Curiosidades sobre o Outubro Rosa

O Outubro Rosa é uma programação anual que tem como objetivo principal a conscientização para a necessidade da prevenção precoce do câncer de mama, através de extensas atividades. Busca, desta forma, aumentar as chances de tratamento e cura. 

Vamos saber mais sobre esta importante luta em defesa das mulheres?

A história do Outubro Rosa

Em 1990, nos Estados Unidos, a Fundação Susan G. Komen For the Cure organizou uma corrida com o intuito de arrecadar fundos para o tratamento do câncer de mama e também alertar sobre os perigos desta doença. Na ocasião, os participantes usaram uma fita rosa no peito, que se tornou um símbolo da luta contra o câncer de mama. A corrida foi repetida nos anos anteriores e acabou ganhando adeptos em todo o mundo, com a denominação de Outubro Rosa. 

Outubro Rosa no Brasil

Em 2002 o Obelisco do Ibirapuera, em São Paulo, permaneceu iluminado de rosa durante todo o mês de outubro. Já no ano de 2008 a iluminação foi repetida em diferentes monumentos no Brasil, como o Cristo Redentor no Rio de Janeiro. A partir daí as campanhas de prevenção ao câncer de mama foram intensificadas no mês de outubro, com a adesão de agências e órgãos governamentais e organizações da sociedade civil, que promovem diferentes atividades, como panfletagem, palestras, exames gratuitos, etc., de maneira a ampliar as informações e esclarecimentos sobre o assunto.

Câncer de mama no mundo

A IARC – Agência Internacional de Pesquisa em Câncer estima que o câncer de mama é, ao lado do câncer colorretal e o de pulmão, os três de maiores incidências no mundo. 6,6% de todos os casos de morte no mundo são determinados por câncer. Ainda de acordo com a Agência, 11,6% dos casos diagnosticados de câncer no mundo são de mama.  

O câncer de mama no Brasil

O INCA – Instituto Nacional do Câncer, estima em 60.000 o número de ocorrências de câncer de mama em mulheres no Brasil no ano de 2019. Este número corresponde a quase 30% dos casos de câncer no país, inferior somente ao câncer de pele. No entanto, o câncer de mama é o responsável pelo maior número de óbitos entre os diferentes tipos de câncer no Brasil, com 13,68 mortes para 100.000 mulheres.    

Diagnóstico precoce do câncer de mama

Estima-se que a detecção precoce do câncer de mama seja responsável por 95% das possibilidades de cura. Na direção contrária, quanto mais tardia for feita esta constatação, menores serão as chances de cura e maiores as possibilidades de óbito. Assim, além de ficarem alertas a qualquer anormalidade na região mamária, é recomendável que se façam mamografias regularmente a partir dos 40 anos de idade. No caso do Brasil, porém, o SUS – Sistema Único de Saúde, determina a realização de exames a cada dois anos, entre 50 e 69 anos, o que pode ser um fator de agravo para o diagnóstico da doença.

Homens também tem câncer de mama!

Apesar de raro, o câncer de mama também acomete 1% da população masculina. O exame para detecção segue os mesmos procedimentos que são realizados em mulheres, tais como mamografia, biópsia e ultrassom. Uma síndrome congênita em homens, a chamada Síndrome de Kleinefelter, pode aumentar o risco de câncer de mama em até 60 vezes.

Anterior

Curiosidades sobre o Novembro Azul

Curiosidades sobre o Setembro Amarelo

           
Próximo

Deixe um comentário