• #1 1 pt(s)

    Complete: A história dos navios começa quase paralelamente ao início das explorações de outras terras por parte do ser humano . Os registros das primeiras embarcações datam a partir de 10.000 anos atrás, no chamado Período ___.

  • #2 1 pt(s)

    Existe um grande número de tipos de navios: couraçado, nau, canhoneira, entre outros. Um deles, conhecido como Xaveco, foi muito usado pelos portugueses na época das grandes navegações. Essa afirmação é verdadeira ou falsa?

  • #3 1 pt(s)

    No ano de 2012, o navio Costa Concordia estampou manchetes do mundo inteiro ao naufragar na costa italiana, perto da região de Toscana. Qual empresa foi a responsável pela fabricação do Costa Concordia?

  • #4 1 pt(s)

    Uma das maiores construtoras de navios do mundo também constrói celulares e outros aparelhos eletrônicos. Que empresa é essa?

  • #5 1 pt(s)

    O Titanic naufragou em 1912 na sua viagem inaugural, de Southampton até Nova Iorque. Atualmente, apenas um navio opera essa mesma rota. Que navio é esse?

  • #6 1 pt(s)

    Um dos mais famosos navios do mundo já foi representado em quadros, filmes, livros, séries, desenhos e muitas outras formas de arte. Segundo a lenda, esse navio fantasma está condenado a navegar eternamente pelos mares sem nunca poder aportar. Que navio é esse?

  • #7 1 pt(s)

    O Mary Celeste, um bergantim mercante americano, é um dos navios mais famosos do mundo. Em 7 de novembro de 1872, ele foi encontrado perto dos Açores e um fato curioso ajudou a fixar sua fama. O que aconteceu com o Mary Celeste?

  • #8 1 pt(s)

    No litoral brasileiro, em 6 de março de 1916, o navio espanhol Príncipe de Astúrias naufragou levando consigo 445 pessoas à morte. Conhecido como o maior naufrágio da costa brasileira, esse transatlântico afundou perto de qual ilha?

  • #9 1 pt(s)

    De setembro de 1906 até meados de 1911, um grande navio britânico foi o maior do mundo. Operado pela Cunard Line, essa gigante embarcação era exemplo da força britânica e da nata aristocrática da época. Após 28 anos de serviço, ele foi aposentado e ancorado na costa de Southampton, na Inglaterra. Que navio foi esse?

  • #10 1 pt(s)

    Durante oito meses, esse couraçado da marinha alemã nazista mostrou a força da armada de Adolf Hitler. Foi um dos maiores construídos por uma potência europeia, naufragando em batalha em 27 de maio de 1941. Qual foi esse navio?

  • #11 1 pt(s)

    O Exxon Valdez foi um navio petroleiro que virou notícia em 1989 ao derramar aproximadamente 750 mil barris de petróleo no oceano após encalhar em uma enseada. Morreram mais de 260 mil pássaros, 2.800 lontras, 250 águias, 22 orcas e bilhões de ovos de salmão. Na costa de qual localidade essa tragédia ambiental ocorreu?

  • #12 1 pt(s)

    Um dos primeiros povos a desbravar o mundo pelos mares foram os vikings, povos originários no que hoje chamamos de Escandinávia. Entre os navios, temos dois tipos que são clássicos usados por eles. Quais são esses dois tipos de navios?

  • #13 1 pt(s)

    Em 6 de dezembro de 1917, na costa do Canadá, ocorreu um terrível acidente: dois navios colidiram e explodiram, matando mais de duas mil pessoas e causando um enorme tsunami. A explosão é considerada uma das maiores ocorridas antes da bomba atômica graças à carga de um dos navios, que era composta de explosivos. Esse evento ficou conhecido por qual nome?

  • #14 1 pt(s)

    Os barcos a vapor com rodas de pás são famosos em rios e regiões litorâneas. Chamado assim devido ao vapor que movimenta grandes pás localizadas na sua parte posterior, esses navios são usados até hoje em uma região dos Estados Unidos como atração turística. Por qual rio norte americano esses barcos navegam desde os anos 1850?

  • #15 1 pt(s)

    Durante a II Guerra Mundial, alguns navios e submarinos da Alemanha Nazista foram afundados na costa brasileira. Um deles foi o submarino U-513, que afundou na costa da Santa Catarina, porém jamais foi encontrado. Verdadeiro ou falso?

  • #16 1 pt(s)

    Em 12 de agosto de 2000, um dos maiores submarinos do mundo naufragou no Mar de Barents após sofrer duas grandes explosões. Com 118 marinheiro à bordo, o resgate dos 23 sobreviventes demorou a aconteceu pois a Rússia, com medo de ter segredos militares descobertos, negou ajuda de diversas nações mundiais. Apenas em 21 de agosto, após ceder às pressões mundiais e aceitar ajuda internacional, ocorreu a abertura da primeira escotilha, porém já era tarde demais: todos os 118 tripulantes estavam mortos. De qual famoso submarino estamos falando?

  • #17 1 pt(s)

    Os navios negreiros, navios de cargas que traficavam escravos africanos pelos mares até meados do século XIX, marcam uma página triste na história da navegação mundial. Os navios serviram grande parte dos países americanos, como o Brasil e os Estados Unidos. Um poeta brasileiro imortalizou esse tipo de embarcação com um poema abolicionista. Que poeta é esse?

Você deve responder o Quiz antes de conferir o resultado
Quiz criado por Paulo Henrique de Araújo em 21/07/2016 e atualizado em 03/01/2017. Esse quiz foi resolvido 8 vezes.
5

Racha Cuca+