Como Dormir Melhor?

Você tem problemas para dormir? Sente-se de repente sem sono, durante a noite, ou acorda diversas vezes? Bom, caso a sua resposta seja sim, isso não é algo tão incomum. De acordo com o livro “Why We Sleep” (“Por que nós dormimos”), cerca de dois terços dos adultos, em todos os países desenvolvidos, não conseguem ter as oito horas recomendadas de sono noturno. Ou seja, grande parte dos indivíduos não conseguem dormir bem.

Apesar disso ser comum, é algo muito prejudicial para os indivíduos. Dormir de seis ou sete horas por noite é extremamente prejudicial para o sistema imunológico, podendo até mesmo duplicar o risco de câncer. Ademais, ter um sono inadequado também pode significar maiores chances de ter Alzheimer ou mesmo diabetes, doenças cardiovasculares, derrames e insuficiência cardíaca congestiva. Ou seja, dormir mal é realmente um problema muito grande, que deve ser evitado.

Muitas pessoas não levam essas consequências acarretadas pela falta de sono como algo ruim, uma vez que elas se sentem perfeitamente bem. Porém, isso não significa que você está bem, mas sim que está tão cansado que não consegue perceber isso. De acordo com pesquisas, depois de dezesseis horas acordado, o cérebro começa a apresentar falhas. Após dezenove horas sem sono, os indivíduos apresentam as mesmas reações de uma pessoa bêbada. Ainda, não vamos esquecer, a privação do sono era usada como um método de tortura.

Logo, é essencial que as pessoas entendam como é possível melhor. Isso porque, como pode-se perceber, o sono é essencial para o desenvolvimento da memória e das habilidades. Ainda, o sono REM é um certo método de terapia, que pode até mesmo amenizar emoções negativas em relação a episódios traumáticos e extremamente marcantes. Felizmente, iremos mostrar abaixo como é possível você dormir melhor, confira.

Recuperando o seu sono

Tenha um horário estabelecido para dormir

É muito importante que você mantenha um horário consistente para dormir. Por isso, vá dormir todos os dias na mesma hora. Desta forma, você conseguirá também acordar no mesmo horário diariamente, sem muito esforço. Por exemplo, determine que irá ir para a cama todos os dias as 22 horas. Cerca de duas horas antes, comece a relaxar, criando uma rotina que irá lhe proporcionar o sono.

Elimine as luzes

De acordo com o livro “Por que nós dormimos”, mesmo o mínimo de luz fraca, de 8 a 10 lux, demonstrou atrasar a liberação de melatonina noturna em humanos. A melatonina também é chamada do hormônio do sono, e ela não entra no organismo assim que o indivíduo desliga todas as suas luzes, demorando um tempo para ser liberada. Por isso, desligue todas as luzes um bom tempo antes de dormir, incluindo as dos telefones, aparelhos eletrônicos, etc.

Preste atenção ao calor

A liberação da melatonina não está apenas relacionada a perda de luz, mas também pela queda de temperatura. Ainda segundo o livro “Por que nós dormimos”, a temperatura ideal de um quarto, para que o indivíduo possa dormir tranquilamente, é de 18,3 °C. Por isso, descarregue todo o calor que você está produzindo. Inconscientemente, nós fazemos isso durante a noite colocando um pé para fora da coberta, etc.

Também, curiosamente, tomar um bom banho quente pode ser essencial. Isso dilata os vasos sanguíneos, permitindo que seu corpo elimine todo esse calor extra do núcleo.

Não use produtos com cafeína

Para que você possa realmente cair no sono, é preciso evitar produtos com cafeína, como cafés, energéticos, pílulas, etc. Use a cafeína apenas de manhã ou no início da tarde, visto que esta substância tem uma meia-vida média de cinco a sete horas. Ou seja, ela irá demorar este período para sair do seu corpo.

Aumente o seu sono privando-se dele

Apesar disso parecer uma frase contraditória, tente aumentar o seu sono privando-se dele. Por exemplo, caso você consiga dormir apenas seis horas por noite, comece a dormir apenas cinco. Desta forma, no próximo dia, se sentirá cansado, visto que terá roubado de você mesmo uma hora de sono. Depois, se deixe dormir por cinco horas e dez minutos, aumentando isto gradualmente durante os dias. Assim, você sentirá o seu sono aumentando.

Conferiu todas as dicas que demos? Então, agora é hora que colocá-las em prática, para que você realmente possa dormir melhor.

Anterior

Como Fazer Bons Amigos?

Como Melhorar a Concentração?

           
Próximo

Deixe um comentário