Ditadura Militar no Brasil - II

Quiz sobre o Regime Militar, época da censura e das perseguições no Brasil.

  1. Em 01 de Abril de 1964, o Regime Militar foi implantado no Brasil e vigorou no país por 21 anos, sendo encerrado em Março de 1985. Dado a esse fato, qual das assertivas abaixo contém os cinco presidentes do período, na ordem de mandato, corretamente?

  2. Qual dos presidentes da Ditadura Militar morreu no auge de seu mandato, devido a um derrame cerebral?

  3. No que diz respeito à conduta dos presidentes ditadores, os marechais Castelo Branco e Costa e Silva eram considerados da "Linha Sorbonne", ou seja, eram moderados e na época de seus respectivos mandatos, não houve tanta represália comparada com o governo dos outros militares. Verdadeiro ou falso?

  4. Apesar da Ditadura ter vigorado por mais de 20 anos, houve um período do Regime que houve mais represálias, na qual vários militantes de esquerda contrários à Ditadura foram perseguidos e torturados. Dessa forma, dois dos cinco governos militares houve, com bastante veemência, repressões e perda de liberdades individuais, com relação aos outros. Quais?

  5. O então presidente João Baptista Figueiredo implantou a "Lei da Anistia", no final da Ditadura. Dessa forma, o que era esse lei?

  6. Compositor da música "Pra não dizer que não falei das flores", este cantor foi perseguido pelos militares, devido a sua militância contra a Ditadura explícita em suas canções e foi exilado, ou seja, expulso do país na década de 1970. Estamos falando de quem?

  7. Durante o Período Militar, vários atos institucionais foram implantados. Sobre esses atos, analise e julgue as assertivas abaixo: I - O AI-1 dava plenos poderes ao presidente da República e tirava as liberdades individuais da população; II - O AI-1 implantava somente a censura em todo o país; III - O Mal. Arthur da Costa e Silva foi o presidente que mais implantou atos institucionais na época;

  8. O cantor e compositor Chico Buarque de Hollanda era um militante contrário à Ditadura e, por diversas vezes manifestava, em suas músicas, contra o período, sendo exilado no auge do Regime, depois de compor uma canção que, explicitamente, criticava o então presidente e o Regime imposto. Qual era a música e o presidente em questão?

  9. Por qual motivo houve o Golpe de 64?

  10. A estilista Zuzu Angel, morta em 1977, após um fatídico acidente de carro, era uma militante ativa contrária à Ditadura. Ela, em entrevistas, dizia que não cansava até encontrar Stuart Angel, militante comunista, perseguido e desaparecido. Qual era o parentesco entre os dois?

Leia mais sobre...

  • Regime Militar

    O Regime Militar (Ditadura Militar) no Brasil começou em 1964, através de um golpe, e terminou em 1985 quando o governo foi derubado. Os presidentes do governo militar foram Castello Branco, Costa e Silva, Médici, Geisel e Figueiredo.

  • Governo Costa e Silva

    Costa e Silva foi o segundo presidente da ditadura militar brasileira (1967-1969). Durante o seu governo, iniciou-se o "Milagre Econômico" e foi assinado o AI-5 (Ato Institucional Número Cinco).

  • Governo Castelo Branco

    Confira como foi a presidência de Castelo Branco (1964-1967), o primeiro presidente da ditadura militar instaurada em 1964.

  • Governo Figueiredo

    João Figueiredo foi o último presidente (1979-1985) da ditadura militar. A formalização da Leia da Anistia e a campanha pelas Diretas Já marcaram o seu governo.

  • Governo Geisel

    Durante o governo de Ernesto Geisel (1974-1979) ocorreu o início da abertura política e fim do milagre econômico brasileiro.

Confira também

  • + divertido Anagramas

    Use as letras disponíveis para formar o maior número possível de palavras.

  • Trivias

    Divirta-se e desafie seus conhecimentos sobre diversos temas.

  • Teste de Einstein

    Faz parte dos 2% da população mundial que consegue resolver?

  • 2048

    Use o raciocínio para somar os blocos iguais até formar 2048.

 
Quiz Exercícios de República Velha - II
 
Quiz Presidentes do Brasil - V