Exercícios de Genética - I

Quiz com 10 exercícios que abrangem várias áreas da genética: Leis de Mendel, sistema ABO e Rh, Linkage, Herança ligada ao sexo e Epistasia.

Quiz enviado por: Luzia

  1. Uma mulher albina (caráter recessivo) se casa com um homem normal, filho de mãe albina. Qual a probabilidade deles virem a ter uma filha albina?

  2. Uma mulher grávida, ao ir ao médico, foi avisada que tinha chances de ter um filho com eritroblastose fetal. Sabendo-se que ela possui uma filha normal com outro homem, qual o possível fenótipo da grávida e do pai da primeira filha, respectivamente?

  3. Por que o daltonismo é uma doença pouco encontrada nas mulheres e com grande incidência entre os homens?

  4. Um homem AB se casa com uma mulher do tipo sanguíneo O. Após terem uma filha, o homem desconfia que a criança não é sua filha biológica. A mãe, por outro lado, afirma que ele é o pai. Sabendo-se que a menina é do tipo AB, quem está mentido? (Desconsidere a possibilidade de falso O)

  5. Em determinada flor a cor rosa é determinada por um gene dominante R, e a cor dourada por seu gene recessivo r. Sabe-se que o alelo A inibi a produção de cor, sendo assim branca. E o alelo a condiciona cor. Em um cruzamento de plantas duplo heterozigotas, qual será a proporção fenotípica da prole?

  6. A respeito do tipo sanguíneo O é possível afirmar:

  7. Um homem gravemente ferido ao chegar em um hospital, recebe a notícia de que precisará de uma doação de sangue. Entretanto, após uma tipagem sanguínea, os médicos descobre que ele é falso O. Ao checar o banco de sangue, descobrem que seu tipo sanguíneo está em falta. Sendo assim:

  8. Considerando doenças autossômicas, assinale a alternativa que contém apenas caráteres dominantes:

  9. Um mulher normal, homozigota dominante, se casa com um homem daltônico. Sabendo que o primeiro filho do casal é um menino e ele nasceu normal, é correto afirmar que:

  10. Ao afirmar que em um cruzamento, onde dois genes estão ligados em um mesmo cromossomo, houve variação genética e ao constatar que a distância entre os dois genes é de 35 u.r., é correto afirmar que houve:

Confira também

  • Problemas de Lógica

    Problemas de lógica para rachar a cuca e passar o tempo.

  • + divertido Anagramas

    Use as letras disponíveis para formar o maior número possível de palavras.

  • Teste de Einstein

    Faz parte dos 2% da população mundial que consegue resolver?

  • Trivias

    Divirta-se e desafie seus conhecimentos sobre diversos temas.

 
Quiz Bases Nitrogenadas, DNA e RNA - I
 
Quiz Biologia Molecular - I