Os três viajantes

Três viajantes resolvem passar a noite em um hotel. O recepcionista cobra 30 reais por quarto. Então, eles pedem um quarto e cada um paga 10 reais. Um garoto carrega suas malas e os leva para o quarto. Depois, o recepcionista percebe que, na verdade, cobrou dinheiro a mais dos homens e pede que o garoto leve 5 reais para devolver a eles. O garoto, porém, raciocina e vê que, com estão em 3 pessoas, os homens não poderão dividir 5 reais igualmente entre si. Com isso, resolve pegar 2 reais para si e devolver 1 real para cada homem.

Pois bem, feito isso, temos a seguinte situação: cada homem, após receber 1 real de volta, pagou, no total, 9 reais, o que gera um pagamento final de 27 reais. O garoto ficou com 2 reais, que, somados aos 27 dão 29. Ou seja, onde foi parar o 1 real que falta, dos 30 inicialmente pagos?

Resposta

O que acontece é um equívoco na hora de contar os 30 reais. Os 2 reais que o garoto tomou para si, são, na verdade, parte dos 27 reais que os homens pagaram. A contagem correta seria aquela que dissesse que 27 reais foram pagos, e 3 reais não foram pagos (os 3 reais que foram devolvidos aos homens), totalizando 30 reais. Ou seja, devemos somar aos 27 reais, os 3 reais devolvidos, pois foi isso que efetivamente os homens pagaram, e não os 2 reais, pois estes estão dentro dos 27 reais pagos.

[collapse]

Dificuldade: Média

Anterior

A rosquinha mais pesada

Canibais com chapéus

           
Próximo

Deixe um comentário