Curiosidades Sobre os Cinco Sentidos do Corpo Humano

O ser humano é um ser sensitivo. Todo e qualquer estímulo do universo, desde as mais mecânicas forças físicas até o eletromagnetismo, são percebidos pelo Homo sapiens de diferentes formas. Os Cinco Sentidos são mais poderosos do que aparentam ser, e nos ajudam a interagir com o meio no qual vivemos hoje. Porém, alguns desses sentidos não funcionam da maneira como imaginamos.

Visão – A retina do olho “vê” o mundo ao contrário

A função da visão é além de simplesmente focalizar raios de luz para formar a imagem que está diante de nossos olhos. O olho humano é formado por um conjunto de lentes, que convergem os feixes luminosos para projeção na retina. Por conta das características dessas lentes, é possível observar objetos à distância, mas a visão que chega ao nosso ponto focal está de “cabeça para baixo’. Então como nós não vemos tudo ao contrário? Simples: milhões de células fotorreceptoras da retina interpretam os sinais e invertem a imagem, ou seja, “re-revertendo” o que vemos.

Tato – A pele tem receptores diferentes para calor e frio

O tato nos dá diversas informações do ambiente que interagimos, incluindo as sensações de calor e frio. Os termorreceptores, presentes na derme, percebem o frio e o calor… dentro dos seus limites. Receptores de frio deixam de ser estimulados em temperaturas abaixo de 5 °C. Já os de calor, começam a ser substituídos por receptores de dor a partir de 45 °C, para evitar danos na nossa pele. Por isso começamos a sentir dores em temperaturas muito altas, como no fogo.

Audição – O ouvido possui os menores ossos do corpo humano

A percepção do som depende da percepção de ondas sonoras. Essas ondas passam pelo canal auricular, e são direcionados para o tímpano. O martelo, a bigorna e o estribo, que são ossos bem diminutos, convergem as ondas sonoras para a cóclea, e daí para os receptores sonoros. A título de curiosidade, o título de “menor dos menores” vai para o estribo, que pode medir de 4 a 7 mm. E a articulação entre estribo e bigorna é a menor de todo o corpo humano.

Paladar – O paladar é o único sentido necessário à vida

A percepção do sabor é mais importante do que imaginamos. A língua apresenta diferentes sensores de sabor, que são as papilas. Elas fornecem ao cérebro informações sobre se o que estamos ingerindo é passível de ingestão, como alimentos de paladar doce, ou de rejeição, quando sentimos um alimento amargo ou extremamente azedo. A grande questão é que, em casos de ausência de percepção do paladar, o humano deixa de se alimentar com frequência, sendo necessária intervenção médica.

Olfato – Não se sabe totalmente como funciona o olfato

O nariz percebe o olfato graças a receptores de odor, que após entrarem em contato com moléculas odoríferas, transmitem a informação do cheiro ao cérebro. Porém, não se sabe exatamente como funciona a percepção ao odor. Os receptores de odor diferenciam uma estrutura molecular de outra só de substituirmos um elemento químico? Existem receptores específicos para cada classe de odor, como no paladar? O estímulo ao cheiro se dá por vibração das moléculas? O debate ainda está aberto!

Anterior

Curiosidades Sobre a África

Como Fazer Amigos Facilmente?

           
Próximo

Deixe um comentário