Como Ter Uma Família Feliz?

O desejo de praticamente todas as famílias é que elas sejam harmoniosas, felizes e tenham boa convivência e relacionamento. Porém, isso nem sempre é possível, devido aos problemas interpessoais que podem surgir ao longo do tempo, principalmente pelas diferenças de personalidade e convivência constante, possibilitando o surgimento de situações conflituosas nos relacionamentos e a degradação da mesma.

Assim, é preciso zelar pela convivência familiar, a fim de que essa seja boa e leve à felicidade. E, apesar do que muitos pensam, ter uma família feliz não é algo complicado, mas sim que pode ser atingido por meio da prática de certas atitudes. Confira-as abaixo e saiba como aplicá-las em sua família.

Faça refeições juntos

De acordo com pesquisas, as crianças que jantam com as suas famílias se saem melhor em praticamente todas as atividades possíveis, e, isso é uma consequência da convivência. Por isso, é tão importante fazer refeições juntos.

Ainda, segundo Bruce Feiler, autor do livro “The Secrets of Happy Families: Improve Your Mornings, Rethink Family Dinner, Fight Smarter, Go Out and Play, and Much More”, as crianças que jantam com suas famílias têm menos probabilidade de beber, fumar, usar drogas, engravidar, cometer suicídio e desenvolver distúrbios alimentares. Evitando tais questões, contribui-se para uma família mais feliz e equilibrada.

Aproveite as refeições em família para aprender um pouco mais sobre a história da sua família e aumentar a participação dos avós na mesma.

Compartilhe histórias de família

Para que se tenha uma família feliz, é importante compartilhar histórias. As crianças que conhecem as histórias dos seus ancestrais têm maior autoestima e um senso de controle sobre suas vidas, algo muito benéfico para elas. Para comprovar tal afirmação, de acordo com o livro de Bruce Feiler, foi feito um estudo que confirmou que quanto mais as crianças sabiam da história de sua família, mais forte eram o controle sobre suas vidas, maior eram as suas autoestimas e mais bem-sucedidas eram as famílias.

Ainda, a narrativa mais saudável é a narrativa oscilante, que demonstra que as famílias tiveram altos e baixos, mas, mesmo assim, conseguiram superar todos os problemas e tornaram-se felizes.

Reduzir o estresse

Para que uma família seja feliz é preciso reduzir o estresse em torno dela, pois esse sentimento leva à conflitos. Ellen Galinsky, chefe do Instituto de Famílias e Trabalho e autora do livro “Mind in the Making” , perguntou às crianças qual seria o desejo que fariam aos seus pais, caso esse fosse concedido, e a maioria dos pais previu que seus filhos diriam passar mais tempo com eles, mas o desejo principal das crianças era que seus pais estivessem menos cansados ​​e menos estressados. Ou seja, esse é um aspecto muito importante para o âmbito familiar.

Faça parte de uma comunidade

Pesquisas demonstram que as famílias religiosas, que participam de uma comunidade, são mais felizes. E, isso decorre devido aos amigos que essa comunidade oferece. Para comprovar esta teoria, os pesquisadores Chaeyoon Lin e Robert Putnam realizaram um estudo que comprova que a religião que você pratica ou sua proximidade com Deus não faz diferença na satisfação geral de sua vida. Na verdade, o que importa é o número de amigos que você tem em sua comunidade religiosa, sendo dez o número ideal.

Então, faça parte de uma comunidade, não necessariamente religiosa, e inclua a sua família na mesma.

Crie listas de verificação

As listas de verificação, checklists, são extremamente benéficas para os indivíduos, e também podem contribuir muito com as famílias. Crie-as para os mais diversos momentos, para solucionar problemas ou mesmo facilitar situações do cotidiano. E, ainda, inclua todos os membros da família na criação e cumprimento dessas listas de verificação.

Dê autonomia às crianças

As crianças são mais felizes e possuem mais motivação quando podem tomar mais decisões, possuindo autonomia. Segundo os Cientistas da Universidade da Califórnia, as crianças que planejam os seus dias e estabelecem metas semanais desenvolvem o córtex pré-frontal e outras partes do cérebro de forma mais benéfica, o que as ajudam a exercer maior controle cognitivo sobre suas vidas.

Valorize os avós

Caso a família tenha crianças, é muito importante valorizar os avós, pois eles podem trazer grandes benefícios à convivência familiar e tornar os relacionamentos menos estressantes e mais satisfeitos. A convivência com os avós as tornam mais sociais, melhora o desempenho na escola e aprimora a empatia.

Anterior

Como Tornar Seu Filho Mais Inteligente?

Como Ser Mais Interessante? – 7 Dicas

           
Próximo

Deixe um comentário