Como Ter um Casamento Feliz?

Ter um casamento bem-sucedido é algo que não é simples, visto que é preciso de esforço vindo de ambas as partes da relação. A convivência entre pessoas é sempre complicada, pois os indivíduos possuem personalidades diferentes, preferências, manias, seus hábitos pessoais, etc. Por isso, para que o relacionamento prospere, é preciso cuidar dele e por em prática certos métodos que o torna mais saudável.

Abaixo, confira uma receita para um relacionamento saudável, expondo seis pontos essenciais para um casamento feliz, elaborados pela escritora do New York Times, Tara Parker-Pope.

O segredo para ter um casamento feliz é muito mais simples do que imaginamos.

Celebre os bons momentos

De acordo com o livro “For Better: How the Surprising Science of Happy Couples Can Help Your Marriage Succeed”, escrito por Tara, os aspectos positivos de um relacionamento são muito importantes, e, por isso, é preciso celebrar os bons momentos da vida. Ainda, esse mesmo livro expõe que casais que comemoram seus bons tempos possuem mais intimidade, confiança, satisfação no relacionamento, etc.

Dessa forma, mesmo que não tenham grandes momentos para serem celebrados, foque nas pequenas coisas, valorizando as horas positivas, ao invés das negativas.

Use a regra 5 para 1

De acordo com pesquisas, necessitamos de cinco momentos bons para superar um ruim. Isso não significa que devemos sempre contar estes momentos, mas sim ter em mente que é sempre melhor possuir mais aspectos positivos do que negativos.

Segundo os pesquisadores da Universidade de Washington, nos casamentos estáveis, há cerca de cinco vezes mais interações positivas que as negativas. E, quando essa proporção começa a cair, o casamento corre alto risco de divórcio. Visto isso, se esforce para obter momentos bons, comemorar aspectos positivos, para que o relacionamento mantenha-se saudável.

Tenha expectativas altas

Pessoas que esperam mais, sempre recebem mais, pois têm padrões altos e buscam cumpri-los. Por isso, mesmo que o seu relacionamento esteja desanimador, mantenha suas expectativas altas, para melhorá-lo. Não aceite um casamento com padrões baixos, pois isso proporciona uma degradação ainda maior.

Segundo o Dr. Baucom, pessoas que realmente querem ser bem tratados e que desejam romance e paixão pelo casamento, acabam tendo esse tipo de casamento.

Tenha o apoio dos seus amigos e família

Para que um casamento seja saudável e bem-sucedido é preciso que os envolvidos tenham contato e o apoio dos seus amigos e família. Apesar do casamento ser o seu relacionamento mais importante, ele não pode ser o único, pois isso torna-o muito cansativo e maçante.

Mantenha o contato com outras pessoas que sejam próximas, mantendo-as informadas acerca dos seus problemas, para que elas possam lhe ajudar.

Não espere que o seu companheiro irá lhe fazer feliz

Para que um relacionamento seja bem-sucedido é preciso que você seja feliz por si só, não dependendo do seu cônjuge. Caso você coloque esta expectativa no seu companheiro, isso pode ser muito prejudicial para o relacionamento, pois outra pessoa não poderá lhe fazer feliz e, com isso virá a frustração e a infelicidade.

Ademais, ter esta exigência é algo irreal e muito injusto para o outro envolvido no casamento, pois esse se sentirá culpado por não cumprir com suas expectativas.

Faça sexo

Ao longo de um casamento, a frequência com a qual o sexo é feito diminui, e isso é completamente normal. Porém, não deixe de fazer sexo, conforme a sua vontade, pois ele é um aspecto importante da relação. O sexo ajuda a criar um vínculo maior entre os indivíduos, melhora o humor, diminui a irritação, etc.

Seguindo estas dicas acima, é muito provável que o seu relacionamento seja mais feliz e mantenha-se saudável.

Anterior

Como Pessoas Bem-Sucedidas Gerenciam o Tempo?

Como Tornar Seu Filho Mais Inteligente?

           
Próximo

Deixe um comentário