• #1 1 pt(s)

    Os vasos sanguíneos, assim como o coração, são estruturas que compõem o nosso sistema cardiovascular. Eles são importantes porque garantem o transporte de sangue para todo o organismo, possibilitando a nutrição e oxigenação das células do corpo. A respeito dos vasos sanguíneos, marque a alternativa correta:

  • #2 1 pt(s)

    O sistema cardiovascular é formado pelo coração e uma grande quantidade de vasos sanguíneos. Esses vasos podem ser classificados em três tipos distintos: artérias, veias e capilares. Sobre as artérias, marque a alternativa correta:

  • #3 1 pt(s)

    Alguns vasos sanguíneos são extremamente finos, sendo formados apenas por uma camada de células. A pequena espessura das paredes desse vaso é essencial para que ocorram trocas de substâncias. O nome desse vaso sanguíneo é:

  • #4 1 pt(s)

    O termo "aterosclerose" (Gr.'atheros'-papa) foi criado por Marchand, em 1904, para descrever a esclerose (endurecimento) arterial, que era acompanhada de depósitos gordurosos nas artérias. De todas as formas de esclerose arterial, a aterosclerose é a mais importante, posto que as placas fibroateromatosas, que a caracterizam, podem levar à oclusão (fechamento ou entupimento) do vaso e à instalação de várias síndromes graves, como o infarto do miocárdio, má circulação cerebral e gangrena de membros inferiores. Sobre as artérias e os processos mencionados, é incorreto afirmar:

  • #5 1 pt(s)

    É comum ouvirmos que as artérias são responsáveis por transportar sangue rico em oxigênio, anteriormente chamado de arterial. Entretanto, essa afirmação nem sempre é correta, uma vez que existe uma artéria que transporta sangue rico em gás carbônico e pobre em oxigênio. Entre as alternativas a seguir, marque aquela que indica a artéria que não transporta sangue rico em oxigênio.

  • #6 1 pt(s)

    O sistema cardiovascular é formado pelo coração e vasos sanguíneos, sendo essas últimas estruturas responsáveis pela condução do sangue pelo corpo. Entre as alternativas a seguir, marque o nome do vaso responsável por levar o sangue do coração em direção aos tecidos:

  • #7 1 pt(s)

    Denominamos de circulação simples aquela em que o sangue passa apenas uma vez pelo coração para realizar um circuito completo, enquanto a circulação dupla é aquela em que o sangue passa duas vezes. Marque a alternativa que indica o grupo de vertebrados que possui circulação simples:

  • #8 1 pt(s)

    Quais características permitem que os mamíferos tenham circulação completa, ou seja, sem mistura de sangue oxigenado e sangue rico em gás carbônico?

  • #9 1 pt(s)

    Com relação à função de artérias e veias na circulação humana, analise e responda. 1) Artérias pulmonares levam aos pulmões o sangue vindo do corpo. 2) Veias pulmonares trazem para o coração o sangue oxigenado nos pulmões. 3) Artéria aorta (3) leva o sangue oxigenado a todas as partes do corpo. 4) Veias cavas (4) trazem o sangue rico em gás carbônico do corpo ao coração. Estão corretas:

  • #10 1 pt(s)

    Artérias são vasos sanguíneos que transportam o sangue do coração para os tecidos, enquanto veias trazem o sangue para o coração. Admita, no entanto, que as artérias fossem definidas como vasos que transportassem sangue oxigenado e as veias, vasos que transportassem sangue desoxigenado. Nesse caso, a artéria e a veia que deveriam inverter suas denominações, no ser humano, seriam, respectivamente, as conhecidas como:

  • #11 1 pt(s)

    Qual componente do sangue é responsável por carregar grande quantidade de gás carbônico e uréia?

  • #12 1 pt(s)

    Não é função dos músculos:

  • #13 1 pt(s)

    Apenas uma das alternativas traz, respectivamente, as unidades funcionais responsáveis por eliminar excretas da respiração celular e excreta nitrogenada. Assinale-a.

Você deve responder o Quiz antes de conferir o resultado
Quiz criado por Enrico Fernando Gonçalves Ripari em 09/12/2016 e atualizado em 30/01/2018. Esse quiz foi resolvido 811 vezes.
5

Racha Cuca+