Goiás - II

Quiz com perguntas sobre a história do estado de Goiás.

  1. O que estimulou os bandeirantes paulistas a ocuparem o Centro-Oeste brasileiro?

  2. Sobre a população negra em Goiás, é CORRETO afirmar:

  3. Pra minha mãezinha já telegrafei E já me cansei de tanto sofrer Nesta madrugada estarei de partida Pra terra querida que me viu nascer já ouço sonhando o galo cantando O nhambu piando no escurecer A lua prateada clareando a estrada A relva molhada desde o anoitecer Eu preciso ir pra ver tudo ali Foi lá que eu nasci lá quero morrer (Gois e Bemonte. “Saudades da minha terra”) O texto acima é uma representação do “desejo de voltar para o campo”. Sobre essa temática, levando em consideração o Estado de Goiás, é CORRETO afirmar:

  4. Sobre a mudança da Capital do Estado de Goiás, marque a proposição INCORRETA:

  5. Com a Independência, iniciou-se a passagem da ordem colonial à nacional. O grito do Ipiranga ecoou principalmente nas regiões centrais (Rio de Janeiro, Minas e São Paulo), mas o Brasil era um continente formado por inúmeras ilhas cercadas pelo desejo de afirmação de uma nova nacionalidade. Acerca da vida econômica e social do Brasil no contexto da independência, é CORRETO afirmar:

  6. A cidade de Pirenópolis tem na Festa do Divino uma das suas principais atrações. Na relação entre festa e cultura pirenopolina, destaca-se

  7. A formação econômica e social de Goiás decorreu da descoberta das Minas, que provocaram grande influxo populacional para a região. Nos idos da década de 1770, no entanto, já se percebia a diminuição de seu ritmo de produção e

  8. O brilho e a escassez do metal precioso são marcas de nascença do mundo goiano entre os séculos XVIII e XIX que, lentamente, foram apagadas pelos rastros das boiadas e pelos trilhos do trem. Nesse longo processo de formação, destaca-se o seguinte fator:

  9. Registram o nascimento da já desaparecida Roncador de Goiás. Ali se registrava o grosso comércio da feira de burros e das muladas vindas das Minas Gerais. VAZ, Coelho. Diário de tropeiro: poemas. Goiânia: Kelps, 2002. p. 45. O poema é sobre os tropeiros, os principais responsáveis pelo transporte de mercadorias no século XIX e parte do século XX em Goiás. Sobre a relação dos meios de transportes com a economia goiana desse período, é INCORRETO afirmar:

  10. O povoamento branco de Goiás, no século XVIII, foi caracterizado pela prodigalidade na construção de igrejas. Só em Vila Boa, capital da capitania, foram construídas, no espaço de 50 anos, oito igrejas. Esse grande número de igrejas, no início do povoamento branco de Goiás, explica-se pelo fato de os templos servirem

Leia mais sobre...

  • Roma Antiga

    Confira as principais características da Roma Antiga com relação as suas três fases principais: a Monarquia, a República, e o Império.

  • Ciclo do Ouro

    O ciclo do ouro (mineração) foi um período no qual a extração e exportação do ouro tournou-se a base da economia brasileira. Isso gerou uma concentração populacional na região centro-sul e ajudou no desenvolvimento do mercado interno.

  • Revolução Industrial

    Resumidamente, a Revolução Industrial foi a mudança do processo produtivo manufatureiro para a indústria mecânica. Isso aconteceu na Inglaterra durante o século XVIII.

  • Grécia Antiga

    Confira os principais acontecimentos da Grécia Antiga (período Arcaico e período Clássico), assim como detalhes sobre a economia e a sociedade das polis Atenas e Esparta. Confira também informações sobre a filosofia e o teatro grego.

  • Unificação da Itália

    O movimento pela unificação da Itália (Risorgimento) começou em 1848 e pode ser considerada tardia quando comparada a outros países da Europa.

Confira também

  • Jogo da Forca

    Descubra quais são as palavras ocultas sem deixar o bonequinho enforcado.

  • + divertido Anagramas

    Use as letras disponíveis para formar o maior número possível de palavras.

  • Teste de Einstein

    Faz parte dos 2% da população mundial que consegue resolver?

  • 2048

    Use o raciocínio para somar os blocos iguais até formar 2048.

 
Quiz Bandeiras dos Estados Brasileiros - I
 
Quiz Estados do Brasil - III