Exercícios de República Velha - III

Questões sobre a República Velha, bem como acontecimentos e os presidentes da época.

  1. Algumas questões foram cruciais para a derrocada do Império e, portanto, a saída do D.Pedro II do poder. Dessa forma, qual das alternativas abaixo não apresenta um dos motivos para a derrubada da Monarquia, que culminou na instalação da República no país?

  2. Os cinco primeiros anos em que dois militares estiveram no poder, após a derrocada do Império, foram chamados de "República da Espada", no final do século XIX. Dado a esse fato, quais foram os militares?

  3. Quais foram as principais medidas no governo do Mal. Deodoro da Fonseca?

  4. A elite cafeeira chegou ao poder através de qual presidente?

  5. Ao assumir a presidência, o fazendeiro e político Campos Sales implantou quatro politicas, que vigorou por muito tempo na chamada "República Velha". Quais?

  6. No que consistia a Política do Café com Leite, uma das principais na República Oligárquica?

  7. No coronelismo, o fazendeiro detinha o poder em sua região através do "Voto de Cabresto". Dessa forma, no que consistia essa prática?

  8. Em ordem de mandato, quais foram os 12 presidentes da República Velha?

  9. Natural de Macaé, no Rio de Janeiro, assumiu a presidência do Brasil com grande endividamento interno e externo e uma queda nas exportações, provocada em parte pela crise econômica mundial (lembrar da Crise de 1929 – a Grande Depressão -, que teve como destaque a Quebra da Bolsa de Nova York em 1930). Foi deposto em 24 de outubro pela Revolução de 1930. Estamos nos referindo a quem?

  10. Qual foi o principal motivo da derrocada da República Velha?

Leia mais sobre...

  • Revolução de 1930

    A Revolução de 1930 ocorreu devido ao rompimento na alternância da presidência entre paulistas e mineiros. As dissidências oligárquicas se uniram ao tenentismo e levaram Getúlio Vargas ao poder.

  • Coronelismo

    O Coronelismo significa o poder que os coronéis tinham sobre os seus eleitores, que tinham o seu "curral eleitoral" e elegiam os candidatos desejados através dos "votos de cabresto".

  • República Velha

    A República Velha, que pode ser dividida em República da Espada e República Oligárquica, teve início com a proclamação da república e terminou quando Getúlio Vargas assumiu o poder.

  • Política do Café-com-Leite

    A Política do Café-com-Leite foi uma política de alternância das oligarquias agrárias paulista e mineira nos mais altos cargos da política brasileira. Para que ela funcionasse, eram promovidos o voto "de cabresto".

  • Proclamação da República

    A Proclamação da República no Brasil ocorreu em 15 de novembro de 1889 quando um levante tirou o imperador D. Pedro II do poder e colocou o marechal Deodoro da Fonseca como presidente da república.

Confira também

  • Jogo da Forca

    Descubra quais são as palavras ocultas sem deixar o bonequinho enforcado.

  • 2048

    Use o raciocínio para somar os blocos iguais até formar 2048.

  • Problemas de Lógica

    Problemas de lógica para rachar a cuca e passar o tempo.

  • + divertido Anagramas

    Use as letras disponíveis para formar o maior número possível de palavras.

 
Quiz Presidentes do Brasil - V
 
Quiz Presidentes do Brasil - VI