Processos de Formação de Palavras - I

Questões sobre estrutura e formação de palavras.

Quiz enviado por: Estéfano Oliveira

  1. Pastora de nuvens, fui posta a serviço por uma campina tão desamparada que não principia nem também termina, e onde nunca é noite e nunca madrugada. (Pastores da terra, vós tendes sossego, que olhais para o sol e encontrais direção. Sabeis quando é tarde, sabeis quando é cedo. Eu, não.)Esse trecho faz parte de um poema de Cecília Meireles, intitulado Destino, uma espécie de profissão de fé da autora. A palavra "desamparada" é formada por

  2. ÁRIES (21 mar. a 20 abr.) Lunação em signo complementar destaca importância das relações em sua vida nas próximas semanas. Cuide de sua rede social, mostre-se atencioso com as pessoas. Seu sucesso é resultado disso também e agora essa questão tem importância suprema. Cultive o tato. (Folha de S. Paulo, Ilustrada, Astrologia, Barbara Abramo, 29 set. 2008.) "Lunação", "atencioso" e "cultivo" surgem pelos mesmos processos de formação de palavras existentes, respectivamente, em:

  3. Em "... o sufixo "ismo" (que remete a doenças)...", mostra-se o papel desse elemento na produção de efeitos de sentido. Nas alternativas a seguir, o sufixo "ismo" tem sentido pejorativo, o que confirma o comentário do autor, EXCETO em:

  4. "Há anos o Itaú investe na cultura brasileira e é desse compromisso com o país que nasceu o Itaúbrasil". ("Veja", 09.07.2008) Assinale a alternativa CORRETA.

  5. Em um jornal on-line de uma cidade do interior de São Paulo, encontramos a seguinte manchete: “Desinteria quase tira Luan Santana do ar na Festa do Pinhão”. A forma “desinteria”, embora muito pronunciada pelos falantes da língua portuguesa, não está correta, já que o prefixo “dis-” significa “mau funcionamento, dificuldade” e “entero”, “intestino”; portanto a grafia e a pronúncia corretas são “disenteria”. Observa-se que esse mesmo erro foi cometido em:

  6. Na redação de suas cartas, os leitores empregaram palavras formadas com o auxílio de afixos. Em qual delas há um sufixo que significa "de maneira", "de modo"?

  7. O substantivo derivado dos verbos abaixo, que difere dos demais quanto à grafia, segundo o registro culto e formal da língua, é

  8. Em: "... é um instinto inelutável, uma força espontânea...", classifique o processo de formação da palavra INELUTÁVEL:

  9. Assinalar a alternativa que registra a palavra que tem o sufixo formador de advérbio

  10. As palavras ESQUARTEJAR, DESCULPA e IRRECONHECÍVEL foram formadas, respectivamente, pelos processos de:

Confira também

  • Trivias

    Divirta-se e desafie seus conhecimentos sobre diversos temas.

  • + divertido Anagramas

    Use as letras disponíveis para formar o maior número possível de palavras.

  • 2048

    Use o raciocínio para somar os blocos iguais até formar 2048.

  • Teste de Einstein

    Faz parte dos 2% da população mundial que consegue resolver?

 
Quiz Figuras de Linguagem - XIII
 
Quiz Classes Gramaticais - IV