Curiosidades Sobre o Verão

O Verão, uma as quatro estações do ano, se caracteriza por temperaturas mais altas e maior incidência de chuvas. Além disso, por coincidir com o período de férias escolares, é a estação ideal para curtir uma praia ou uma cachoeira e aproveitar os dias que são mais longos.

Que tal saber mais sobre o verão? O nosso blog é o lugar certo par isso!

As quatro estações do ano

Primavera, verão, outono e inverno, as quatro estações, foram definidas em função das variações climáticas que são observadas ao longo do ano. Estas variações são motivadas pela inclinação da Terra em relação ao Sol. Por conta desta inclinação, os dias no verão são mais longos e as noites mais curtas.

Um planeta, dois “verões”

As estações ocorrem em meses diferentes nos hemisférios sul e norte da Terra, por conta da inclinação do planeta em relação ao Sol e pelos movimentos de rotação e translação da Terra. Assim, o verão no hemisfério norte, ou verão boreal, ocorre mais ou menos entre 21 de dezembro e 20 de março. No hemisfério sul, o verão austral acontece entre 21 de junho e 20 de dezembro.

Verão e o dia mais longo do ano

O solstício de verão, nome complicado para o momento em que o Sol atinge a sua maior declinação em latitude em relação à Linha do Equador, faz com que um dos hemisférios receba maior carga de raios solares. O solstício de verão marca o início da estação e, neste momento, temos o dia mais longo do ano.

Cidades mais quentes do mundo

Em alguns lugares do mundo parece ser verão o ano inteiro e o calor não dá nenhuma folga. Al’Aziziyah, cidade da Líbia, registrou 58ºC em 1922. Kebili, na Tunísia, marcou 55ºC no ano de 1931. 54,5ºC (quase um empate) foi registrado na cidade Timbuktu, no Mali. Estas duas últimas cidades ficam bem próximas do deserto do Saara, que é o maior deserto quente do mundo, com 9,2 milhões de km2 e temperaturas entre -10ºC e +50º.

Cidades mais quentes no Brasil

O Brasil com suas características tropicais, exibe também cidades com temperaturas nas alturas. Bom Jesus, no Piauí, e 635 quilômetros distante de Teresina, já registrou picos de 44,7ºC. O Rio de Janeiro registrou em 2019 temperaturas de 41,6ºC e sensação térmica de 48,5ºC. A também piauiense Oieras, tem temperatura máxima registrada de 39,7ºC. Curiosamente, o Piauí conta com sete cidades entre as vinte mais quentes do Brasil. 

Verão europeu

Em 2019 a Europa registrou a maior onda de calor de sua história, com temperaturas chegando a 41ºC em Paris, com pico de 45,1ºC em Villevieille. O calor foi tanto que comprometeu o funcionamento do tráfego por trens, em função do aquecimento e de uma possível dilatação dos trilhos. Na região da Catalunha, na Espanha, ocorreram incêndios enormes e persistentes. As “autobahns”, rodovias de alta velocidade na Alemanha também foram afetadas, em função da possibilidade de rachaduras nas pistas, provocadas pelo calor.

El Niño, La Niña e o verão

Fenômenos naturais de efeitos opostos, El Niño e La  Niña provocam variações  e extremos climáticos em todo o globo. O El Niño aquece de forma anormal o Oceano Pacífico Equatorial. Ele causa, no Brasil, secas, aumento de temperaturas na maioria das regiões, mas também chuvas consideráveis na região sul. Na direção contrária, a La Niña, esfria o Pacífico Equatorial e provoca estiagem na região sul e aumento das chuvas nas demais regiões. O verão mais quente dos últimos anos, sob o efeito do El Niño ocorreu em 1998, com chuvas de forte intensidade no sudeste e seca no nordeste.

Protegendo-se do Verão

Alguns cuidados básicos são necessários para se proteger do verão e do calor, tais como: hidratação constante, protetor solar, comer mais frutas e legumes e menos alimentos gordurosos ou frituras, dormir bem à noite, usar roupas com proteção UV e óculos de sol.

Aonde ir no verão brasileiro

As praias são destinos certos durante o verão brasileiro. Com um extenso litoral, há milhares de opções para todos os gostos e bolsos. A agência de viagens Flight Network, do Canadá, aponta todos os anos as melhores praias do mundo. No Brasil, as três melhores segundo a agência seriam: a Praia do Sancho, em Fernando de Noronha, com seu cenário de tirar o fôlego. A Praia da Pedra Furada, em Jericoacoara no Ceará, fica a 300 km de Fortaleza, é lindíssima e recebe esse nome pela enorme pedra com um furo no meio, que domina a paisagem. A terceira é a Praia do Espelho, em Trancoso (BA), famosa por suas piscinas naturais e pelos coqueirais na orla da praia.

Anterior

Curiosidades Sobre a Primavera

Curiosidades Sobre Cachorros

           
Próximo

Deixe um comentário