Exercícios sobre Platelmintos - I

Quiz com exercícios sobre platelmintos, com destaque para as características e as doenças causadas pelos parasitas desse filo.

Quiz enviado por: Henrique

  1. (Vunesp) Existe uma frase popular usada em certas regiões relativa a lagos e açudes: “Se nadou e depois coçou, é porque pegou”. Essa frase se refere à infecção por:

  2. (FUVEST-SP) "... a represa Billings pode transformar-se em grave foco de contaminação de esquistossomose na região metropolitana de São Paulo." (Folha de S. Paulo, 20/09/84) Essa afirmação foi feita porque na região da represa existem:

  3. (UFRS) No ciclo evolutivo da Taenia solium, as proglotes (segmentos) grávidas são eliminadas do intestino do homem juntamente com as fezes. Quando as fezes dos portadores de Taenia são lançadas à superfície do solo, contaminam o terreno. Os ovos embrionados liberam-se das proglotes e espalham-se no meio externo. O embrião só abandona o ovo no interior do tubo digestivo do porco, sendo então lançado na circulação. O embrião, atingindo os capilares, rompe-os e acaba localizando-se nos músculos, onde se encista. Segundo essas informações, o homem e o porco são, respectivamente, os hospedeiros

  4. (PUC-SP) Obtiveram-se as seguintes informações sobre o ciclo vital de um determinado parasita humano: I. seu hospedeiro intermediário não é um artrópodo; II. apresenta mais de um estágio larval; III. sua fase adulta apresenta dimorfismo sexual. O parasita em questão poderia ser:

  5. (PUC-RS) Os platelmintos são animais que apresentam o corpo achatado e sua espessura, quase desprezível, proporciona uma grande superfície em relação ao volume, o que lhes traz vantagens. A forma achatada desses animais relaciona-se diretamente com a ausência dos sistemas:

  6. (FUVEST) Existem animais que não possuem órgão ou sistema especializado em realizar trocas gasosas. Na respiração, a absorção do oxigênio e a eliminação do gás carbônico ocorrem por difusão, através da superfície epidérmica. É o caso da:

  7. (UFES) Para não se contrair doenças como cisticercose e teníase, deve-se evitar, respectivamente:

  8. (FUVEST) Nos cisticercose, o homem pode fazer o papel de hospedeiro intermediário no ciclo evolutivo da Taenia solium (tênia). Isto acontece porque:

  9. (FUVEST) Dos parasitas do homem, comuns no Brasil, o que é transmitido por um caramujo é:

  10. (PUC) O doente que apresenta cisticercose:

  11. (FUVEST) Os platielmintos parasitas Schistosoma mansoni (esquistossomo) e Taenia solium (tênia) apresentam:

  12. (UFBA-modificada) Sobre o ciclo da taenia, assinale a alternativa incorreta:

Leia mais sobre...

  • Sistema Digestório

    O sistema digestório, antigo sistema digestivo, tem como função processar e absorver os alimentos para fornecer energia para as células. Confira quais são os órgãos e as enzimas presentes nesse processo.

  • Sistema Respiratório

    O sistema respiratório (aparelho respiratório) é responsável pela troca gasosa, ou seja, obter oxigênio e liberar gás carbônico. Veja quais são os órgãos e as estruturas envolvidas nesse procedimento.

  • Egito Antigo

    Detalhes sobre a política, a cultura e a sociedade do Egito Antigo, assim como os principais acontecimentos durantes as três grandes fases.

Confira também

  • Teste de Einstein

    Faz parte dos 2% da população mundial que consegue resolver?

  • 2048

    Use o raciocínio para somar os blocos iguais até formar 2048.

  • + divertido Anagramas

    Use as letras disponíveis para formar o maior número possível de palavras.

  • Problemas de Lógica

    Problemas de lógica para rachar a cuca e passar o tempo.

 
Quiz Nomes Científicos de Animais - Il
 
Quiz Animais Vertebrados e Invertebrados