Quiz sobre o uso das tecnologias na educação.
O que é uma tecnologia?
Um instrumento para a comunicação entre as pessoas.
Uma máquina ou equipamento.
Um elemento que a natureza disponibilizou para os seres humanos.
Um modo de utilização de um equipamento para determinado tipo de atividade.
Uma inovação ou a produção de novos instrumentos como o computador, o smartphone e o tablet.
Há autores como Kenski (2007) que acreditam que, além das linguagens oral e escrita, existiria também uma "linguagem digital". Quais são suas principais características?
Exige uma proximidade entre os interlocutores e é transmitida por meio de longas narrativas.
É simples, baseada em um código binário, em na relação mais pessoal e dinâmica com as informações e no hipertexto.
Busca fixar as informações por meio do armazenamento na memória.
Expressa-se graficamente tanto pela leitura como pela escrita, banindo a obrigatoriedade da memória.
Não exige a presença física do autor ou do narrador para que a informação seja difundida e comunicada.
Quais são as características de uma "rede" segundo Lévy (1999) em se tratando das tecnologias digitais?
Basta existir a comunicação entre duas pessoas para que a interação possa existir.
Não precisa da internet para existir, basta que dois ou mais computadores se reúnam para transmitir dados uns aos outros.
Exige uma outra cultura e uma nova ética, possui uma lógica própria, amplia as formas de interação e implica em uma abertura para as inovações.
Seus membros precisam dominar somente uma aprendizagem específica, voltada para a finalidade de sua navegação na internet.
Implica na redução das possibilidades comunicativas, restringindo o acesso às informações ao uso dos computadores.
Quais são as principais características da "interatividade" segundo Lévy (1999)?
Envolve uma participação ativa do usuário, com a reapropriação ou recombinação do material acessado, com uma quantidade quase infinita de "partidas" ou percursos diferentes.
Garante que as informações postadas cheguem "intactas" ao leitor, estabelecendo um fluxo direto entre autores/escritores e leitores.
Estabelece-se por meio de um "sistema de correspondência" que garante que todas as perguntas e dúvidas do leitor sejam respondidas pelos autores da publicação.
Restringe o acesso às informações a um único tipo de documento ou modo de acesso.
Para que haja a verdadeira comunicação os usuários precisam ter contato "presencial" uns com os outros.
Por que Nicolaci-da-Costa (2006) defende que a Internet é uma "rede das pessoas"?
Porque os computadores e a Internet foram criados pelos seres humanos.
Porque tudo o que se divulga na rede é produzido pelas pessoas.
Porque todo conteúdo postado na Internet é submetido a uma avaliação humana.
Porque a Internet é prioritariamente pessoal, ou seja, produzida por pessoas anônimas.
Porque existem hoje mais de 100 páginas na Internet por pessoa viva, isto é, são as pessoas que movimentam a "rede" e não o contrário.
Na atualidade há autores/as como Gonçalves (2011) que falam de uma "aprendizagem em rede" ou de uma "aprendizagem cooperativa". O que caracteriza esse tipo de aprendizagem?
Envolve sempre a relação entre um/a professor/a e mais alunos/as.
Todo aprendizado coletivo deve necessariamente produzir um aprendizado individual.
A existência de interesses e modos de pensamento conflitantes.
Envolve a cooperação entre as pessoas e a reciprocidade entre grupos que apresentam um interesse comum.
Todos/as aprendem porque todos/as produzem materiais novos a todo instante.
Como mostra Sibilia (2012), estamos vivendo na atualidade um momento de mudanças na relação professor-aluno. Que outras formas espaciais e temporais estariam guiando as novas relações pedagógicas "em rede"?
Ignorar os modos de ser e de se relacionar dos jovens para que o ensino seja uma proposta do/a professor/a e a aprendizagem uma tarefa dos/as alunos/as.
A incorporação de outras modalidades como o e-learning ou a educação à distância.
Manter o sistema de avaliação (com notas e reprovação) para que a qualidade do ensino seja mantida.
A disseminação do sistema disciplinar para garantir que os jovens sejam preparados para o mercado de trabalho.
O estabelecimento de um "currículo nacional" para que o diálogo entre professor e alunos seja facilitado na Internet.
O que caracteriza a "sociedade pedagógica" descrita por Serres (2000; 2013)?
A identificação dos benefícios de uma educação concentrada em espaços definidos de saber como a escola e a Universidade.
A centralização no modelo disciplinar.
A organização dos/as alunos/as em "espaços de concentração" do saber conforme os seus interesses.
A ideia de que a mídia e outros artefatos ensinam mais do que a escola.
Um ofuscamento da escola e da Universidade, uma ampliação das formas de se buscar informações e uma lógica diferente de aprendizagem.
Segundo Orihuela (2007), "os blogs revolucionaram a maneira de gerar conteúdos na rede". Por quais motivos seria possível afirmar que os blogs são um importante espaço de aprendizagem em rede?
Pelos motivos que levam alguém a criar e manter um blog: a necessidade de expressão, a busca de reconhecimento e o desenvolvimento da criatividade.
Porque tornam públicas as informações neles disponiblizadas.
Por propiciar o compartilhamento de saberes, a integração em uma comunidade de pessoas com interesses comuns e a divulgação de links de outras páginas.
Porque tudo o que é publicado nos blogs está sujeito a um "exame minucioso" dos leitores.
Por ser um ambiente particular de quem cria um blog e por sua natureza não muito democrática de divulgar informações.
Como o uso das "tecnologias na educação" (CHAVES, 2007) pode ser pensado na atualidade?
Como algo que sempre utilizamos (a escrita, o quadro, livros e revistas) e que vem sendo modificado em sua forma.
Como algo inovador, já que se trata basicamente dos computadores e tablets.
Como criações que não tem nada a ver com o campo educacional, mas que são nele utilizadas.
Não há educação sem tecnologias ou, mais especificamente, sem o computador.
Não há aprendizagem mediada pelo computador, já que a aprendizagem é um processo psíquico interno de cada sujeito.