Futebol Brasileiro - XI

Quiz para os amantes do futebol brasileiro.

Quiz enviado por: Renan Gomes

  1. Qual desses confrontos nunca decidiu uma Copa do Brasil?

  2. Um grande clube brasileiro carregava um tabu de jamais ter vencido o Santos na Vila Belmiro, conseguindo o feito, finalmente, no Brasileirão de 2014. Que time é esse?

  3. O Botafogo foi rebaixado no Brasileirão de 2002 após ser derrotado em casa na última rodada. Que time rebaixou o Bota naquela oportunidade?

  4. O Atlético-PR foi o campeão brasileiro em 2001. Quantos gols o Furacão marcou na fase eliminatória (mata-mata) daquele campeonato?

    (Número escrito por extenso.)
  5. Que time perdeu o título do Campeonato Brasileiro mesmo estando invicto, em 1977?

  6. No Brasileirão de 1997, o Vasco goleou o União São João em São Januário, com o artilheiro Edmundo marcando todos os gols da partida. Qual foi o placar da vitória vascaína?

  7. Quantos títulos de nível nacional o Corinthians conquistou na década de 90?

    (Um dígito.)
  8. O São Caetano foi vice-campeão da Copa João Havelange (Brasileirão 2000), perdendo a decisão para o Vasco. Contudo, o Azulão foi a sensação da época, pois antes da decisão, surpreendeu o país ao eliminar 3 gigantes do nosso futebol. Quais foram esses 3 clubes, na ordem em que foram eliminados?

  9. O Brasileirão de 1992 foi o último no qual a decisão ocorreu entre duas equipes cariocas (Flamengo e Botafogo), e terminou com título rubro-negro. Qual o placar agregado daquela decisão (somando os placares das duas partidas)?

  10. A Copa do Brasil de 1993 foi a primeira conquistada pelo Cruzeiro. Naquela campanha, qual foi o único adversário que conseguiu vencer o time mineiro?

  11. O Paysandu foi o campeão da última edição da Copa dos Campeões, realizada em 2002. Na decisão, o time bicolor bateu o Cruzeiro nos pênaltis. Em que estádio ocorreu o jogo final?

  12. Por qual desses clubes o treinador Vanderlei Luxemburgo nunca conquistou um Brasileirão (contando até 2014)?

  13. O Fluminense foi campeão brasileiro em 1984. Quais times, em ordem, o Tricolor eliminou nas 3 últimas fases?

  14. Na semifinal do Brasileirão de 1999, o Corinthians eliminou o São Paulo. Aquele confronto ficou marcado pelo goleiro Dida, que defendeu dois pênaltis cobrados por um mesmo jogador são-paulino. Quem foi o cobrador?

  15. O Brasileirão de 1971 foi decidido em um triangular final, que além do campeão Atlético-MG, contava com mais quais clubes?

  16. Considerando a unificação de títulos realizada pela CBF em 2010, qual foi o primeiro campeão brasileiro de futebol?

    ("Somos da turma tricolor/ Somos a voz do campeão ...")
  17. Em 2005, o Grêmio sagrou-se campeão da Série B do Brasileirão de forma heroica. O time empatava em 0 a 0 com o Náutico nos Aflitos e precisava vencer o jogo com apenas 7 jogadores em campo. Para piorar a situação, no fim do jogo, um pênalti foi marcado a favor do Timbu. O goleiro gremista conseguiu defender, e pouco depois, um companheiro seu marcou o gol do acesso e do título. Quais os nomes, respectivamente dos dois herois?

    (Siga o modelo: goleiro/jogador de linha. )
  18. Em 2006, o Internacional sagrou-se pela primeira vez campeão da Libertadores da América numa final contra o São Paulo no Beira-Rio. No jogo de ida, o time gaúcho já havia vencido por 2 a 1 no Morumbi. Quem foi o herói colorado no primeiro jogo?

  19. Qual time paranaense possui uma gralha azul em seu escudo?

  20. Qual destes clubes não tem um leão como mascote?

  21. Que clube ostenta em seu hino a façanha de ter sido dez vezes seguidas campeão estadual?

  22. Na Copa do Brasil de 1999, em certa fase, o Flamengo venceu o jogo de ida por 2 a 1 no Maracanã. Na volta, vencia novamente seu rival por 2 a 1, até que bravamente, esse adversário conseguiu marcar 3 gols em 10 minutos e eliminar o time carioca. Que time conseguiu a façanha?

  23. Considerando a unificação de títulos promovida pela CBF em 2010, até o presente momento (janeiro de 2015), quantas vezes o Santos foi campeão brasileiro?

    (Um dígito.)
  24. Em 2006, o São Paulo conquistou o quarto dos seis títulos brasileiros que possui. Num dos jogos daquela campanha, Rogério Ceni se tornou o maior goleiro artilheiro da história do futebol. Em que estádio ocorreu esse jogo marcante?

  25. Flamengo e Atlético-MG fizeram um jogaço no Maracanã, decidindo o Brasileirão de 1980. O rubro-negro levou a melhor, vencendo por 3 a 2. Quem marcou o gol do título?

  26. Por qual desses clubes o técnico Abel Braga foi campeão brasileiro?

  27. Em 2005, o Vasco foi eliminado da Copa do Brasil pelo modesto Baraúnas-RN, perdendo por 3 a 0 dentro de São Januário. Naquela partida, um atacante potiguar roubou a cena por conta do faro de gols, mas também pelo excesso de peso. Qual o nome desta figura?

    (Duas palavras; 6 e 7 letras.)
  28. Em 2005, o Goiás obteve a melhor campanha de sua história no Brasileirão. Em que colocação terminou o Esmeraldino?

  29. Em 1986, apenas um clube carioca disputou a Libertadores da América. Qual foi esse clube?

  30. Qual desses clubes paulistas nunca alcançou uma final de Brasileirão (Série A) ou de Copa do Brasil até 2014?

Confira também

  • Jogo da Forca

    Descubra quais são as palavras ocultas sem deixar o bonequinho enforcado.

  • Teste de Einstein

    Faz parte dos 2% da população mundial que consegue resolver?

  • 2048

    Use o raciocínio para somar os blocos iguais até formar 2048.

  • Trivias

    Divirta-se e desafie seus conhecimentos sobre diversos temas.

 
Quiz Futebol Carioca - III
 
Quiz Estádios de Futebol - VI