Raciocínio Lógico - I

Quiz com questões de raciocínio lógico elaborado pela professora de matemática Denise Silva para os alunos do SESI HAmleto Magnavacca.

Quiz enviado por: Profa. Denise da Silva de Oliveira

  1. Considere que Sara, Mara e Lara pratiquem ou alpinismo, ou judô ou ciclismo, não necessariamente nessa ordem. Uma delas é brasileira, outra é espanhola e a outra é portuguesa. Sabe-se que Mara é a alpinista, Lara não é ciclista, que a ciclista é portuguesa e que a judoca não é brasileira. Nessa situação, a única alternativa que não é verdadeira é?

  2. Considere que o aniversário de Mariana ocorre no mês de janeiro, cujo mês/calendário é mostrado JANEIRO DOMINGO SEGUNDA TERÇA QUARTA QUINTA SEXTA SÁBADO 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 31 O número correspondente à data de aniversário de Mariana tem dois algarismos, a diferença entre eles é igual a 6 e seu aniversário não ocorreu em uma quarta feira, então o aniversário de Mariana ocorreu em qual dia?

  3. Entre os membros de uma família existem o seguinte arranjo: Se Marcio vai ao shopping, Marta fica em casa. Se Marta fica em casa, Martinho vai ao shopping. Se Martinho vai ao shopping , Mario fica em casa. Dessa maneira, se Mário foi ao shopping, pode-se afirmar que:

  4. Ana, Lúcio, Márcia e João estão sentados ao redor de uma mesa circular. Sabe-se que João está de frente para Márcia que, por sua vez , está à esquerda de Lúcio. É correto afirmar que:

  5. Num consultório oftalmológico, durante um mês de consultas, verificou-se que todas as pessoas consultadas apresentavam ou hipermetropia, ou miopia, ou astigmatismo. Sabe-se que, do total de pacientes, 27 homens e 35 mulheres são míopes ; 22 mulheres e 17 crianças são hipermetropes; 18 homens e 15 crianças são astigmáticas; e que, do total de pessoas consultadas, 81 são mulheres e que os míopes e hipermetropes totalizam, respectivamente, 82 e 60 pessoas. Marque a alternativa correta

  6. Em um dado a soma dos lados opostos é sempre o mesmo valor. O número da face oposta à face que contém o 1 é:

  7. Carlos está doente e o seu médico mandou que ele tomasse 2 remédios diferentes. Um deles deve ser tomado de 5 em 5 horas e o outro, de 8 em 8 horas. As 6 horas da manhã de segunda feira, Carlos tomou 2 remédios ao mesmo tempo. Seguindo corretamente a prescrição do médico, em que dia e em que horário ele tomará, de novo os dois remédios juntos?

  8. Assinale o valor de X da seguinte sequência: 0, 1, 3,6, X, 15, 21, 28

  9. Considere que: uma mesa quadrada acomoda apenas 4 pessoas; juntando duas mesas desse mesmo tipo, acomodam-se apenas 6 pessoas; juntando três dessas mesas, acomodam-se apenas 8 pessoas e, assim, sucessivamente.Nas mesmas condições, juntando 16 dessas mesas, o número de pessoas que poderão ser acomodadas é

  10. Imagine que em sua frente vão caminhando duas mães, duas filhas, uma avó e uma neta. Quantas pessoas são?

Confira também

  • Problemas de Lógica

    Problemas de lógica para rachar a cuca e passar o tempo.

  • Trivias

    Divirta-se e desafie seus conhecimentos sobre diversos temas.

  • Jogo da Forca

    Descubra quais são as palavras ocultas sem deixar o bonequinho enforcado.

  • 2048

    Use o raciocínio para somar os blocos iguais até formar 2048.

 
Quiz Equações do Primeiro Grau - VI
 
Quiz Equações do 2º Grau - III