Revolução Francesa - Era Napoleônica

Resolva estes exercícios para avaliar como estão os seus conhecimentos sobre a Revolução Francesa e a Era Napoleônica.

Veja mais informações sobre esses dois tópicos visitando as nossas páginas: Revolução Francesa e Era Napoleônica.

Quiz enviado por: Marina

  1. O governo de Luís XIII na França foi caracterizado, entre outros aspectos, pelo conflito entre a autoridade real e os protestantes franceses. Na essência esse conflito representou:

  2. A consolidação do absolutismo na França pode ser considerada tardia, se comparada com outras nações, e isso se deveu:

  3. (UFV) Durante o período Napoleônico (1799 - 1815), entre as medidas adotadas por Bonaparte, assinale aquela que teve repercussões importantes nas relações comerciais do Brasil com a Inglaterra:

  4. (UFMG) Marx, em A Sagrada Família, afirmou que o Golpe de 18 Brumário de 1799 instaurou um regime que "concluiu o Terror, pondo no lugar da revolução permanente, a guerra permanente". Todas as alternativas contêm referências corretas relativas à afirmação acima, exceto:

  5. (UNAERP) Abolição da escravidão; fim dos privilégios; limite aos preços dos gêneros alimentícios; criação do ensino gratuito obrigatório; concessão de terras aos camponeses. Estas foram medidas tomadas pelo:

  6. (MACK) Sobre a Revolução Francesa, é INCORRETO afirmar que:

  7. (UNIRIO) "Milhares de séculos decorrerão antes que as circunstâncias acumuladas sobre a minha cabeça encontrem um outro na multidão para reproduzir o mesmo espetáculo." (Napoleão Bonaparte) Sobre o Período Napoleônico (1799 - 1815), podemos afirmar que:

  8. A Revolução Francesa representou um marco na História Ocidental por seu caráter de ruptura em relação ao Antigo Regime. Entre as características da crise do Antigo Regime, na França, está:

  9. Ocorrida no final do século XVIII, a Revolução Francesa alastrou-se pela Europa absolutista. Na França, a superação do absolutismo monárquico ficou evidenciada a partir do momento em que:

  10. A Revolução Francesa teve início quando os Estados Gerais (Assembléia Geral do Reino), reunidos em maio de 1789, foram ameaçados de dissolução por parte de Luís XVI. O Terceiro Estado, formado pelos representantes da burguesia, dos camponeses e dos "sans-culottes" (artesãos e aprendizes), reuniu-se em separado e auto- proclamou-se, em julho de 1789, Assembléia Nacional Constituinte. Entre as medidas tomadas por essa Assembléia, não se inclui a:

Leia mais sobre...

  • Revolução Francesa

    Aprenda quais foram as causas da Revolução Francesa e o que aconteceu em cada uma das fases (Estados Gerais, Assembléia Nacional, Convenção Nacional e os Diretórios) até a ascensão de Napoleão através do golpe de 18 Brumário.

  • Era Napoleônica

    O golpe do 18 Brumário levou Napoleão ao poder e deu início a Era Napoleônica, que pode ser dividida em: Consulado, Império e Governo de Cem Dias.

  • Absolutismo

    O Absolutismo (Antigo Regime) foi um um sistema político no qual o rei possuía, teoricamente, poderes absolutos. Esses poderes muitas vezes foram justificado pelo Direito Divino.

  • Revolução Russa de 1917

    A Revolução Russa de 1917 teve como consequências a libertação do país das amarras autocráticas e a adesão ao sistema socialista.

  • Revolução Industrial

    Resumidamente, a Revolução Industrial foi a mudança do processo produtivo manufatureiro para a indústria mecânica. Isso aconteceu na Inglaterra durante o século XVIII.

Confira também

  • Trivias

    Divirta-se e desafie seus conhecimentos sobre diversos temas.

  • 2048

    Use o raciocínio para somar os blocos iguais até formar 2048.

  • Jogo da Forca

    Descubra quais são as palavras ocultas sem deixar o bonequinho enforcado.

  • + divertido Anagramas

    Use as letras disponíveis para formar o maior número possível de palavras.

 
Quiz Era Napoleônica - III
 
Quiz Exercícios sobre Revolução Francesa - I