Curiosidades Sobre Cachorros

Os cães que conhecemos (e adoramos) hoje são fruto de uma longa história de convivência (ou seria amizade?) com os seres humanos. Ainda assim, esses amáveis animais continuam despertando nossa curiosidade e nos ensinando a cada dia. Abaixo seguem algumas curiosidades sobre os cachorros.

Os cachorros foram os primeiros animais domesticados pelo homem

O cachorro, cujo nome científico é Canis familiaris, é uma das 38 espécies da família dos canídeos, família essa que inclui também lobos, raposas e guaxinins, por exemplo. Evidências científicas sugerem que os cães que conhecemos hoje possuem como ancestrais os lobos (Canis lupus). Ainda não se sabe exatamente em qual ponto da História que ocorreu a domesticação do cão pelo homem, mas a estimativa é que isso tenha ocorrido há 15 mil anos atrás.

Cães: uma espécie, muitas raças

Embora a domesticação do cão tenha ocorrido há muito tempo, as raças que conhecemos são bem mais recentes, datando de “apenas” centenas de anos, e são resultado de gerações e gerações de seleção artificial. Atualmente existem cerca de 500 raças de cães por todo o mundo, embora entidades internacionais, como a American Kernel Club, reconheçam apenas 193.

Rottweiler foi criado em laboratório: verdade ou mito?

Dentre as várias raças, algumas geram controvérsias devido a sua agressividade, causando incidentes de diferentes gravidades. Uma dessas raças é o temido Rottweiler, e existe uma crença popular de que essa raça fora criada em laboratório para uso em combate. Engano. Essa raça alemã é considerada descendente dos cães pastores da época do Império Romano, e inicialmente era usada no pastoreio. Somente durante a Primeira Guerra Mundial que o Rottweiler começou a ser usado como cão de guarda, como conhecemos hoje.

Cachorrões e cachorrinhos: diferença entre tamanhos

Afinal, qual a diferença de tamanho entre doguinhos e dogões? O cãozinho chihuahua, considerado símbolo nacional do México, pode medir 18 centímetros de altura e pesar no máximo 2,8 quilos. Do outro lado, o maior cão de todos os tempos (segundo o Guinness Book) foi um Dogue Alemão chamado Zeus. O cachorrão mediu 111,8 cm de altura. Equivalente a seis chihuahuas, um em cima do outro.

Cão que ladra não morde?

Outro ditado bastante popular, que quer dizer algo semelhante a “aquele que muito barulho faz, mas ao fina não se torna ameaça”. Veterinários e especialistas não confirmam se esse ditado é verdadeiro para os cachorros, pois existem diferentes tipos de latidos: latidos de entusiasmo, quando comunicam que querem “brincar”, latidos de alerta, possessividade, etc. Porém, existem dicas de como saber se o cão está sendo agressivo, como rosnar, mostrar os dentes, ou demonstrar tensão. Um cão somente ataca quando se sente ameaçado, ou em disputas por território ou por uma fêmea no cio. Nesses momentos, manter a calma e evitar contato visual com o cão ajuda a evitar possíveis incidentes.

Anterior

Curiosidades Sobre o Verão

Curiosidades Sobre Gatos

           
Próximo

1 comentário em “Curiosidades Sobre Cachorros”

Deixe um comentário