Curiosidades Sobre a África

A cultura de matriz africana está firmemente presente no cotidiano brasileiro, através de diferentes manifestações e aspectos na linguagem, dança, religiosidade, culinária,  música, teatro, literatura, etc. Sabe-se que o continente africano mantém uma relação histórica muito estreita com o Brasil, em função do processo escravagista de diferentes povos e etnias para a produção de mercadorias e bens, basicamente na agricultura e mineração, mas também em uma infinidade de outros afazeres.

Mas há mais fatos e curiosidades sobre a África que você deveria saber e, se este for o caso, você está no lugar certo. Vamos lá?

África: continente de contrastes

Continente de enormes contrastes, belezas e riquezas, mas também de problemas sociais graves, a África é formada por 55 países, distribuídos em cinco regiões geográficas e contabilizava cerca de 1,3 bilhões de habitantes em 2019 (número que deve dobrar até 2050, segundo alguns estudos).

Mandela: da prisão ao prêmio Nobel

Nélson Mandela, Presidente da África do Sul de 1994 a 1999, passou 27 anos na prisão, em função de sua militância política contra o regime do apartheid, implantado naquele país em 1948. Em 1993 foi eleito Prêmio Nobel da Paz, pela sua contribuição para a paz na África do Sul e pelo fim do regime de segregação racial.

Escravos para as Américas

Cerca de 10 milhões de escravos africanos foram comercializados para as Américas, sendo o Brasil o principal destino, com cerca de 40% do total. Calcula-se que de cada 100 escravos, apenas 45 chegavam ao seu destino final.

O maior deserto quente do mundo

O Saara é o maior deserto quente do mundo. Tem cerca de 9,2 milhões de km², com temperaturas que variam de 50º C, durante o dia a menos 10º C, à noite. Em extensão, só perde para a gelada Antártida, que tem 14 milhões de km².

Conheça a África

Uma excursão ou safári para a África pode custar entre 2.000 e 7.000 dólares por pessoa, segundo algumas agências de turismo brasileiras, dependendo das acomodações, da época do ano e do destino.

Três destinos bastante procurados são as Cataratas Vitória (fronteira entre Zâmbia e Zimbábwe), o Monte Kilimanjaro, na Tanzânia e o Parque Nacional Kruger na África do Sul. Nesse último caso, aproveite também para uma visita à Cidade do Cabo e Joanesburgo.

O turismo é um dos principais setores econômicos de países como Egito, África do Sul e Marrocos.

Inúmeras línguas em um único continente

O Português é a língua oficial em seis países da África: Moçambique, Angola, Guiné-Bissau, Cabo Verde, São Tomé e Príncipe e, mais recentemente, a Guiné Equatorial. Além dos idiomas oficiais, há mais de duas mil línguas espalhadas pelo continente e milhares de dialetos, com destaque para o zulu, xhosa e o africâner.

O ouro branco

O comércio ilegal do marfim (ouro branco) resultou na redução de 70% da população de elefantes africanos, segundo a WWF – World Wild Fundation , que aponta para  extinção desta espécie até 2040, se providências não forem tomadas.

Entre os maiores do mundo

O maior rio do mundo, o Nilo, tem quase 6.650 quilômetros. Além disso, a África ostenta outros recordes mundiais: o maior animal terrestre – o elefante africano; o animal mais rápido – o guepardo; o maior primata – o gorila; a cobra mais venenosa – a puff adder; o maior sapo – o goliatth; a cidade mais quente – Dallol, na Etiópia (34º C em média e picos de 60º C!); o maior réptil – o crocodilo do Nilo.

O rio Nilo foi de grande importância para a civilização egípcia.

Diamantes de sangue

A África é também a maior exportadora de diamantes do mundo. No entanto, os chamados “diamantes de sangue” financiaram guerras civis e golpes de Estado, principalmente na década de 1990, dizimando mais de 4 milhões de pessoas. A situação foi retratada no cinema com o filme “Diamante de Sangue”, estrelado por Leonardo di Caprio.

Maior maratonista do mundo

A África tem também expressão no meio esportivo, principalmente em corridas de longas distâncias e maratonas. Destaque para os etíopes e quenianos como, por exemplo, Eliud Kipchoge, tido como o maior maratonista do mundo.

Comer bem na África

A culinária africana tem presença em todas as partes do mundo. Na própria África, destaque para o “Bobotie”, feito de uma mistura de carne moída, pão, leite, castanhas, cebola, damascos, passas, ervas, curry e outras especiarias. Geralmente é servido junto com o arroz amarelo, de sabor adocicado.

Beber com estilo na África

No campo das bebidas, temos o “Umqombothi”, nome que vem dos dialetos zulu e xhosa. Trata-se de uma cerveja de baixo teor alcoólico e largamente consumida em todas as regiões.

Veja também

Quizzes para testar os seus conhecimentos sobre países da África:

Anterior

Como Trabalhar de Maneira Inteligente?

Curiosidades Sobre os Cinco Sentidos do Corpo Humano

           
Próximo

Deixe um comentário