáveis então ao vosso país, levando os nossos gêneros para trocá-los com aquilo que carecíamos." o texto está falando da forma de comercio

  • #8 1 pt(s)

    Acerca das pretensões iniciais da exploração e conquista do Brasil, assinale a alternativa correta.

  • #9 1 pt(s)

    Os Tupinikim, uma das maiores nações indígenas brasileiras, possuíam as seguintes características no período colonial: I - viviam da pesca, da caça, da coleta de frutos e raízes proporcionada pelas florestas e matas; II - tiveram suas manifestações culturais, tradições e ritos cerceados, nas regiões onde foram encampados pelos aldeamentos jesuítas; III - exploravam latifúndios respeitados pela colonização branca e viviam pacificamente com os portugueses no interior do Brasil; IV - ocupavam parte do litoral brasileiro, na faixa compreendida entre o sul da Bahia e o Paraná. está CORRETO em:

  • #10 1 pt(s)

    "Carta de Pero Vaz de Caminha", escrita em 1500, é considerada como um dos documentos fundadores da Terra Brasilis e reflete, em seu texto, valores gerais da cultura renascentista, dentre os quais destaca-se:

  • #11 1 pt(s)

    As feitorias portuguesas no Novo Mundo foram formas de assegurar, aos conquistadores, as terras descobertas. Sobre essas feitorias, é correto afirmar que:

  • #12 1 pt(s)

    Seguindo a evidente preocupação de descrever ao Rei de Portugal tudo o que fora observado durante a curta estadia na terra denominada de Vera Cruz, o escrivão da frota cabralina menciona, na citada carta, possibilidades oferecidas pela terra recém-conhecida aos portugueses. Dentre essas possibilidades estão

  • #13 1 pt(s)

    A descoberta de novas terras por navegadores portugueses e espanhóis alimentou a imaginação dos europeus e fomentou uma visão paradisíaca do Novo Mundo. Com respeito a essa “visão do paraíso” nos trópicos, é correto afirmar:

Você deve responder o Quiz antes de conferir o resultado
Quiz criado por Joelbert em 21/02/2018 e atualizado em 07/01/2020. Esse quiz foi resolvido 2787 vezes.
5

Racha Cuca+