• #1 1 pt(s)

    Os critérios utilizados para regionalizar o mundo dependem da intenção de quem os estuda. Sobre regionalização, é correto afirmar que:

  • #2 1 pt(s)

    Dez países do mundo são responsáveis pela produção de 68% do PIB mundial. Isso significa que:

  • #3 1 pt(s)

    A partir de 1990, a ONU passou a calcular o IDH - Índice de Desenvolvimento Humano - de quase todos os países do mundo. Esse índice leva em consideração não só os indicadores econômicos clássicos, como a renda per capita e o PIB, mas também os chamados indicadores sociais, como: expectativa de vida, analfabetismo e mortalidade infantil, entre outros. O IDH varia de 0 a 1. Sobre essa variação, é correto afirmar que:

  • #4 1 pt(s)

    A associação de países com o objetivo de estabelecer relações comerciais privilegiadas entre si gera um bloco econômico. O MERCOSUL surgiu de um acordo entre países sul-americanos e pretendeu implantar a livre circulação de bens, serviços e fatores produtivos entre seus membros. Atualmente (2013) esse bloco tem como membros: 1) EUA; 2) Venezuela; 3) México; 4) Brasil; 5) Reino Unido; 6) Argentina; 7) Paraguai; 8) Canadá; 9) Uruguai.

  • #5 1 pt(s)

    Que atividade ocupa atualmente a posição de segundo maior ramo comercial do mundo, movimentando cerca de 500 bilhões de dólares ao ano?

  • #6 1 pt(s)

    A ampla extensão longitudinal da América Latina, as características de relevo e a influência das correntes marítimas apresentam-se como os principais fatores que conferem a essa porção do continente americano grande variedade de tipos de climáticos, onde há desde climas frios e temperados até climas quentes e extremamente úmidos, possibilitando grande diversidade de formações vegetais. Outro fator importante para a caracterização do quadro natural da América Latina é a hidrografia, que está associada ao relevo da região. Sabendo disso, as redes hidrográficas da América Latina são:

  • #7 1 pt(s)

    A economia latino-americana é influenciada pela presença de empresas multinacionais estrangeiras. Essas empresas, oriundas principalmente dos Estados Unidos, Japão e Europa instalaram-se na região sobretudo a partir do século XX, aproveitando-se das condições favoráveis oferecidas pelos países latino-americanos. De acordo com a afirmação acima, assinale a alternativa que represente corretamente os fatores locacionais oferecidos pelos países latino-americano.

  • #8 1 pt(s)

    Que país promoveu um embargo econômico a Cuba, por meio de um bloqueio comercial?

  • #9 1 pt(s)

    Um dos principais objetivos dos Estados Unidos é a formação de um bloco: a ALCA. Com a sua formação os Estados Unidos:

  • #10 1 pt(s)

    A partir do século XX, uma imensa parcela de camponês abandonaram suas terras e migraram para as cidades. De acordo com a afirmação acima, os fatores que expulsaram e atraíram esses camponeses na América Latina foram:

  • #11 1 pt(s)

    A importância da atividade mineradora na América Latina não se limitou ao período colonial. Mesmo após alcançarem a soberania, os países latino-americanos continuaram dependentes das exportações minerais. Ainda hoje, a mineração possui grande peso na economia de vários países da América Latina. De acordo com a afirmativa acima, assinale a alternativa correspondente ao país latino-americano responsável por cerca de um terço da produção mundial de cobre, onde em seu território encontra-se cerca de 40% das reservas mundiais desse mineral.

  • #12 1 pt(s)

    A miscinegação entre grupos étnicos resultou em uma grande diversidade cultural no espaço latino-americano, porém, esse processo ocorreu da mesma maneira em todo o território. Assim, atualmente a cultura de alguns países como Brasil, resulta do contato entre três grupos étnicos. I-Africanos; II-Indígenas; III-Europeus. Os países correspondentes a ordem são:

Você deve responder o Quiz antes de conferir o resultado
Quiz criado por Carlos Júnior em 21/03/2013 e atualizado em 13/08/2015. Esse quiz foi resolvido 376 vezes.
5

Racha Cuca+