• #1 1 pt(s)

    A propriedade de “captar vida na luz” que as plantas apresentam se deve à capacidade de utilizar a energia luminosa para a síntese de alimento. A organela (I), onde ocorre esse processo (II), contém um pigmento (III) capaz de captar a energia luminosa, que é posteriormente transformada em energia química. As indicações I, II e III referem-se, respectivamente a:

  • #2 1 pt(s)

    Algumas organelas celulares são encontradas tanto na célula animal quanto na célula vegetal. Outras, no entanto, são exclusivas de algumas dessas células. Entre as organelas listadas a seguir, marque a encontrada exclusivamente na célula animal.

  • #3 1 pt(s)

    “[…] refere-se aos poluentes retidos nas camadas da atmosfera próximas à superfície, que provocam doenças respiratórias e irritações nos olhos. O fenômeno atmosférico é de curta duração, podendo variar de algumas horas a alguns dias. Mais comum após a passagem de uma frente fria, o processo tem início quando o ar frio, que é mais denso, é impedido de circular por uma camada de ar quente, causando, assim, a alteração na temperatura”. O fenômeno descrito no trecho acima é chamado de:

  • #4 1 pt(s)

    A membrana plasmática, apesar de invisível ao microscópio óptico, está presente:

  • #5 1 pt(s)

    Como é chamado o estudo das células?

  • #6 1 pt(s)

    Uma salada de alface e tomate foi temperada com uma solução de vinagre e sal e, posteriormente, adicionou-se azeite a ela. Após determinado tempo, as folhas de alface murcharam. Qual é o nome do fenômeno ocorrido?

  • #7 1 pt(s)

    Fisiologistas esportivos de um centro de treinamento olímpico desejam determinar a partir de que ponto os músculos dos atletas deixam de receber a quantidade necessária de gás oxigênio e começam a suplementar a energia pela fermentação.Eles podem fazer isso investigando,nos músculos, o aumento de qual substancia?

  • #8 1 pt(s)

    As células são as menores unidades vivas de um organismo e estão presentes em todos os seres, com exceção dos vírus. Elas podem ser classificadas em procarióticas e eucarióticas se levarmos em consideração a ausência ou presença:

  • #9 1 pt(s)

    Organismos procariontes apresentam células mais simples, que não possuem um núcleo organizado. São exemplos de seres procariontes:

  • #10 1 pt(s)

    Os organismos como os cajueiros, os gatos, as amebas e as bactérias possuem, em comum, as estruturas

  • #11 1 pt(s)

    Os procariontes diferenciam-se dos eucariontes porque os primeiros, entre outras características:

  • #12 1 pt(s)

    A membrana plasmática é um envoltório encontrado em todas as células que regula o que entra e o que sai dessa estrutura. O transporte de substâncias pode ocorrer de várias maneiras e utilizar, ou não, energia da célula. Analise as alternativas a seguir e marque a única que não corresponde a um tipo de transporte passivo:

  • #13 1 pt(s)

    Quando a concentração de solutos em uma região é menor quando comparada à outra, dizemos que esse é um meio:

  • #14 1 pt(s)

    Em certas condições, uma célula vegetal pode sofrer o fenômeno da plasmólise. Isso acontece porque:

  • #15 1 pt(s)

    A fotossíntese é um processo que ocorre em alguns organismos autotróficos como forma de obtenção de alimento. Para a realização desse processo, vários fatores são necessários, como um pigmento de cor verde denominado de:

  • #16 1 pt(s)

    Marque a alternativa que completa melhor a frase a seguir: “A membrana plasmática é constituída por uma bicamada de ___ com moléculas de ___ inseridas”

  • #17 1 pt(s)

    Em relação aos envoltórios celulares, podemos afirmar que:

  • #18 1 pt(s)

    O derramamento de petróleo no mar é um problema ambiental grave que merece atenção. Um dos piores vazamentos de petróleo que já ocorreram no planeta foi no Golfo do México, em 2010, onde cerca de cinco milhões de barris de petróleo foram lançados nas águas. Baseando-se nos seus conhecimentos sobre o tema, marque a única alternativa que não indica uma consequência da poluição no mar por petróleo.

