Como Tornar Seu Filho Mais Inteligente?

Todas as famílias podem utilizar métodos já desenvolvidos pela ciência para terem uma convivência mais saudável e feliz. Porém, quais métodos podem ser aplicados para que os seus filhos sejam mais inteligentes? Esse também é um aspecto muito importante da vida familiar, visto que pessoas inteligentes são mais atentas, resolvem problemas com mais facilidade, conseguem tomar decisões mais pensadas e benéficas para as suas vidas.

Por isso, é imprescindível que os pais incentivem os seus filhos, desde a infância até a adolescência, para que eles sejam mais inteligentes, inserindo-os em diferentes atividades e contextos, incentivando certos hábitos, etc. Confira abaixo o que pode ser feito para tornar seus filhos mais inteligentes.

Coloque-os em aulas de música

Pesquisas mostram que crianças que têm aula de música são mais inteligentes e se desenvolvem melhor. Portanto, coloque os seus filhos em aulas de música, seja de canto ou de algum instrumento, de acordo com a preferência da criança. As crianças que possuem este hábito usufruem de um aumento real do QI, o que os proporciona vantagens para aprender na sala de aula.

Incentive-os nos esportes

É comprovado que após as pessoas realizarem exercícios físicos, elas aprendem palavras novas 20% mais rápido que aprenderiam caso não tivessem realizado qualquer tipo de atividade física. Ainda, também é comprovado que a prática de exercícios durante três meses aumenta o fluxo sanguíneo para a parte do cérebro focada na memória e no aprendizado em 30%.

Logo, incentivo os seus filhos a realizarem esportes, de acordo com o que eles mais gostam e se sentem confortável praticando. O importante é que, além de exercitarem o cérebro, também exercitem o corpo.

Leia com os seus filhos

Diversos pais possuem o hábito de ler para os seus filhos, antes de dormir ou em qualquer outro momento do dia. Porém, o ideal é que você leia com os seus filhos, ao invés de ler para eles, pois, assim, irá incentivá-los a desenvolver diversas habilidades. Pesquisas mostram que a leitura compartilhada é o caminho ideal para a alfabetização precoce.

Ao ler para os seus filhos, faça com que eles participem ativamente da leitura e não sejam apenas meros ouvintes.

Mantenha um período de sono satisfatório

Muitos pais não se atentam a essa questão, e deixam os seus filhos dormirem a hora que desejarem. Porém, é preciso manter uma rotina para os seus filhos, obrigando-os a dormir uma média de horas satisfatórias. A perda de uma hora de sono equivale a perda dois anos de maturação e desenvolvimento cognitivo, de acordo com o livro NurtureShock.

Incentive a auto-disciplina

Mesmo que o seu filho seja muito inteligente intelectualmente, isso não adiantará ou será benéfico caso ele não tenha auto-disciplina ou força de vontade, pois esse são aspectos determinantes para o sucesso individual. Sem dúvidas, o desempenho acadêmico relaciona-se mais com a consciência de si próprio do que com a esperteza e inteligência.

Por isso, incentive o seu filho a ser mais disciplinado e autônomo, gerenciando o seu tempo e suas atividades de forma responsável.

Incentive um processo ativo de aprendizagem

A aprendizagem é um processo ativo, e não passivo. Ou seja, é preciso prática, situações reais, para que a pessoa aprenda. Segundo o livro “Brain Rules for Baby: How to Raise a Smart and Happy Child from Zero to Five”, para cada hora por dia que as crianças passavam assistindo DVDs e vídeos de bebê, as crianças entendiam uma média de seis a oito palavras a menos do que os que não assistiam.

Ainda, segundo Dan Coyle, autor do livro “The Talent Code”,  para aprender algo, é melhor gastar 30% do seu tempo lendo sobre o assunto e os outros 70% do seu tempo testando seus conhecimentos naquele tema. Por isso, incentive um aprendizado ativo do seu filho. Dessa forma, conclui-se que o verdadeiro aprendizado não é passivo, mas sim ativo.

Mantendo os hábitos citados acima, dentre outros, como alimentação saudável, pode-se incentivar muito mais a inteligência dos seus filhos, beneficiando-os para a vida toda.

Anterior

Como Ter um Casamento Feliz?

Como Ter Uma Família Feliz?

           
Próximo

Deixe um comentário