• #1 1 pt(s)

    Ao desembarcar no Brasil em 1808, Dom joão adota medidas que consequentemente proporcionariam o fim do pacto colonial, qual foi essa medida?

  • #2 1 pt(s)

    Além de adotar várias medidas ao chegar ao Brasil, Dom João assinou tratados com a Inglaterra em 1810, um desses tratados afirmavam que: as tarifas alfandegárias seriam cobradas nos portos brasileiros e que ingleses residentes no Brasil só poderiam ser julgados por magistrados ingleses. O trecho descrito apresenta características do:

  • #3 1 pt(s)

    Em 1817 a economia nordestina enfrentava grave crise econômica devido a queda do preço e na exportação do açúcar e algodão. Ademais Dom João promovia constantes aumentos de impostos fato esse que levou as organizações sociais promoverem um movimento revolucionário influenciado pelo iluminismo e a revolução francesa. O trecho acima faz referência à:

  • #4 1 pt(s)

    Após a corte lusitana se transferir para o Brasil, o reino português ficou em difícil situação. A inflação, desemprego e a miséria completavam a triste realidade de Portugal. A fim de reagir sobre a atual situação, a população, maçonaria, sinédrio e com rápida adesão da burguesia surge a Revolução liberal do porto em 1820 que tinha como objetivos:

  • #5 1 pt(s)

    Com o início do primeiro reinado do Brasil em 1822, foi realizado a primeira Constituição do país em 1824 imposta pelo atual rei. A cerca da constituição de 1824, assinale a alternativa que indica três de suas características:

  • #6 1 pt(s)

    Com a a renúncia de Dom pedro I em 1831, a elite assume o poder e com isso afastava definitivamente o risco de recolonização, portanto era necessário impor a regência pois:

  • #7 1 pt(s)

    Iniciado em 1840, o segundo reinado foi marcado por constantes disputas entre Liberais e Conservadores. Durante a primeira eleição em 1840, liberais utilizam da fraude e violência para garantir a vitória liberal, tal eleição ficou conhecida como:

  • #8 1 pt(s)

    A partir de 1850 o Brasil sofre um intenso desenvolvimento, que se denomina como surto industrial e processo de modernização, afinal foram criadas fábricas, estradas de ferro, barcos a vapor, fundados bancos, transportes e propiciou a chegada de imigrantes para:

  • #9 1 pt(s)

    A questão da escravidão era um desafio constante no brasil e ainda era alvo de pressões internas e externas para se abolir a escravidão fato esse que leva o imperador a assinar leis abolicionistas. A lei de 1885 estabelecia que "Era necessário a libertação de todos os escravos com mais de 60 anos" a lei levantou críticas pois é quase impossível um escravo chegar aos 60 anos. A lei abolicionista retratada acima refere-se a lei:

  • #10 1 pt(s)

    1889 foi marcada por agitações políticas nos meios civis e militares, ano também marcado pela proclamação da república do Brasil, que não contou com a participação popular. Marechal Deodoro da Fonseca conduziu uma marcha visando proclamar a república, mas primeiramente teria que derrubar o presidente do conselho de ministros o:

Você deve responder o Quiz antes de conferir o resultado
Quiz criado por Sidney em 01/11/2017 e atualizado em 30/09/2019. Esse quiz foi resolvido 538 vezes.
5

Racha Cuca+