Conhecimentos Gerais de Português - IV

Quiz com perguntas de português sobre fonética, morfologia, sintaxe, semântica e muito mais.

Quiz enviado por: Luiz Miguel

  1. Sintaxe - As funções sintáticas que podem ser exercidas pela palavra "se" são:

  2. Fonética - Durante a final do Soletrando 2008, o apresentador do programa Caldeirão do Huck, Luciano Huck, cometeu um erro de ortoépia ao pronunciar a palavra "infra-hepático". Qual foi o erro?

  3. Morfologia - Preencha, corretamente, os enunciados a seguir e, depois, marque a alternativa correspondente às suas escolhas: - "A língua de sinais é uma maneira de integrar os ... a sociedade humana contemporânea." (Surdo-mudo); - "Eu tenho muitas calças ..." (Verde-esmeralda); - "Por favor, ligue os ... desta sala." (Ar-condicionado); - "Os raios ..., ao contrario dos raios ..., possuem alto nível de energia eletromagnética." (Ultravioleta e infravermelho); - "As ... são animais mitológicos perigosos" (Mula-sem-cabeça).

  4. Estilística - No enunciado "Os brasileiros somos um povo corrupto!", há uma figura estilística de construção. Especifique-a.

    (3 palavras)
  5. Semântica e Estilística - Sobre a frase "A imprensa publica o que ouve e não o que houve.", atribuída ao poeta e escritor modernista Oswald de Andrade, assinale a afirmação que indica, respectivamente, a relação semântica entre as palavras "ouve" e "houve" e o tipo de figura linguística que ambas provocam.

  6. Estilística - Qual o tipo de figura linguística de construção está presente na frase "João fez o trabalho dele; Maria, o dela"?

  7. Sintaxe - Todas as alternativas estão corretas em relação à regência do verbo "assistir", exceto:

  8. Morfologia - Na frase: "Chegou Pedro, Maria e o seu filho dela", o pronome possessivo "dela" foi utilizado como forma de:

  9. Fonética - Ao se separar as sílabas da palavra "suave" ("su-a-ve" ou "sua-ve"), ocorre um tipo de transformação silábica que a permite ora ser um hiato, ora ser um ditongo. Qual nome é dado a esse fenômeno da língua portuguesa?

  10. De acordo com as normas gramaticais referentes à colocação pronominal dos pronomes pessoais oblíquos átonos, assinale a alternativa correta abaixo.

Confira também

  • 2048

    Use o raciocínio para somar os blocos iguais até formar 2048.

  • + divertido Anagramas

    Use as letras disponíveis para formar o maior número possível de palavras.

  • Jogo da Forca

    Descubra quais são as palavras ocultas sem deixar o bonequinho enforcado.

  • Trivias

    Divirta-se e desafie seus conhecimentos sobre diversos temas.

 
Quiz Exercícios de Crase - II
 
Quiz Exercícios de Substantivos - I