Curiosidades sobre a Austrália

A Austrália é um dos países mais bem desenvolvidos do planeta. Situa-se no Oceania, o último dos continentes a ser colonizado, que conta ainda com a Nova Zelândia e partes das ilhas do Arquipélago Malaio. O país, banhado pelos Oceanos Índico e Pacífico, foi parte do Império Britânico até 1901, quando se tornou independente. É famoso pelas belas paisagens, pelo turismo de aventura, praias incríveis e animais exóticos como o canguru, o ornitorrinco e o demônio da tasmânia.

Que tal saber um pouco mais sobre este enorme país?

Como se comunicar na Austrália?

A Austrália é um dos países com menor densidade habitacional do mundo, contando em média 2,5 habitantes por km². Além disso, diversas línguas e dialetos locais se misturam no cotidiano das pessoas. O motivo disso é que, apesar de o inglês ser a língua oficial, o intenso processo migratório levado a cabo por políticas governamentais entre 1945 e 1970. Assim, além do inglês e de línguas indígenas, há também presença da língua espanhola, italiana, mandarim, grega, alemã, etc. No total, estima-se que são mais duzentas as línguas faladas em território australiano.

Maiores cidades da Austrália

A Austrália é um país tipicamente urbano, com mais de 60% dos habitantes vivendo nas grandes cidades. Sidney, na Nova Gales do Sul, é a maior cidade do país, com quase cinco milhões de habitantes (mais de 20% da população da Austrália. É lá que se encontra o principal aeroporto do continente, porta de entrada dos visitantes, além de praias impecavelmente bem cuidadas, como a de Bondi Beach, além de  Universidades de renome internacional, como a de Tecnologia de Sydney e a Western Sydney.

Melbourne não fica atrás com quase 4,5 milhões de habitantes. A cidade recebe eventos esportivos internacionais, com os do circuito da fórmula 1 e o Australian Open de Tênis. Possui também enormes áreas verdes e de preservação ambiental, ao lado de enormes prédios e construções.

A Grande Barreira de Coral da Austrália

Na costa nordeste da Austrália situa-se a maior formação (recife) de corais do mundo, a Grande Barreira de Corais, com mais de dois mil quilômetros, de um lado ao outro. A barreira levou milhões de anos para ser construída, a partir de um trabalho infindável de depósito de esqueletos de milhões de pequenos corais. É patrimônio da humanidade e um ambiente marinho protegido. Possui mais de duzentas espécies e outras mil e quinhentas de peixes, além de lagostas, águas-vivas, caracóis e mexilhões.

Animais típicos da Austrália

Canguru

Os cangurus são os maiores saltadores do mundo animal. Típicos da Austrália, estes animais, como os coalas e o demônio da tasmânia, são do grupo dos marsupiais, pois possuem uma bolsa na região do abdome, chamada de marsúpio. Esta bolsa contém as glândulas mamárias do canguru e, assim, os filhotes podem ser amamentados e protegidos dos predadores. O canguru-vermelho (Macropus  rufus), o maior dentre eles, pode pesar até 90 quilos e ter até mais de dois metros de altura, do rabo à cabeça.

Ornitorrinco

O ornitorrinco é um animal estranho, com bico de pato e corpo peludo e também uma cauda parecida com a do castor. É um animal australiano típico que se destaca, além de suas características físicas, por se um exímio nadador. Apesar de mamíferos, as fêmeas não têm mamas. Os filhotes se alimentam do leite que é produzido pelas glândulas mamárias e que se acumula no peito da mãe, sugando e lambendo este líquido.

O “demônio” da Tasmânia

O impagável Taz, desenho animado dos Looney Tunes (Taz-Mania) tem inspiração em um animal de verdade, que vive na Tasmânia, estado insular da Austrália. Ele recebe o nome de demônio ou diabo da Tasmânia, por emitir fortes gritos, principalmente quando acuado e também por estarem sempre brigando (quando não estão comendo). Assim como os cangurus, são marsupiais e donos de uma dentição poderosa, capaz de destroçar carnes e ossos rapidamente.

O deserto australiano

No interior da Austrália encontramos uma enorme área de deserto, conhecida como o Outback Australiano. Ele cobre praticamente 2/3 do território da Austrália com quase 1,6 milhões de km² e é um dos cartões postais do país. As temperaturas podem chegar a 51ºC durante o dia e frios intensos, com graus negativos durante a noite. A sua superfície de terra é salgada, sendo este um forte indício de que lá teria sido um mar a milhões de anos atrás. Os aborígenes australianos são os principais habitantes deste terreno de contrastes, residindo no Outback a mais de 40.000 anos.

Praias na Austrália

Banhadas por dois oceanos, a Austrália conta com praias espetaculares e de cenários incríveis, algumas delas com presença no Circuito Mundial de Surf.  A preocupação dos australianos com o meio ambiente se revela na conservação das praias e de seu entorno, como Whitehaven Beach, em Queensland, cujo acesso é feito por meio de barcos. Byron Bay Beach, o ponto mais oriental da Austrália, recebe anualmente a migração das baleias jubarte. Está a 763 quilômetros de Sydney. A Coles Bay, na Tasmânia, fica nas proximidades do famoso Freycinet National Park e bem ao lado da lindíssima praia de Wineglass Bay.

Anterior

Curiosidades sobre a Inglaterra

Curiosidades sobre a Espanha

           
Próximo

Deixe um comentário