  • #19 1 pt(s)

    A poluição atmosférica tem ligação direta com nossa saúde, uma vez que causa problemas respiratórios e até mesmo alguns tipos de câncer. Entre as alternativas abaixo, marque a única que não relata uma forma de diminuirmos esse tipo de poluição.

  • #20 1 pt(s)

    Para reduzir o impacto negativo das fontes de poluição sobre o ambiente aquático, devemos I. evitar a liberação de esgotos sem tratamento nos cursos d’água. II. incentivar a construção de aterros sanitários para a deposição de lixo. III. exigir apenas a liberação de lixo biodegradável nos mananciais de água. IV. estimular as indústrias a instalarem equipamentos que diminuam o grau de toxicidade de seus efluentes líquidos. Pela análise das afirmativas, conclui-se que estão corretas

  • #21 1 pt(s)

    Analise as alternativas a seguir e marque aquela que indica corretamente o nome do fenômeno desencadeado pelo acúmulo de gás carbônico (CO2) e metano (CH4), substâncias que se caracterizam por sua propriedade de absorver calor.

  • #22 1 pt(s)

    A expressão “desenvolvimento sustentável” é amplamente empregada para designar a preservação da natureza, com vistas à promoção de uma maior conscientização ambiental na sociedade. Esse termo designa, especificadamente:

  • #23 1 pt(s)

    “Para ser alcançado, o desenvolvimento sustentável depende de planejamento e do reconhecimento de que os recursos naturais são finitos. Esse conceito representou uma nova forma de desenvolvimento econômico, que leva em conta o meio ambiente”. Assinale a alternativa que NÃO aponta uma maneira correta de promover o desenvolvimento sustentável:

  • #24 1 pt(s)

    O retículo endoplasmático possui duas porções: uma granular e outra agranular. O retículo endoplasmático granular possui essa denominação por possuir ___ aderidos(as) à sua membrana. Marque a alternativa que completa adequadamente o espaço acima:

  • #25 1 pt(s)

    As células são formadas tanto por substâncias orgânicas como inorgânicas. A membrana plasmática, por exemplo, é constituída principalmente por fosfolipídios e proteínas, sendo chamada de membrana lipoproteica. A constituição da membrana permite que ela selecione o que entra e o que sai da célula, uma característica denominada

  • #26 1 pt(s)

    Enquanto os organismos superiores utilizam a respiração aeróbia para obter energia, algumas bactérias e fungos utilizam a fermentação. Esses processos compreendem um conjunto de reações enzimáticas,nos quais compostos orgânicos são degradados em moléculas mais simples. As afirmativas a seguir estão relacionadas a esses processos. I. A glicólise é o processo inicial da respiração e fermentação. II. As leveduras fermentam açúcares para produzir álcool etílico. III. A fermentação é mais eficiente em rendimento energético do que a respiração. Assinale a alternativa correta

  • #27 1 pt(s)

    Com relação à respiração e à fermentação, podemos afirmar que:

  • #28 1 pt(s)

    Considere agora o processo fermentativo do fungo que produz o levedo de cerveja. Neste processo, no lugar do lactato, a substância final formada será:

  • #29 1 pt(s)

    O acrossomo, presente nos espermatozoides maduros, é essencial para fecundação. A formação do acrossomo ocorre a partir do:

  • #30 1 pt(s)

    Cílios e flagelos são prolongamentos móveis encontrados em diversos tipos celulares. Nos seres humanos, vários tipos celulares são ciliados, entretanto, apenas um apresenta flagelos. Marque a alternativa que indica o único tipo celular flagelado encontrado no homem.

Você deve responder o Quiz antes de conferir o resultado
Quiz criado por luciene fernandes em 20/09/2016 e atualizado em 09/01/2017. Esse quiz foi resolvido 264 vezes.
5

Racha Cuca+