• #1 1 pt(s)

    O índio, em alguns romances de José de Alencar, como Iracema e Ubirajara, é:

  • #2 1 pt(s)

    "O poeta acorda na terra. Demais, o poeta é homem. "Homo sum", como dizia o célebre Romano. Vê, ouve, sente, e, o que é mais, sonha de noite as belas visões palpáveis de acordado. Tem nervos, tem fibra e tem artérias – isto é, antes e depois de ser um ente idealista, é um ente que tem corpo. E, digam o que quiserem, sem esses elementos, que sou o primeiro a reconhecer muito prosaicos, não há poesia". Com essas palavras, o poeta romântico Álvares de Azevedo valoriza o lado material do ser humano, deixando perceber concepções estéticas que poderiam ser consideradas precursoras da corrente literária:

  • #3 1 pt(s)

    O critério de apresentação da obra, colocando em primeiro lugar a parte referente ao indígena, está de acordo com a busca do exotismo que era moda na época. "A moda que o juízo crítico acima transcrito menciona, a propósito da obra A Viagem Pitoresca e Histórica ao Brasil, do pintor Jean-Baptiste Debret, era vigente no período ..... da literatura.

  • #4 1 pt(s)

    A poesia confessional e fantasia de Álvares de Azevedo pertence a uma geração romântica situada entre a de:

  • #5 1 pt(s)

    "É bela a noite, quando grave estende Sobre a terra dormente o negro manto De brilhantes estrelas recamado; Mas nessa escuridão, nesse silêncio Que ele consigo traz, há um quê de horrível Que espanta e desespera e geme n'alma; Um quê de triste que nos lembra a morte!" Os versos acima:

  • #6 1 pt(s)

    Sobre Iracema, é incorreto afirmar que:

  • #7 1 pt(s)

    "O público gostava de obras que lhe permitissem auto-identificar-se com as personagens, que lhe fornecessem meios de esquecer, com a leitura, a monotonia da vida regulada pelos estreitos horizontes burgueses." O texto acima faz referência à estética:

  • #8 1 pt(s)

    Dentro do Romantismo, encontramos um romance que, por apresentar personagens das classes sociais mais baixas, além do tom picaresco, aproxima-se de aspectos realistas. Trata-se de:

  • #9 1 pt(s)

    "Alencar retrata a sociedade carioca de época, o Rio do II Reinado, apontando alguns aspectos negativos da vida urbana e dos costumes burgueses. Seus romances giram em torno de intrigas de amor, desigualdades econômicas, mas tudo com final feliz, onde o amor sempre vence." Assinale a alternativa que condiz com a afirmação acima:

  • #10 1 pt(s)

    "Era este homem em proporções infinitesimais, baixinho, magrinho, de carinha estreita e chupada, e excessivamente calvo; usava de óculos, tinha pretensões de latinista, e dava bolos nos discípulos por dá cá aquela palha. O barbeiro entrou acompanhado pelo afilhado, que ficou um pouco escabriado à vista do aspecto da escola, que nunca tinha imaginado." (Manuel Antônio de Almeida, Memórias de um Sargento de Milícias) Observando-se, neste trecho, os elementos descritivos, o vocabulário e, especialmente, a lógica da exposição, verifica-se que a posição do narrador frente aos fatos narrados caracteriza-se pela atitude:

  • #11 1 pt(s)

    A respeito de Senhora, romance de José de Alencar, todas as alternativas abaixo estão corretas, exceto:

Você deve responder o Quiz antes de conferir o resultado
Quiz criado por Anônimo em 26/06/2016 e atualizado em 29/12/2016. Esse quiz foi resolvido 720 vezes.
5

Racha Cuca+