Curiosidades Sobre a Primavera

A primavera, a “estação das flores”, é uma as quatro estações do ano. Sucedendo o inverno e antecipando o verão, é caracterizada pelo clima mais ameno e úmido, por ter duração de noites e dias bem próximos, além da ocorrência da floração de diferentes espécies de plantas.

 Vamos saber mais sobre a primavera?

As quatro estações do ano

Primavera, verão, outono e inverno, as quatro estações, foram definidas em função das variações climáticas que são observadas ao longo do ano. Estas variações são motivadas pela inclinação da Terra em relação ao Sol. Esta inclinação, aliada aos movimentos de rotação e translação da Terra, faz com que as estações ocorrem em meses diferentes nos hemisférios sul e norte da Terra.

O Equinócio da Primavera

O Equinócio (palavra derivada do latim, que significa noite igual), é o momento em que o Sol incide da mesma maneira nos dois hemisférios da Terra. Isso acontece duas vezes por ano – março e setembro – e marca o início da primavera e do outono, alternadamente nos dois hemisférios. Neste dia, o sol e a noite tem exatamente 12 horas cada.  No hemisfério sul a primavera tem início em 22, 23 de setembro e vai até 21 ou 22 de dezembro. Já no hemisfério norte, ocorre de 20, 21 de março até 22, 23 de junho.

Deusas da Primavera

Na Grécia antiga, eram realizados festivais na primavera em homenagem à deusa Rhea, tida na mitologia grega como a mãe de muitas outras divindades. Também na Grécia, a deusa Perséfone tinha o seu nome vinculado à natureza e à fertilidade, características da primavera. Os romanos em 250 aC celebravam a Hilaria, também na primavera, em homenagem à deusa mãe Cibele.

A Primavera no mundo

No calendário persa, utilizado em vários países da Ásia Central, o  ano novo (Nowruz) inicia-se por volta de 20 março, coincidindo com a chegada da primavera. As celebrações duram treze dias, em uma tradição de mais de 3000 anos. Na Suíça, na chegada da primavera, se comemora o Sechselauten, que inclui desfiles com trajes históricos e a queima do Boogg, boneco de neve feito de madeira e tecido. Na China, a Festa da Primavera existe há mais de quatro mil anos e inclui muitos dragões e fogos de artifício.

“Acordando” na primavera

Se no inverno alguns animais como ursos, morcegos e esquilos, hibernaram, na primavera é hora de “acordar”, retomar a rotina pela sobrevivência e recuperarem-se dos desgastes físicos do período de hibernação. Para os animais migratórios é a hora de fazer o longo caminho de volta, já que procuraram áreas mais quentes, fugindo do inverno. A primavera é também o período do ano que marca o acasalamento de inúmeras espécies de animais da fauna terrestre e marítima, motivada por alterações hormonais, aumento da libido e pela maior oferta de alimento.

Primavera no céu

As noites mais amenas e a ausência de nebulosidades significativas tornam a primavera um período particularmente propício para se observar o céu, seja você um astrônomo profissional ou amador. Com aparelhagem básica, é possível observar com certa clareza Constelações como Escorpião, Sagitário, Touro e Órion. Os planetas Saturno, Vênus, Júpiter e Marte também aparecem logo após o por do Sol.

Cuidados a se tomar na primavera

Para quem tem propensão a ter alergias, a primavera pode ser um fator negativo, pois tanto o clima mais ameno e úmido como a   maior presença de pólen no ar, aumentam as chances de doenças respiratórias, como rinites, conjuntivites, faringites e afecções cutâneas.

A Primavera Árabe

Uma onda de manifestações e revoltas populares contra governos autoritários, falta de democracia e liberdade, desemprego, alta do custo de vida e condições de vida precárias varreu o Oriente Médio e o Norte da África, a partir de 2010. Na Tunísia, os manifestantes derrubaram o governo repressivo e corrupto do  Presidente Ben Ali. A avalanche de protestos seguiu em outros países, como Egito, Líbia, Síria, Iêmen, Marrocos, Jordânia e Bahrein, com maior ou menor sucesso para as reivindicações dos manifestantes e a um enorme custo de vidas. Na Síria, por exemplo, houve mais de 400.000 mil mortos e um mar humano de 10 milhões de refugiados em outros países, praticamente a metade da população do país.

Anterior

Curiosidades Sobre o Dia dos Pais

Curiosidades Sobre o Verão

           
Próximo

Deixe um comentário