América Latina - I

Quiz da América Latina com perguntas sobre regionalização, IDH (Índice de Desenvolvimento Humano), hidrografia, multinacionais, urbanização e migração.

Quiz enviado por: Carlos Júnior

  1. Os critérios utilizados para regionalizar o mundo dependem da intenção de quem os estuda. Sobre regionalização, é correto afirmar que:

  2. Dez países do mundo são responsáveis pela produção de 68% do PIB mundial. Isso significa que:

  3. A partir de 1990, a ONU passou a calcular o IDH - Índice de Desenvolvimento Humano - de quase todos os países do mundo. Esse índice leva em consideração não só os indicadores econômicos clássicos, como a renda per capita e o PIB, mas também os chamados indicadores sociais, como: expectativa de vida, analfabetismo e mortalidade infantil, entre outros. O IDH varia de 0 a 1. Sobre essa variação, é correto afirmar que:

  4. A associação de países com o objetivo de estabelecer relações comerciais privilegiadas entre si gera um bloco econômico. O MERCOSUL surgiu de um acordo entre países sul-americanos e pretendeu implantar a livre circulação de bens, serviços e fatores produtivos entre seus membros. Atualmente (2013) esse bloco tem como membros: 1) EUA; 2) Venezuela; 3) México; 4) Brasil; 5) Reino Unido; 6) Argentina; 7) Paraguai; 8) Canadá; 9) Uruguai.

  5. Que atividade ocupa atualmente a posição de segundo maior ramo comercial do mundo, movimentando cerca de 500 bilhões de dólares ao ano?

  6. A ampla extensão longitudinal da América Latina, as características de relevo e a influência das correntes marítimas apresentam-se como os principais fatores que conferem a essa porção do continente americano grande variedade de tipos de climáticos, onde há desde climas frios e temperados até climas quentes e extremamente úmidos, possibilitando grande diversidade de formações vegetais. Outro fator importante para a caracterização do quadro natural da América Latina é a hidrografia, que está associada ao relevo da região. Sabendo disso, as redes hidrográficas da América Latina são:

  7. A economia latino-americana é influenciada pela presença de empresas multinacionais estrangeiras. Essas empresas, oriundas principalmente dos Estados Unidos, Japão e Europa instalaram-se na região sobretudo a partir do século XX, aproveitando-se das condições favoráveis oferecidas pelos países latino-americanos. De acordo com a afirmação acima, assinale a alternativa que represente corretamente os fatores locacionais oferecidos pelos países latino-americano.

  8. Que país promoveu um embargo econômico a Cuba, por meio de um bloqueio comercial?

  9. Um dos principais objetivos dos Estados Unidos é a formação de um bloco: a ALCA. Com a sua formação os Estados Unidos:

  10. A partir do século XX, uma imensa parcela de camponês abandonaram suas terras e migraram para as cidades. De acordo com a afirmação acima, os fatores que expulsaram e atraíram esses camponeses na América Latina foram:

  11. A importância da atividade mineradora na América Latina não se limitou ao período colonial. Mesmo após alcançarem a soberania, os países latino-americanos continuaram dependentes das exportações minerais. Ainda hoje, a mineração possui grande peso na economia de vários países da América Latina. De acordo com a afirmativa acima, assinale a alternativa correspondente ao país latino-americano responsável por cerca de um terço da produção mundial de cobre, onde em seu território encontra-se cerca de 40% das reservas mundiais desse mineral.

  12. A miscinegação entre grupos étnicos resultou em uma grande diversidade cultural no espaço latino-americano, porém, esse processo ocorreu da mesma maneira em todo o território. Assim, atualmente a cultura de alguns países como Brasil, resulta do contato entre três grupos étnicos. I-Africanos; II-Indígenas; III-Europeus. Os países correspondentes a ordem são:

Leia mais sobre...

  • IDH Brasileiro

    Entenda como é calculado o IDH e descubra o porquê do IDH brasileiro não está entre os melhores. Descubra também quais os fatores que estão colaborando para o crescimento do IDH do Brasil.

  • Imperialismo

    No século XIX os países europeus utilizaram o imperialismo colonial (na Àsia e na África) como solução para a falta de matérias-primas e o mercado consumidor saturado. Uma consequência desse expansionismo imperialista foi a Primeira Guerra Mundial.

  • BRICS

    Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul formam os BRICS, países emergentes que apresentam características econômicas parecidas.

Confira também

  • Problemas de Lógica

    Problemas de lógica para rachar a cuca e passar o tempo.

  • Jogo da Forca

    Descubra quais são as palavras ocultas sem deixar o bonequinho enforcado.

  • Teste de Einstein

    Faz parte dos 2% da população mundial que consegue resolver?

  • + divertido Anagramas

    Use as letras disponíveis para formar o maior número possível de palavras.

 
Quiz América do Norte - I
 
Quiz Europa - II