• #1 1 pt(s)

    O Brasil é um país dividido em cinco regiões. A Região Sul é a menor, porém uma das mais desenvolvidas economicamente. Quantos estados fazem parte dela?

  • #2 1 pt(s)

    Um episódio ocorrido no estado do Paraná em 1894 é hoje considerado um importante evento histório da Região Sul. Uma cidade do estado tornou-se palco de uma sangrenta batalha entre republicanos e federalistas, numa clara oposição de ideias políticas. O conflito durou cerca de 26 dias, resultando na vitória dos federalistas. Como é conhecido esse episódio?

  • #3 1 pt(s)

    Repleta de paisagens bonitas e de um ecossistema rico, a Região Sul possui, em seu território, vegetações típicas. Qual das vegetações abaixo é exclusiva da região?

  • #4 1 pt(s)

    As três capitais da Região Sul são importantes para a história e a economia de seus estados. Curitiba e Porto Alegre possuem força econômica e Florianópolis é um conhecido pólo turístico. Qual das três cidades é a mais populosa?

    Sua resposta:

  • #5 1 pt(s)

    As novelas da Rede Globo costumam ser ambientadas no Rio de Janeiro ou São Paulo. Porém, uma novela, exibida em 1993/1994, quebrou o tabu ao ser ambientada em Curitiba, no Paraná. Aproveitando essa novidade, ela usou e abusou dos pontos turísticos da cidade, alcançando um grande sucesso. Qual foi essa novela?

  • #6 1 pt(s)

    Entre Outubro de 1912 e Agosto de 1916, a Batalha do Contestado foi uma disputa entre o governo e a população por uma área rica no cultivo de erva-mate e madeira. Ela ficou conhecida por esse nome devido a população contestar uma doação de madeira feita pelo governo para a Southern Brazil Lumber & Colonization Company. Na divisa de quais estados ocorreu o embate?

  • #7 1 pt(s)

    A maior usina hidrelétrica do mundo em produção de energia também esta localizada na Região Sul. A Hidrelétrica de Itaipu produz cerca de 94,68 bilhões de quilowatts-hora, abastecendo 90% do Paraguai e 19% do Brasil. Apesar de ser considerada uma das Sete Maravilhas da Engenharia Moderna, Itaipu causou o desaparecimento de qual beleza natural?

  • #8 1 pt(s)

    Localizada na Ilha de Santa Catarina, Florianópolis tem uma população de aproximadamente 409 mil habitantes e é conhecida carinhosamente por Floripa. Conhecida por ser uma belo destino turístico, ela figura entre as três ilhas-capitais do Brasil. Além de Floripa, quais são as outras duas capitais do país localizadas em ilhas?

  • #9 1 pt(s)

    O estado do Rio Grande do Sul é conhecido por ter o ponto mais meridional do Brasil. Qual é o nome desse ponto?

    Sua resposta:

    Dica: Duas palavras. Primeira começa com "A" e a segunda com "C"

  • #10 1 pt(s)

    A maior laguna do Brasil e a segunda maior da América do Sul está localizada no Estado do Rio Grande do Sul. Qual o nome dessa laguna?

Você deve responder o Quiz antes de conferir o resultado
Quiz criado por Paulo Henrique de Araújo em 09/01/2011 e atualizado em 11/10/2012. Esse quiz foi resolvido 105 vezes.
5

Racha Cuca+