• #1 1 pt(s)

    O Marco Zero da cidade de São Paulo é um monumento localizado na Praça da Sé, a principal via de acesso pedestre da cidade. Trata-se de um hexágono revestido de mármore, cujo cada um dos lados representa a localização de seis importantes pontos do Brasil. Entre esses seis locais, apenas um representa uma cidade. Qual cidade é essa?

  • #2 1 pt(s)

    Uma megalópole ou macrometrópole é uma aclomeração de cidades e suas regiões metropolitanas. A cidade de São Paulo juntamente com outra cidade representa a primeira e maior megalópole do Hemisfério Sul do planeta, unindo 65 municípios e 12% da população brasileira. Além de São Paulo, qual é essa outra principal cidade dessa megalópole?

  • #3 1 pt(s)

    O Páteo do Colégio é um sítio arqueológico localizado no centro da cidade de São Paulo, mais precisamente na Praça Manuel da Nóbrega. O local é considerado como o que abrigou a primeira construção que deu origem à cidade. Quais foram os sacerdotes que realizaram a fundação de São Paulo?

  • #4 1 pt(s)

    O Parque Trianon é considerado um dos mais importantes da cidade, pois ali se encontra árvores nativas da Mata Atlântica, sendo que algumas daquelas árvores tem centenas de anos. Localizada numa importante avenida da cidade, ele fica exatamente em frente à um também importante museu. Qual é essa avenida e esse museu?

  • #5 1 pt(s)

    Localizado no triângulo formado pelas ruas São Bento, Libero Badaró e Avenida São João está localizado o Edifício Martinelli, o primeiro da América Latina. Foi projetado pelo húngaro William Fillinger. Com 26 andares, é um dos maiores da cidade. No seu topo, existe uma mansão de três andares, construída por seu dono para provar à população que o edifício era seguro. Usada na época para festas suntuosas da elite paulistana, hoje o acesso as dependências da mansão são proibidas ao público por ser um escritório da prefeitura municipal. Como é conhecida essa mansão?

  • #6 1 pt(s)

    A Biblioteca Municipal Mário de Andrade é a segunda maior do país em número de títulos. Localizada no centro da cidade, é um dos marcos arquitetônicos do estilo art déco (movimento popular internacional de design). Atualmente, quantos livros estão presentes na biblioteca, aproximadamente?

  • #7 1 pt(s)

    A Sala São Paulo é a sede da Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo (OSESP). Essa sala tem capacidade de 1498 lugares e possui apresentações belíssimas da orquestra e de outros espetáculos. A tecnologia e beleza da sala são comparáveis até mesmo à mais importantes do mundo, como a Symphony Hall, de Boston e a Musikverein, de Viena. Essa sala também é famosa por estar localizada em uma importante estação de trem. Qual é essa estação?

  • #8 1 pt(s)

    A região localizada próxima a Avenida Rio Branco e a Cásoer Líbero, há décadas, é conhecida como Cracolândia. Ali estabeleceu-se um intenso tráfico de drogas e grande ponto de prostituição. Vários hotéis e estabelecimentos comerciais foram fechados por estar ligados a essas atividades criminosas. Mas já na década de 60, com a proliferação do chamado cinema marginal, a região era conhecida por qual apelido?

  • #9 1 pt(s)

    Na Rua Vladimir Herzog está localizada a Fundação Padre Anchieta, entidade brasileira que desenvolve produções televisivas e radiofônicas, sendo uma das mais importantes do ramo no Brasil. Com produções voltadas ao lado infantil e cultural, seus programas tanto de televisão quanto de rádio são considerados intelectuais e de excelente valor cultural. Qual famosa emissora paulistana pertence à essa fundação?

    Sua resposta:

    Dica: Duas palavras, sendo que a primeira é TV

  • #10 1 pt(s)

    O mais famoso parque da cidade de São Paulo foi inaugurado em 21 de agosto de 1954, em comemoração aos 400 anos da cidade. Perdendo em área apenas para o Parque do Carmo e o Parque Anhanguera, hoje é polo turistico e cultural da cidade, abrigando importantes museus e monumentos históricos, como o Museu de Arte Moderna, a Bienal e o Obelisco do Ibirapuera. Qual importante túnel viário cruza do parque por baixo do mesmo?

  • #11 1 pt(s)

    A Ponte Estaiada Octávio Frias de Oliveira é o mais novo cartão postal da cidade. Sendo a primeira ponte com essa característica da América Latina, faz parte do Complexo Viário Real Parque. Atualmente é um dos mais belos cartões-postais da cidade. Pela sua grandeza e tecnologia, já serviu de palco para produções cinematográficas internacionais. O primeiro filme estrangeiro a exibir a construção foi:

  • #12 1 pt(s)

    O Estádio do Morumbi é considerado o maior estádio particular do Brasil e o terceiro maior, atrás apenas do Maracanã e do Mineirão. Sendo sede oficial do São Paulo Futebol Clube, tradicional clube futebolístico da cidade, está localizado no bairro do Morumbi. Apesar de ser conhecido por esse nome, qual é o nome oficial do Estádio do Morumbi?

  • #13 1 pt(s)

    O Largo da Memória é um importante ponto turístico da cidade de São Paulo. Localizado entre o Vale do Anhangabaú e a Rua Coronel Xavier de Toledo, hoje, infelizmente, está praticamente abandonado e entregue aos moradores de rua e comerciantes conhecidos como camelôs. A importância do Largo da Memória dá-se por abrigar o mais antigo monumento da cidade. Que monumento é esse?

  • #14 1 pt(s)

    O Metrô de São Paulo é considerado o mais seguro, mas também o mais lotado do mundo. Com estações espalhadas pelos principais bairro das cidade, hoje (Janeiro/2011) existem 5 linhas do sistema, sendo que uma (a Linha 4) é administrada por uma empresa privada, a ViaQuatro. A ampliação e criação de novas linhas estão entre os projetos de expansão do sistema, em parceria com a CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos). Quanto passageiros, aproximadamente, o metrô de São Paulos por dia?

  • #15 1 pt(s)

    A Prefeitura de São Paulo é responsável pela criação de projetos, edifícios, entre outras coisas importantes da cidade, também ficando sob sua responsabilidade a revitalização ou reforma de locais e monumentos públicos, podendo atuar sozinha ou em parceria com entidades privadas, essas visando a redução de impostos com esses serviços voltados a sociedade. O primeiro prefeito de São Paulo assumiu a cadeira em 1899. De lá para cá, diversos homens e mulheres passaram pelo posto mais alto da administração da cidade. Qual dos políticos abaixo não foi prefeito da cidade?

Você deve responder o Quiz antes de conferir o resultado
Quiz criado por Paulo Henrique de Araújo em 18/01/2011 e atualizado em 02/04/2014. Esse quiz foi resolvido 18 vezes.
5

Racha Cuca+