• #1 1 pt(s)

    O grupo “Legião Urbana, na música “Pais e Filhos”, canta “Eu moro na rua, não tenho ninguém, eu moro em qualquer lugar, já morei em tanta casa que nem me lembro mais, eu moro com meus pais”. A partir dessa afirmativa e a respeito dos estudos sociológicos sobre família, é verdadeiro o que se afirma em:

  • #2 1 pt(s)

    Uma pessoa é convidada a participar de um evento formal, que exige uma espécie de "traje" formal. Como vai ser recebida uma pessoa que vai a esse evento de calça jeans, camiseta e tênis?

  • #3 1 pt(s)

    A relação indivíduo e sociedade é um dos eixos dos estudos sociológicos. Sobre esse assunto, um dos autores clássicos da Sociologia observa a primazia da sociedade e dos grupos sociais, que exercem determinado tipo de coerção sobre os indivíduos, fazendo os assumir papéis sociais específicos em relação a determinados fenômenos particulares. Isso foi estabelecido por qual clássico da sociologia?

    Sua resposta:

    Dica: E... D...

  • #4 1 pt(s)

    A respeito das análises que Karl Marx fez sobre o capitalismo, é correto afirmar:

  • #5 1 pt(s)

    (PITÁGORAS) Avalie as seguintes afirmativas acerca da organização familiar em nossa sociedade atual. I – As famílias são menos numerosas por causa de medidas governamentais, como o controle de natalidade. II – As mulheres tem ganhado espaço no mercado de trabalho, no entanto há ausência da participação dos homens nas tarefas domésticas. III – A família tem transferido à escola a tarefa de educar e socializar seus filhos. Esta(ão) correta(s) a(s) afirmativa(s):

  • #6 1 pt(s)

    (ENEM) A política, foi inicialmente, a arte das pessoas se ocuparem do que lhes diz respeito. Posteriormente, passou a ser a arte de compelir as pessoas a decidirem sobre aquilo de que nada entendem. VALÉRY, P. Cadernos. Apud BENEVIDES, M.V.M. A cidadania ativa. São Paulo: Ática, 1996. Nesta definição o autor entende que a história da política está dividida em dois momentos principais: um primeiro, marcado pelo autoritarismo excludente, e um segundo caracterizado por uma democracia incompleta. Considerando o texto, qual é o elemento comum a esses dois momentos da história política?

  • #7 1 pt(s)

    Os discursos ou as teorias científicas são desenvolvidos através de um conjunto de técnicas e de experimentos no intuído de compreender ou resolver um problema anteriormente apresentado. As Ciências Sociais, por exemplo, possui entre as suas diferentes missões o objetivo de investigar os problemas sociais que vivenciamos durante o nosso cotidiano. Levando isso em consideração, qual das respostas abaixo é a correta?

  • #8 1 pt(s)

    Durante o século XIX e início do século XX a sociedade ocidental sofreu o processo de expansão e fortalecimento do modelo capitalista de produção. Em linhas gerais, tal período representou um conjunto de transformações de um mundo marcado pela ruralidade, por uma economia de subsistência, por tradições religiosas mais definidas e por uma baixa densidade demográfica para uma sociedade urbana, sustentada pelo comércio e pela indústria, altamente povoada e com uma cultura cada vez mais heterogênea.Isso levou ao surgimento da sociologia sobre isso é INCORRETO afirmar que:

  • #9 1 pt(s)

    A cultura popular pode ser definida como distintos modos de expressão que ocorrem na sociedade e que se manifestam por meio de arte, do folclore, da religião, etc. Verdadeiro ou falso?

  • #10 1 pt(s)

    A consciência coletiva, de acordo com Weber, é um conjunto de crenças comuns à média dos membros de uma sociedade e que orienta a ação social. Verdadeiro ou falso?

Você deve responder o Quiz antes de conferir o resultado
Quiz criado por Anônimo em 06/07/2015 e atualizado em 05/02/2020. Esse quiz foi resolvido 2219 vezes.
5

Racha Cuca+