• #1 1 pt(s)

    Quando os espanhóis chegaram à América, no final do século XV, trouxeram armas e equipamentos que eram desconhecidos pelos ameríndios, o que causou forte espanto entre os integrantes dos Impérios Inca e Asteca. Quais foram as principais armas utilizadas pelos espanhóis na conquista da América?

  • #2 1 pt(s)

    Tanto na conquista do Império Asteca como na conquista do Império Inca, os espanhóis não dispuseram de um grande contingente de pessoas. O número de soldados não passou de algumas centenas contra milhares de nativos. Diante disso como se explica o fato de, os espanhóis, em tão pouco número, terem feito tamanha conquista?

  • #3 1 pt(s)

    Quando Cristóvão Colombo chegou ao continente americano, acreditou ter chegado à Ásia. Esse seu equívoco gerou o apelido dos nativos desse continente que passaram a ser chamados de índios. Durante muito tempo a presença humana na América antes da chegado dos europeus foi um mistério, mas, no entanto, no século XX, algumas teorias foram elaboradas a esse respeito. Quais são as duas teorias mais aceitas em relação à chegada dos primeiros seres humanos à América?

  • #4 1 pt(s)

    A chegada do homem à América é dividida em dois momentos. Não se sabe ao certo o que trouxe o homem á América no primeiro momento mas, no segundo momento os motivos são óbvios: a busca por terras e metais preciosos. A seguir marque a alternativa que mostra melhor como esses dois momentos são denominados:

  • #5 1 pt(s)

    Os conquistadores espanhóis, mesmo julgando serem superiores aos incas e astecas, ficaram estupefatos quando se depararam com as cidades que existiam na América, porém, isso não os impediu de destruírem as riquezas culturais encontradas no novo mundo. Qual das alternativas a seguir apresenta, respectivamente, uma cidade asteca e uma inca, encontradas pelos espanhóis?

  • #6 1 pt(s)

    Acredita-se que os moradores da Península Ibérica não foram os primeiros europeus a chegarem à América, por volta do ano 1000 outro povo, conhecido por sua bravura e conquistas, teria chegado às terras que hoje pertencem ao Canadá. Refiro-me:

  • #7 1 pt(s)

    A sociedade inca, quando da chegada dos europeus, possuía uma cultura irrigada por uma diversidade digna de admiração. Ao estudarmos os povos incas podemos perceber alguns elementos culturais que podem ser comparados à cultura do Egito Antigo. A seguir marque a alternativa que apresenta esses elementos.

  • #8 1 pt(s)

    Colombo, navegador genovês do século XV, foi quem abril os "portões da América" aos espanhóis, no entanto, ele morreu sem glória e prestígios. Tais atributos foram reservados pela coroa espanhola àqueles que conquistariam os impérios inca e asteca, alguns anos depois. Identifique a alternativa onde se encontra estes dois conquistadores.

  • #9 1 pt(s)

    Além de terem sido massacrados de várias maneiras, os povos ameríndios conquistados e violentados pelos espanhóis, que sobreviveram, tiveram ainda que suportar a escravidão. Entre as várias formas de trabalho obrigatório impostas aos nativos, existia uma que não foi criada pelos espanhóis, a saber:

  • #10 1 pt(s)

    Umas das formas utilizadas pelos espanhóis para forçar os ameríndios, dominados por eles, ao trabalho compulsório era a encomienda que consistia:

Você deve responder o Quiz antes de conferir o resultado
Quiz criado por Cléber Damacena Pinto em 02/08/2017 e atualizado em 26/09/2019. Esse quiz foi resolvido 1405 vezes.
5

Racha Cuca+