Biologia - V

Perguntas sobre as características gerais dos seres vivos, a citologia e as substâncias orgânicas.

Quiz enviado por: Erisvelton

  1. Os lipídios são os nutrientes de maior teor calórico, seguidos por carboidratos e proteínas. A elevação dos níveis sanguíneos de insulina é um dos principais sinais responsáveis pela mobilização dos excedentes nutricionais sob forma de lipídios pelo tecido adiposo. Muitas pessoas recorrem a uma dieta baseada na ingestão exclusiva de lipídios e proteínas. Apesar de seus efeitos sobre a saúde serem discutíveis, esse tipo de dieta pode conduzir efetivamente a uma perda de massa corporal (peso). Sobre os Lipídios, assinale a alternativa correta:

  2. Os seres vivos apresentam características próprias entre as quais uma não é verdadeira:

  3. Sobre uma mesa, há dois ratinhos semelhantes em tamanho, forma e cor, um deles goteja um pouco de líquido, desloca-se em linha reta até cair da mesa e emite um ruído como de engrenagens, que logo cessa. O outro ratinho percorre a mesa em linha sinuosa, vai até a borda e volta andar para lá e para cá, parecendo indeciso, como à procura de algo. De repente, dirige-se para um punhado de grãos, dos quais alguns são mordiscados e ingeridos. Em seguida urina e defeca, volta para junto de seus filhotes numa caixinha em cima da mesa. A partir da leitura do texto, três características permitem concluir

  4. As células sexuais são ___. A célula-ovo ou zigoto é uma célula ___. A formação de um indivíduo completo, a partir do zigoto, acontece devido ao processo de divisão celular chamado ___. A formação dos gametas acontece através da ___.

  5. O Sr. Aníbal, hoje, ao acordar, sentiu que estava com mal estar e dor de cabeça. Preocupado, foi ao médico. Após se consultar ficou mais aliviado, pois o médico disse que ele estava com início de resfriado e que era importante, além de manter uma boa alimentação, aumentar a ingestão de vitamina C nesse período, para melhorar rápido. Ajude Aníbal a escolher quais alimentos são ricos em vitamina C, assinalando a alternativa correta.

  6. Qual é o tipo de substância que exerce fundamentalmente função energética no metabolismo energético da célula?

  7. "Os seres vivos podem aumentar de tamanho em decorrência de um aumento no número de suas células ou de um aumento no volume celular." Referindo-se a:

  8. O Nucleosídeo é formado por:

  9. Altos níveis de Colesterol no sangue:

  10. Uma ___ é uma ligação química que ocorre entre duas moléculas quando o grupo carboxila de uma molécula reage com o grupo amina de outra molécula, liberando uma molécula de ___. Isto é uma reação de síntese por ___ que ocorre entre moléculas de ___, podendo ser quebrada por ___ (adição de água).

  11. O tecido (I) tem como funções o revestimento e a secreção, sendo um tecido flexível com pouca substância entre as células. A camada mais externa da pele (II) impede que o corpo perca um volume excessivo de água, evitando a desidratação. A barreira de defesa (III) protege o organismo contra agentes estranhos como vírus, bactérias e fungos. A (IV) protege tecidos internos do corpo contra a ação dos raios ultravioleta. O que corresponde corretamente aos requisitos acima é:

  12. A descoberta do microscópio permitiu visualizar estruturas celulares mais detalhadamente, o que revelou a existência de dois tipos de células: procariontes e eucariontes. Apresentando SEMELHANÇAS e DIFERENÇAS, afirmamos, respectivamente:

Leia mais sobre...

  • Meiose

    A Meiose é tipo de divisão celular que produz gametas ou esporos, necessários para a reprodução sexuada nos eucariontes.

  • Mitose

    Mitose é o processo no qual uma célula mãe divide-se em duas células filhas geneticamente idênticas.

  • DNA e RNA

    Basicamente, o DNA possui as informações genéticas necessárias para os seres vivos (incluindo alguns vírus) se desenvolverem. Já o RNA é usado para sintetizar as proteínas de uma célula.

  • Núcleo Celular

    O núcleo contém as informações heriditárias da célula e o DNA. Além disso, controla a síntese de proteínas e as divisões celulares.

  • Transporte pelas Membranas

    A membranda plasmática apresenta permeabilidade seletiva, já que permite a passagem de pequenas moléculas e impede as grandes. Os processos de troca entre o meio externo e interno são classificados em: processos passivos, ativos e mediados por vesículas.

Confira também

  • Trivias

    Divirta-se e desafie seus conhecimentos sobre diversos temas.

  • + divertido Anagramas

    Use as letras disponíveis para formar o maior número possível de palavras.

  • Jogo da Forca

    Descubra quais são as palavras ocultas sem deixar o bonequinho enforcado.

  • 2048

    Use o raciocínio para somar os blocos iguais até formar 2048.

 
Quiz Biologia para Medicina
 
Quiz Célula, Vírus e Bactérias