Curiosidades Sobre o Dia dos Pais

O Dia dos Pais é celebrado em centenas de países do mundo, em datas variadas, de acordo com a tradição, a religião ou fatores econômicos. O papel de pai tem sido assumido de uma forma mais intensa e participativa nos dias de hoje e, ainda que não tenha o mesmo apelo sentimental do dia das mães, é mais do que justo homenagear o orgulho, carinho e dedicação que os pais nos proporcionam.

As Origens do Dia dos pais

Consta que na Babilônia, há quatro mil anos atrás, Elmesu teria feito um cartão de barro, desejando vida longa e próspera para o seu pai. Nos EUA, a primeira comemoração do dia dos pais ocorreu em 19 de junho de 1910. A americana Sonora Dood pretendia homenagear o pai, um soldado veterano da Guerra da Secessão nos Estados Unidos. O dia 19 de junho coincidia com o aniversário do pai. A ideia se alastrou e em 1972 o então Presidente Richard Nixon instituiu o dia no terceiro domingo de junho.

O patrono do Dia dos Pais

O pai da americana Sonora Dood, William Jack Stuart, era um veterano da Guerra Civil Americana (ou Guerra de Secessão) e pai de quatorze filhos. Quando Sonora tinha 16 anos, sua mãe morreu, com William (no seu segundo casamento) tendo que cuidar dela e de outros cinco irmãos. Sonora afirma que William era “pai e mãe para ela e de seus irmãos e irmãs”, daí a ideia de sua homenagem.

Dia dos pais no Brasil

No dia 16 de agosto de 1953 ocorreu a primeira comemoração do dia dos pais no Brasil. Diferentemente dos Estados Unidos, a data aqui teria sido pensada por Sylvio Bhering, um publicitário das organizações O Globo. A ideia central dele era associar a figura paterna ao de São Joaquim, comemorado no mesmo dia. Posteriormente a data foi alterada para o segundo domingo de agosto, o que permanece até hoje.

Dia dos Pais no Mundo

Mas a forma como implantado no Brasil e nos EUA não é regra em outros países do mundo. Na Rússia, por exemplo, a data é em 23 de fevereiro, coincidindo com o “Dia do Defensor da Pátria” . Outros países como Espanha, Itália e Portugal optaram pelo 19 de março, data em que a Igreja Católica celebra São José, marido de Maria. Na Romênia ele é celebrado junto com o dia das mães.

Dia dos Pais e o Comércio

O Dia dos Pais tem também forte apelo comercial, ainda que distante das principais datas, como o Natal, Dia das Mães e Dia das Crianças. Sem contar a “Black Friday” que cada vez mais vem caindo no gosto dos brasileiros. A CNC – Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo estima que em 2019 o Dia dos Pais tenha movimentado 4,2 bilhões de reais.

Manifestações em favor de um único Dia dos Pais

Nem Dia das Mães e nem Dia dos Pais, mas um único dia. Nas décadas de 1920 e 1930 houve várias manifestações em Nova York em favor de um único Dia dos Pais, pois ambos deveriam ser igualmente valorizados. O movimento não vingou, por diferentes razões. Mas há países, como é o caso da Romênia, no qual as celebrações são no mesmo dia, conforme relatamos anteriormente.

O pai com o maior número de esposas no mundo

No período áureo do Império Otomano e durante o governo de Maomé III, o harém do Palácio Topkapi teria abrigado mais de mil mulheres, entre esposas e concubinas.

Os pais com maior número de filhos

O Imperador mongol Gengis Kahn teria tido quase dois mil filhos e é com certeza o líder desta lista. O Sultão marroquino Ismail Ibn Sharif (1672-1727) teve 500 filhos homens. Há uma lenda segundo a qual ele mandava sacrificar as filhas. O fisiologista austríaco Bertold Wiesner teria 600 filhos, através da inseminação artificial.

Os pais no cinema

Há excelentes filmes que tem a figura paterna como centro da trama ou com pano de fundo da narrativa. Aqui vão três dicas para ver e se emocionar com o seu pai. “Em nome do pai” (1993), com Daniel Day-Lewis, conta a história do filho que é injustamente aprisionado com o pai, após um atentado à bomba. “A vida é bela” (1997) rendeu oscar de melhor ator para Roberto Benigni, que tenta salvar seu filho dos horrores da Segunda Grande Guerra, em um campo de concentração. A animação “Procurando Nemo” (2003) é também imperdível, e narra as desventuras de Marlin, o peixe que sai à procura do seu filho Nemo.

Anterior

Curiosidades Sobre o Dia Nacional da Consciência Negra

Curiosidades Sobre a Primavera

           
Próximo

Deixe um comentário