Como Fazer Bons Amigos?

Muitos não sabem, mas o cérebro experimenta a dor social da mesma maneira que a dor física. De acordo com o livro “The Neuroscience of Human Relationships” (“Neurociência dos Relacionamentos Humanos”), isso é tão profundo que, um hospital, ao receber muitas crianças que estavam falecendo, tentou conter esta mortalidade afastando-as uma das outras, para que não pudessem se infectar. Porém, continuaram percebendo que as taxas de mortalidade continuaram aumentando. Surpreendentemente, os óbitos só pararam quando as crianças tiveram apoio e foram autorizadas a interagir umas com as outras.

Isso demonstra que, realmente, nós precisamos de relacionamentos. É algo necessário a todos os humanos, pois somos animais sociais. Infelizmente, muitos possuem dificuldade para estabelecer relações de amizade. Isso porque cometemos erros que nos impedem de conectarmos uns com os outros, e que tornam nossas relações rasas. Portanto, iremos mostrar algumas dicas sobre como podemos fazer bons amigos, confira.

Como fazer amigos?

Economize tempo

De acordo com pesquisas, nós precisamos de 94 horas para tornar conhecidos em amigos casuais, 164 horas para transformar os amigos casuais em amigos, e 219 horas para que os amigos se tornem bons ou melhores amigos. Ou seja, para que você possa realmente ter um amigo íntimo, terá que investir cerca de 220 horas nesta relação. Isso é muito tempo, não é mesmo? Mas, não é realmente necessário utilizar todas estas horas.

Caso seja estabelecida uma conversa profunda, séria e com perguntas e respostas pessoais, é possível estabelecer uma boa amizade com cerca de 45 minutos. Porém, é preciso se empenhar, aprofundando-se na conversa e tornando-a realmente pessoal. Pergunte coisas profundas e, em troca, também resposta sinceramente.

Infelizmente, muitos não o fazem por medo de serem vulneráveis. Porém, não é preciso ter este receio, pois a vida é mais gratificante quando se é compreendido e compreende alguém.

Realize a prática de socialização insegura

Todos nós temos comportamentos de segurança, que são pequenas coisas que fazemos para que possamos nos sentir mais seguros e menos vulneráveis. Porém, estes comportamentos tornam mais difícil criar as conexões entre as pessoas. Podem ser pequenas ações, como evitar contato visual, se gabar, não elogiar o outro indivíduo, etc.

Uma pesquisa demonstrou que 92% das pessoas entrevistadas conseguiram identificar quais são os seus comportamentos de segurança. Provavelmente, você também conseguirá fazê-lo. Por isso, na próxima vez que for desenvolver uma relação, tente não reproduzir estes comportamentos. Comumente, isso fará com que você fique mais agradável.

Pratique a socialização insegura, e que você torna-se realmente você, sem suas proteções e de forma autêntica.

Assuma o seu cérebro social

Todos nós temos duas redes separadas em no cérebro, uma muito social, uma muito mais analítica. Comumente, quando estamos trabalhando, usamos esta rede analítica. E, ao chegarmos em casa ou irmos para uma socialização, isto pode nos acompanhar. Porém, devemos usar o modo social, e não o analítico.

Desta forma, quando queremos estabelecer uma amizade íntima e duradoura, é preciso acionar esta rede do cérebro que é responsável pelo sistema social. Evite tratar uma reunião de amigos como um problema lógico.

Tenha uma meta de interação

Ao conversar com um indivíduo, tenha uma meta de interação. Ou seja, saiba onde quer chegar com a sua interação, tenha uma meta de relacionamento. Desta forma, isso reduzirá a ansiedade social. Deixe-se ocupar um papel, se distanciando, um pouco, de você. Porém, continue sendo sincero consigo mesmo.

De acordo com pesquisas, os indivíduos se saem melhor em uma interação social estruturada, com papéis e objetivos definidos. Por exemplo, finja que está em uma festa e precisa conhecer a outra pessoa em apenas cinco minutos. Desta forma, há um objetivo muito claro, e as pessoas que estão interagindo ficam menos ansiosas.

Conseguiu compreender todas as dicas? Bom, agora é hora de colocá-las em prática. Saiba ser uma pessoa agradável, ao invés de popular. Desta forma, com certeza se tornará alguém socialmente fluente.

Anterior

Como Ser Charmoso?

Como Dormir Melhor?

           
Próximo

Deixe um comentário